Reunião geral de trabalhadores dos impostos pode encerrar repartições na 3.ª feira

Pelo menos 12 serviços de Finanças de todo o país podem fechar hoje devido à reunião geral convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), onde é esperada a presença de cerca de 2.500 funcionários do fisco.

© Folha Nacional

A reunião tem por mote “Exigimos respeito. Não somos os bombos da festa” e vai decorrer durante toda a manhã de hoje, em Lisboa, com o STI a salientar que esta vai ser “a maior reunião de trabalhadores da história do fisco” e que a “adesão recorde dos trabalhadores” ao repto do sindicato pode levar ao encerramento de serviços de Finanças por todo o país e a eventuais constrangimentos no atendimento, nos portos e aeroportos, durante toda manhã.

Segundo informação divulgada pelo STI, deverão hoje estar encerrados os serviços de Finanças Lisboa 1, Porto 2, Cascais 2, Almada 3, Seixal, Moita, Barreiro, Anadia, Salvaterra de Magos, Mangualde, Abrantes e Guarda.

No centro desta reunião geral vão estar temas relacionados com a valorização das funções de autoridade da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o reforço dos quadros de pessoal, as perspetivas de carreira, bem como as condições para combater “de forma eficaz a fraude e evasão fiscal, os tráficos ilícitos e condições para garantir a segurança externa da fronteira da União Europeia”.

O STI sublinha que ter tentado por “todos os meios” dialogar com o ministro das Finanças, sem que este tenha tido “tempo para ouvir os trabalhadores”, acusando Miranda Sarmento de não fazer o mesmo que outros colegas do executivo que “têm lutado pelos seus em Conselho de Ministros”.

“Esquecidos e enganados só lhes resta o caminho da luta e da contestação”, refere o STI em comunicado.

Últimas do País

A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou hoje para o risco de cheias, durante a semana, com especial incidência no território a norte do Mondego e na bacia do Tejo, particularmente na segunda e terça-feira, disse o presidente.
A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, está em risco de não ser considerada zona balnear, aguardando-se que a Câmara Municipal tome medidas imediatas, revelou hoje o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
As autoridades apreenderam quase nove toneladas de cocaína transportadas no semissubmersível intercetadas na sexta-feira ao largo dos Açores, que “será a maior apreensão realizada” desta droga em Portugal, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Proteção Civil Municipal do Porto alertou hoje para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas da cidade, recomendando à população a adoção de medidas de prevenção e proteção.