PSP deteve três pessoas e apreendeu roupa usada nos tumultos na Grande Lisboa

Três pessoas foram detidas na operação de hoje da PSP nos bairros do Alto da Cova da Moura e Zambujal, na Amadora, durante a qual foi aprendida roupa usada pelos suspeitos nos tumultos na Grande Lisboa em outubro.

© Facebook/PSP

Num balanço da operação, o subintendente Bruno Pereira, do Comando da Divisão Policial da Amadora, disse à Lusa que, além deste três detidos, a PSP espera vir a deter mais pessoas pois recolheu elementos de prova “determinantes”.

“Foram recolhidos elementos de prova determinantes para que eventualmente outros possam vir a der detidos fora de flagrante delito”, afirmou.

A PSP apreendeu ainda duas pistolas e um revólver, diversas munições e roupas que os autores dos tumultos vestiam aquando dos incidentes, em outubro, na Área Metropolitana de Lisboa, elementos que o responsável considerou “vitais para assegurar a devida responsabilização de quem cometeu estes crimes”.

Foi também apreendido material que as autoridades terão de confirmar se se trata, ou não, de droga.

Bruno Pereira disse ainda que quatro dos oito suspeitos estão ligados diretamente a alguns dos tumultos, motins e aos danos cometidos ao longo das últimas semanas de outubro.

Estes tumultos seguiram-se à morte de um cidadão cabo-verdiano (Odair Moniz), que foi baleado pela polícia no bairro da Cova da Moura, na Amadora.

Últimas do País

Onze distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão, esta quinta-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Cerca de 80 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em causa estão alegadas pressões feitas ao reitor da Universidade do Porto para admitir 30 candidatos que não teriam alcançado a nota mínima exigida na prova específica deste regime especial de acesso ao curso de Medicina.
O sistema informático do SNS está com problemas desde quarta-feira à tarde e em muitas unidades os médicos não conseguem aceder à ficha do doente para passar exames ou medicação, revelou a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).
Agosto foi o mês mais seco na Europa e no Mediterrâneo desde que o Observatório Europeu da Seca (EDO, na sigla em inglês) começou a registar estes dados em 2012.
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 25 quilos de cocaína "com elevado grau de pureza" no porto de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, em contentores refrigerados provenientes do Uruguai, foi hoje anunciado.
A Universidade de Coimbra (UC) recebeu mais de dois mil alunos em mobilidade académica no ano letivo de 2024/2025, maioritariamente provenientes de Itália, Espanha e Brasil, revelou hoje o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.
A Fenprof enviou hoje uma carta aberta ao ministro acusando-o de desvalorizar o direito à manifestação, numa escola perante alunos “a quem deveria ser transmitido o valor da democracia e dos direitos que a sustentam”.
O número de jovens que saiu de uma casa de acolhimento para um estabelecimento prisional duplicou entre 2023 e 2024, com seis casos, revela o relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens (CASA) 2024.
O ex-fuzileiro Cláudio Coimbra, condenado por matar um PSP à porta de uma discoteca em Lisboa em 2022, foi hoje absolvido da acusação de tentar agredir um GNR também na noite lisboeta.