Criado material na Universidade de Aveiro para dispositivos biomédicos

Uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro desenvolveu um novo material que permite o fabrico de dispositivos biomédicos, como substitutos ósseos biocompatíveis, que são gradualmente absorvidos pelo corpo humano, informou hoje fonte académica.

© Universidade de Aveiro

De acordo com uma nota de imprensa, trata-se de uma resina biocerâmica sensível à luz, de base aquosa, para técnicas de fabrico aditivo, que permite economia de tempo e meios na conceção de peças.

“Já foi submetido um pedido de patente nacional no sentido da proteção dos resultados de investigação e desenvolvimento conseguidos pela equipa de investigadores”, informa a Universidade de Aveiro.

A invenção “consiste numa composição aquosa fotocurável (endurece por efeito da luz) à base de água e permite o fabrico de dispositivos biomédicos de alta complexidade geométrica e fidelidade de forma”.

A utilização apontada compreende “substitutos ósseos biocompatíveis e customizados, que são gradualmente absorvidos pelo corpo humano, dando origem a novo osso”.

Segundo Simão Santos, estudante do Programa Doutoral em Engenharia de Materiais da UA, o novo material destaca-se “pelo seu reduzido teor de orgânicos voláteis e elevada quantidade de partículas cerâmicas”.

“Esta resina apresenta como vantagem reduzir a extensa etapa de pós-processamento térmico das peças impressas, para além de possibilitar um processo mais sustentável e ecologicamente responsável”, acrescenta.

Além de Simão Santos, fazem parte do grupo de investigação Manuel Alves, Georgina Miranda e Susana Olhero, do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC).

A Universidade está a desenvolver contactos com operadores do mercado, para o desenvolvimento e a transferência de conhecimento e da tecnologia.

Últimas do País

Maria O., 58 anos, recebia mil euros por cada processo tramitado de imigrantes que nunca tinham residido em Portugal. Desde 2016 e até julho de 2023, a contabilista terá lucrado pelo menos 16 mil euros ao ajudar 38 imigrantes ilegais.
Um homem de 24 anos suspeito de matar uma mulher no Palácio do Gelo, em Viseu, em 27 de dezembro de 2024, entregou-se na terça-feira na PJ, em Coimbra, revelou hoje fonte da Diretoria do Centro.
A trasladação dos restos mortais de Eça de Queirós para o Panteão Nacional, em Lisboa, decorre hoje a partir das 09:00, numa cerimónia que começa na Assembleia da República e inclui música e leitura de excertos de obras.
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português a pagar 20 mil euros a um pai e ao filho menor, considerando que foram violados direitos de ambos quando a criança foi devolvida à mãe, em 2018.
Uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro desenvolveu um novo material que permite o fabrico de dispositivos biomédicos, como substitutos ósseos biocompatíveis, que são gradualmente absorvidos pelo corpo humano, informou hoje fonte académica.
A Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde lançou hoje um inquérito 'online' para avaliar o bem-estar de jovens médicos, farmacêuticos e enfermeiros até aos 35 anos, identificando os maiores desafios que enfrentam atualmente no setor.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) pediu hoje acesso ao texto do acordo entre o Governo e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), levantando várias dúvidas sobre os progressos anunciados.
Dois jovens de 18 anos envolveram-se hoje em agressões junto à Escola Secundária de São João do Estoril, no concelho de Cascais, resultando ferimentos com uma catana num deles e escoriações no outro, avançou fonte dos bombeiros do Estoril.
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu hoje ao Ministério da Justiça uma "solução condigna" para a reinstalação do Tribunal Administrativo Fiscal de Coimbra e para o Palácio da Justiça de Sintra.
As buscas pelos dois desaparecidos que seguiam na embarcação de pesca que colidiu, hoje à tarde, com um catamarã de passageiros no Rio Tejo vão decorrer “até que seja possível”, avançou fonte oficial da Capitania do Porto de Lisboa.