Ministério Público acusa homem de ter tentado matar a tiro ex-companheira em Águeda

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um homem suspeito de ter tentado matar a tiro a ex-companheira em julho de 2024, em Águeda, no distrito de Aveiro, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

© D.R.

Segundo uma nota publicada na sua página na Internet, no domingo, a PGRP refere que o arguido, que se encontra em prisão preventiva, está acusado dos crimes de homicídio qualificado na forma tentada, violência doméstica e detenção de arma proibida.

Os factos criminosos, de acordo com a Procuradoria, ocorreram depois do fim do relacionamento amoroso com a vítima e quando o arguido visitava o filho menor na residência da progenitora em Águeda, no dia 19 de julho de 2024.

De acordo com a investigação, o arguido dirigiu-se à residência da vítima munido com uma arma e, uma vez no interior, efetuou dois disparos na direção da mesma.

A acusação, datada de 15 de janeiro, refere que, pelo menos, um dos disparos foi efetuado na direção da cabeça da vítima, vindo a atingi-la na região inframandibular.

A mulher foi transportada pelo ex-companheiro para o Hospital de Aveiro, depois de ter sido auxiliada por um militar da GNR fora de serviço, que viu o casal no interior de uma viatura parada na via pública, em Travassô, no concelho de Águeda.

O militar acabou por se aperceber que a mulher tinha sangue e que tinha sido vítima de um disparo de arma de fogo no pescoço, tendo ligado para o número de emergência 112, mas o casal não quis esperar pelo socorro e acabou por se deslocar no seu próprio carro para o Hospital de Aveiro, onde a vítima foi assistida.

A vítima acabou por ser transferida no mesmo dia para os Hospitais da Universidade de Coimbra.

O MP considerou ainda indiciado que o arguido, no período compreendido entre os dias 11 e 19 de julho de 2024, “injuriou e ameaçou a vítima, desferiu-lhe duas bofetadas e cuspiu-lhe igualmente na face”, tendo requerido o arbitramento de uma indemnização à vítima.

Últimas do País

A TAP disse hoje à Lusa que a companhia vai atuar no dia da greve geral, 11 de dezembro, com base nos serviços mínimos acordados com os sindicatos.
O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Barcelos passou a receber, entre as 22h00 e as 08h00, utentes exclusivamente mediante referenciação pelo INEM/CODU para situações emergentes, foi hoje anunciado.
Os guardas prisionais ameaçaram hoje participar na greve geral da próxima semana caso o Governo continue a ignorar as reivindicações de promoção dos trabalhadores e reforço da segurança nas cadeias.
O presidente da administração da SATA, Rui Coutinho, apresentou a demissão do cargo, revelou hoje à Lusa o Governo dos Açores, que vai nomear o diretor financeiro, Tiago Santos, para a liderança do grupo de aviação.
O pão e os produtos de pastelaria deverão sofrer um "ligeiro aumento" de preço no próximo ano, impactados pelas revisões laborais e pelo agravamento do gasto com os ovos, frutos secos e cartão, adiantou à Lusa a ACIP.
O Presidente da República, operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada, passou bem a noite e poderá ter alta na quarta-feira, se tudo estiver a correr bem, segundo a presidente do Hospital de São João, no Porto.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, informou hoje a Presidência da República.
A Embaixada da República de Angola em Portugal reagiu com “consternação” ao falecimento dos seis jovens angolanos, vítimas de um acidente de viação na madrugada de domingo em Lisboa, endereçando as condolências às famílias.
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.