PSP detém seis jovens suspeitos de roubos, coação e agressão no Porto

A PSP deteve seis jovens, entre os 16 e 21 anos, suspeitos de roubos através do método de ameaça, coação e agressão física, cometidos, essencialmente, no polo universitário da Asprela e Avenida Fernão de Magalhães, Porto, foi hoje anunciado.

© D.R.

Em comunicado, o Comando Metropolitano da PSP do Porto referiu que, na primeira fase desta operação de prevenção criminal, realizada na quinta-feira, na Rua Roberto Frias, na Asprela, foram detidos dois jovens, de 16 e 21 anos, a quem foram apreendidos “artigos envolvidos na prática do crime, tais como um fio de metal, um par de luvas, uma bolsa a tira colo, uma faca de cozinha, uma navalha, um documento alheio, um telemóvel e um casaco”.

Segundo a polícia, neste grupo encontrava-se também um menor, de 15 anos, que foi entregue na instituição onde estava institucionalizado, correndo agora um processo educativo sobre o mesmo.

“Os suspeitos atuavam em conjunto e o ‘modus operandi’ consistia numa abordagem às vítimas, pedindo-lhes cigarros, após o que as coagiam de forma a causar medo para que aquelas lhes entregassem os seus pertences, chegando a obrigá-las a deslocarem-se a caixas ATM para efetuarem levantamentos”, esclarece a PSP.

A segunda fase da operação decorreu na Avenida Fernão Magalhães, onde foram detidos em flagrante delito quatro homens, com idades entre os 16 os 20 anos, após terem agredido um condutor de TVDE, de 57, e de lhe terem subtraído um telemóvel, tendo a vítima necessidade de receber tratamento hospitalar.

Esta operação vou realizada “tendo em consideração várias situações de roubos preconizados através de método de ameaça, coação e agressão física” cometidos naquela zona da cidade.

Últimas do País

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou hoje para o risco de cheias, durante a semana, com especial incidência no território a norte do Mondego e na bacia do Tejo, particularmente na segunda e terça-feira, disse o presidente.
A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, está em risco de não ser considerada zona balnear, aguardando-se que a Câmara Municipal tome medidas imediatas, revelou hoje o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
As autoridades apreenderam quase nove toneladas de cocaína transportadas no semissubmersível intercetadas na sexta-feira ao largo dos Açores, que “será a maior apreensão realizada” desta droga em Portugal, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Proteção Civil Municipal do Porto alertou hoje para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas da cidade, recomendando à população a adoção de medidas de prevenção e proteção.
A passagem da depressão Ingrid por Portugal continental já causou um morto, um ferido e 21 deslocados, segundo o mais recente balanço da Proteção Civil hoje divulgado, que reporta inundações, quedas de árvores e estruturas.
Um homem sem abrigo suspeito de ter furtado malas no aeroporto de Lisboa e um carro da Câmara de Lisboa foi detido pela PSP e colocado em prisão preventiva pelo tribunal, anunciou hoje a força policial.
Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real vão passar por fases de aviso laranja nos próximos dias devido a problemas marítimos ou incidentes, anunciados hoje o IPMA.
O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo informou que existem várias estradas inundadas e ativou no nível amarelo o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.
Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo estão, até às 00:00 de domingo, sob aviso vermelho por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Menos de 2.000 clientes da E-Redes estavam às 20:00 de hoje sem energia elétrica em várias zonas de Portugal continental, devido ao mau tempo pela passagem da depressão Ingrid, adiantou a empresa, destacando que a situação está "a normalizar".