Preventiva para três dos nove detidos por tráfico de droga em Aveiro

Três dos nove detidos por tráfico de droga em Aveiro vão aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva, informou hoje fonte judicial.

© D.R.

As medidas de coação foram divulgadas hoje ao final da tarde no Tribunal de Aveiro, onde decorreu o primeiro interrogatório judicial dos arguidos detidos.

A medida de coação mais gravosa foi aplicada a três arguidos.

Os restantes seis arguidos (quatro homens e duas mulheres) ficam sujeitos à obrigação de apresentações periódicas às autoridades, dois deles com periodicidade semanal, um bissemanal e os restantes três trissemanal.

Todos os arguidos estão ainda proibidos de contactar com outros arguidos e testemunhas e de frequentar locais conotados com o tráfico de estupefacientes.

Seis arguidos estão indiciados pelo crime de tráfico e os restantes três por tráfico de menor gravidade.

Na terça-feira, a GNR anunciou o desmantelamento de uma rede de tráfico de droga que atuava em vários concelhos do sul do distrito de Aveiro, com a detenção de nove pessoas e a apreensão de mais de quatro mil doses de droga.

Os suspeitos, com idades entre os 31 e 64 anos, foram detidos nos concelhos de Aveiro, Albergaria-a-Velha e Águeda.

“No âmbito de uma investigação, que decorria há cinco meses, foi possível apurar-se que os suspeitos operavam em rede, dedicando-se ao tráfico de estupefacientes na zona sul do distrito de Aveiro”, referiu na altura a GNR.

Na sequência da investigação, os militares da GNR deram cumprimento a sete mandados de detenção e realizaram 29 buscas (11 domiciliárias, 11 em veículos e sete em estabelecimentos) que resultaram na apreensão de 313,6 doses de cocaína, 3.311,7 doses de haxixe e 585,96 doses de liamba.

Foram ainda apreendidas duas armas de fogo e várias munições, cinco balanças de precisão, 15 viaturas, 1.429,43 euros em dinheiro, 630 maços sem estampilha, seis quilos de tabaco a granel e diverso material de corte e embalamento.

Ainda segundo a Guarda, além dos nove detidos, foram constituídos arguidos dois homens.

A operação envolveu cerca de 40 militares do Comando Territorial de Aveiro, da valência de Intervenção e da estrutura de Investigação Criminal e contou com o apoio da PSP.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.