Mais de 70% das vagas de Medicina Geral e Familiar ficaram por ocupar

Mais de 70% das 225 vagas para médicos recém-especialistas de Medicina Geral e Familiar e 40% das 15 de Saúde Pública ficaram por preencher no último concurso para recrutamento de 240 médicos, segundo dados oficiais avançados hoje à Lusa.

© D.R

O despacho do procedimento concursal para recrutamento de pessoal médico para a carreira de assistente, das áreas de medicina geral e familiar e de saúde pública, foi publicado em 27 de dezembro de 2024, pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

“Terminado o processo de concurso – época especial, destinado à contratação de médicos recém-especialistas para as áreas de Medicina Geral e Familiar (MGF) e de Saúde Pública (SP), informamos que foram ocupadas 63 vagas em MGF [28%] e 9 em SP [60%]”, refere a ACSS numa resposta à agência Lusa.

Segundo os dados da ACSS, o maior número de vagas ocupadas (22) para médicos de família foi na região Norte, distribuídas pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) de Barcelos/Esposende (1), Braga (2), Entre Douro e Vouga (5), Gaia e Espinho (1), Matosinhos (2), Trás-os-Montes e Alto Douro (9), Alto Minho (1) e Tâmega e Sousa (1).

Dezanove médicos ficam a trabalhar em ULS na região de Lisboa e Vale e Tejo, nomeadamente na da Arrábida (1), da Lezíria (1), Almada-Seixal (1), Amadora-Sintra (2), Lisboa Ocidental (4), Santa Maria (1), São José (5), Arco Ribeirinho (1), Estuário do Tejo (1) e Médio Tejo (2).

Os dados precisam que 12 médicos de família foram colocados em ULS da região Centro, espalhados pelas Unidades Locais de Saúde de Aveiro (1), Leiria (6), Coimbra (3) e Dão-Lafões (2).

Quatro ficam na ULS do Algarve e seis na região do Alentejo, distribuídos pela ULS do Alentejo Central (1) e do Baixo Alentejo (5).

Relativamente aos médicos de Saúde Pública, dois foram colocados na região centro, nomeadamente nas ULS Viseu Dão-Lafões e Baixo Mondego), um em Lisboa e Vale do Tejo (ULS São José) e três na região Norte ULS Santo António, Trás-os-Montes e Alto Douro e Tâmega e Sousa.

A ACSS sublinha que o total de vagas disponibilizadas no concurso teve em consideração os 64 recém-especialistas, formados na época especial de 2024, e os recém-especialistas formados em épocas de avaliação anteriores, não detentores de vínculo definitivo no SNS.

Dos 64 médicos recém-especialistas formados na época especial de 2024, foram colocados 33 (51,6%).

Últimas do País

As mais de sete toneladas de cocaína apreendidas em duas embarcações de pesca, a cerca de 1.000 milhas náuticas de Lisboa, tinham como destino a Península Ibérica, após o que seriam transportadas para outros países europeus, revelou hoje a PJ.
A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.
Uma operação conjunta da Polícia Judiciária (PJ), da Força Aérea e da Marinha, resultou na interceção em alto mar duas embarcações de pesca com 10 cidadãos estrangeiros e mais de sete toneladas de cocaína a bordo.
A base de dados que contém a identificação criminal dos condenados por crimes sexuais contra crianças foi criada há dez anos e os pedidos de consulta atingiram no ano passado o número mais elevado.
Muitos dos idosos que denunciam os filhos por violência doméstica querem que estes sejam tratados e não punidos, sustentou à Lusa a coordenadora do Gabinete de Informação e Atendimento à Vítima (GIAV) do Campus de Justiça de Lisboa.
Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).