Nova estação meteorológica automática do IPMA já funciona na Serra de Sintra

Uma estação automática para a previsão do risco de incêndio rural já está a funcionar na Tapada do Mouco, na serra de Sintra, integrada na rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), informou a autarquia sintrense.

©D.R.

“O concelho de Sintra passa, assim, a dispor de um recurso que complementa a rede de monitorização do IPMA e aumenta a eficácia dos sistemas de aviso e alerta em matéria de risco de incêndio e outros eventos adversos”, refere uma nota da autarquia da Câmara Municipal de Sintra.

O novo equipamento contribui para “a proteção da população e dos valores ambientais, culturais e turísticos que caracterizam a região”, acrescentou.

As estações meteorológicas automáticas do IPMA, recorrendo à utilização de um conjunto de instrumentos, “medem diversas variáveis”, nomeadamente, a temperatura e a humidade relativa do ar, a temperatura do ar a uma altura de cinco centímetros “e a temperatura do solo, a precipitação pluviométrica, a pressão atmosférica, o vento, e a radiação solar global”.

“De 10 em 10 minutos, registam os elementos meteorológicos principais e elaboram de forma automática mensagens em forma de código que são enviadas à escala horária para a sede do instituto e difundidas internacionalmente”, explica-se na nota.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), citado no comunicado sublinhou que o equipamento “permitirá avaliar com mais precisão e rapidez as condições climatéricas no perímetro florestal da Serra de Sintra”.

“Este equipamento será essencial da tomada de decisão das autoridades no que diz respeito aos condicionamentos de circulação em caso de risco de incêndio ou de eventos atmosféricos adversos”, salientou o autarca.

A instalação da estação meteorológica automática da Tapada do Mouco, realizada em parceria pelo IPMA, Parques de Sintra-Monte da Lua e Câmara de Sintra integra-se no projeto Clima.AML, da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas.

Além da estação automática da Tapada do Mouco, o município de Sintra já possui outros dois equipamentos na Escola EB2 do Algueirão, em Algueirão-Mem Martins, e na Estação Elevatória da Venda Seca, em Belas, estando ainda prevista outra estação no posto de vigia de Nafarros.

Segundo os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, a estação meteorológica automática em Belas justifica-se pela “proximidade de zona de risco e vulnerabilidade a inundações e cheias, o que vai permitir dotar os serviços de emergência de dados em tempo real, para prevenção em situações de níveis anormais de pluviosidade”.

No caso da Tapada do Mouco e de Nafarros, este sob gestão da Guarda Nacional Republicana, pretende dar-se resposta a “uma área muito específica e sensível em termos de património ambiental, o Parque Natural de Sintra-Cascais, com particular incidência na Serra de Sintra”.

O sistema, ao integrar a rede de alerta do IPMA, contribuiu para a atualização dos indicadores de “risco de incêndio rural” que, “dada a especificidade do microclima sintrense, muitas vezes estão desajustados das efetivas condições climatéricas no território do concelho”, indicaram os SMAS.

Últimas do País

O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) afirmou hoje que a descida de casos de cancro em 2022 reflete uma normalização estatística, após os atrasos nos diagnósticos provocados pela pandemia, alertando que a tendência é de aumento.
associação que representa os médicos tarefeiros disse hoje que as urgências hospitalares só funcionam graças ao trabalho dos referidos de serviço e determinadas que o atual modelo assenta num modelo de “exploração silenciosa”.
A atividade gripal continua a manter elevada a pressão sobre os serviços de saúde do Médio Tejo, com destaque para a urgência do Hospital de Abrantes, havendo oito doentes em cuidados intensivos, cinco dos quais devido a infeção respiratória e três com gripe A, e nenhum deles vacinado.
A bilhética integrada com Cartão de Cidadão, que visa simplificar e unificar o acesso aos transportes públicos, permitindo utilizar diversos modos de transporte com uma só identificação, estará concluída na segunda metade de 2027.
As seguradoras contabilizaram um montante total de 31 milhões de euros em danos provocados pela Depressão Cláudia, que atingiu Portugal em novembro, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Cerca de 1,7 milhões de pessoas continuam a viver em Portugal abaixo do limiar da pobreza, das quais cerca de 300 mil são crianças, apesar de o risco de pobreza ter descido, em 2024, para o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
Nova presidente, novo vice-presidente e ordenados reforçados. O Governo reclassificou o Metro de Lisboa para a categoria A e alinhou os salários da administração com os da CP e com o do primeiro-ministro.
A empresa municipal Carris vai reforçar as carreiras de autocarros na noite da passagem de ano em Lisboa, que se celebrará no Terreiro do Paço, enquanto o metro encerrará no horário habitual, às 01h00, revelou hoje a câmara.
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) admitiu hoje que “não há hipóteses” de alteração dos boletins para as eleições presidenciais e indicou que eventualmente votos em candidaturas rejeitadas serão considerados nulos.
A festa de passagem de ano no Terreiro do Paço, em Lisboa, vai ter um dispositivo de segurança “muito robusto”, com revistas nos seis pontos de entrada do recinto, que abre às 19h30 de quarta-feira, revelou hoje a PSP.