Nova estação meteorológica automática do IPMA já funciona na Serra de Sintra

Uma estação automática para a previsão do risco de incêndio rural já está a funcionar na Tapada do Mouco, na serra de Sintra, integrada na rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), informou a autarquia sintrense.

©D.R.

“O concelho de Sintra passa, assim, a dispor de um recurso que complementa a rede de monitorização do IPMA e aumenta a eficácia dos sistemas de aviso e alerta em matéria de risco de incêndio e outros eventos adversos”, refere uma nota da autarquia da Câmara Municipal de Sintra.

O novo equipamento contribui para “a proteção da população e dos valores ambientais, culturais e turísticos que caracterizam a região”, acrescentou.

As estações meteorológicas automáticas do IPMA, recorrendo à utilização de um conjunto de instrumentos, “medem diversas variáveis”, nomeadamente, a temperatura e a humidade relativa do ar, a temperatura do ar a uma altura de cinco centímetros “e a temperatura do solo, a precipitação pluviométrica, a pressão atmosférica, o vento, e a radiação solar global”.

“De 10 em 10 minutos, registam os elementos meteorológicos principais e elaboram de forma automática mensagens em forma de código que são enviadas à escala horária para a sede do instituto e difundidas internacionalmente”, explica-se na nota.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), citado no comunicado sublinhou que o equipamento “permitirá avaliar com mais precisão e rapidez as condições climatéricas no perímetro florestal da Serra de Sintra”.

“Este equipamento será essencial da tomada de decisão das autoridades no que diz respeito aos condicionamentos de circulação em caso de risco de incêndio ou de eventos atmosféricos adversos”, salientou o autarca.

A instalação da estação meteorológica automática da Tapada do Mouco, realizada em parceria pelo IPMA, Parques de Sintra-Monte da Lua e Câmara de Sintra integra-se no projeto Clima.AML, da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas.

Além da estação automática da Tapada do Mouco, o município de Sintra já possui outros dois equipamentos na Escola EB2 do Algueirão, em Algueirão-Mem Martins, e na Estação Elevatória da Venda Seca, em Belas, estando ainda prevista outra estação no posto de vigia de Nafarros.

Segundo os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, a estação meteorológica automática em Belas justifica-se pela “proximidade de zona de risco e vulnerabilidade a inundações e cheias, o que vai permitir dotar os serviços de emergência de dados em tempo real, para prevenção em situações de níveis anormais de pluviosidade”.

No caso da Tapada do Mouco e de Nafarros, este sob gestão da Guarda Nacional Republicana, pretende dar-se resposta a “uma área muito específica e sensível em termos de património ambiental, o Parque Natural de Sintra-Cascais, com particular incidência na Serra de Sintra”.

O sistema, ao integrar a rede de alerta do IPMA, contribuiu para a atualização dos indicadores de “risco de incêndio rural” que, “dada a especificidade do microclima sintrense, muitas vezes estão desajustados das efetivas condições climatéricas no território do concelho”, indicaram os SMAS.

Últimas do País

Os ministérios da Saúde e das Finanças autorizaram um novo reforço de verbas para as Unidades Locais de Saúde e IPO, no valor de 600 milhões de euros, destinado à regularização de dívidas em atraso, foi hoje anunciado.
As viagens na A1 entre Lisboa e o Porto irão aumentar 45 cêntimos, para 25,05 euros, subindo ainda 50 cêntimos na A2 entre Lisboa e Algarve, para 23,80 euros, a partir de 01 de janeiro, segundo comunicado da Brisa.
Cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão estar fechadas na véspera e no dia de Ano Novo e uma de Pediatria na quarta-feira, segundo dados do Portal do SNS.
O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Vila Nova de Paiva foi detido pela GNR numa operação criminal que envolve ameaças, posse de armas ilegais e apreensão de munições e notas falsas.
O sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários vai ser suspenso por três meses no aeroporto de Lisboa, infraestrutura que vai ser reforçada "de imediato" com militares da GNR, anunciou esta terça-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso laranja na quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, que poderá ser benéfica sob a forma de granizo, segundo o IPMA.
Seis pessoas morreram nas estradas e 170 condutores foram detidos por excesso de álcool entre sábado e segunda-feira, no âmbito das operações que a GNR e a PSP estão a desenvolver no período de ano novo.
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) rondava às 09h45 de hoje como 16 horas e 30 minutos, segundos dados do Portal do SNS.
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) afirmou hoje que a descida de casos de cancro em 2022 reflete uma normalização estatística, após os atrasos nos diagnósticos provocados pela pandemia, alertando que a tendência é de aumento.
associação que representa os médicos tarefeiros disse hoje que as urgências hospitalares só funcionam graças ao trabalho dos referidos de serviço e determinadas que o atual modelo assenta num modelo de “exploração silenciosa”.