Nova estação meteorológica automática do IPMA já funciona na Serra de Sintra

Uma estação automática para a previsão do risco de incêndio rural já está a funcionar na Tapada do Mouco, na serra de Sintra, integrada na rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), informou a autarquia sintrense.

©D.R.

“O concelho de Sintra passa, assim, a dispor de um recurso que complementa a rede de monitorização do IPMA e aumenta a eficácia dos sistemas de aviso e alerta em matéria de risco de incêndio e outros eventos adversos”, refere uma nota da autarquia da Câmara Municipal de Sintra.

O novo equipamento contribui para “a proteção da população e dos valores ambientais, culturais e turísticos que caracterizam a região”, acrescentou.

As estações meteorológicas automáticas do IPMA, recorrendo à utilização de um conjunto de instrumentos, “medem diversas variáveis”, nomeadamente, a temperatura e a humidade relativa do ar, a temperatura do ar a uma altura de cinco centímetros “e a temperatura do solo, a precipitação pluviométrica, a pressão atmosférica, o vento, e a radiação solar global”.

“De 10 em 10 minutos, registam os elementos meteorológicos principais e elaboram de forma automática mensagens em forma de código que são enviadas à escala horária para a sede do instituto e difundidas internacionalmente”, explica-se na nota.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), citado no comunicado sublinhou que o equipamento “permitirá avaliar com mais precisão e rapidez as condições climatéricas no perímetro florestal da Serra de Sintra”.

“Este equipamento será essencial da tomada de decisão das autoridades no que diz respeito aos condicionamentos de circulação em caso de risco de incêndio ou de eventos atmosféricos adversos”, salientou o autarca.

A instalação da estação meteorológica automática da Tapada do Mouco, realizada em parceria pelo IPMA, Parques de Sintra-Monte da Lua e Câmara de Sintra integra-se no projeto Clima.AML, da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas.

Além da estação automática da Tapada do Mouco, o município de Sintra já possui outros dois equipamentos na Escola EB2 do Algueirão, em Algueirão-Mem Martins, e na Estação Elevatória da Venda Seca, em Belas, estando ainda prevista outra estação no posto de vigia de Nafarros.

Segundo os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, a estação meteorológica automática em Belas justifica-se pela “proximidade de zona de risco e vulnerabilidade a inundações e cheias, o que vai permitir dotar os serviços de emergência de dados em tempo real, para prevenção em situações de níveis anormais de pluviosidade”.

No caso da Tapada do Mouco e de Nafarros, este sob gestão da Guarda Nacional Republicana, pretende dar-se resposta a “uma área muito específica e sensível em termos de património ambiental, o Parque Natural de Sintra-Cascais, com particular incidência na Serra de Sintra”.

O sistema, ao integrar a rede de alerta do IPMA, contribuiu para a atualização dos indicadores de “risco de incêndio rural” que, “dada a especificidade do microclima sintrense, muitas vezes estão desajustados das efetivas condições climatéricas no território do concelho”, indicaram os SMAS.

Últimas do País

As burlas foram responsáveis no ano passado por um prejuízo patrimonial superior a 65 milhões de euros, menos 41% face a 2023, uma diminuição que acompanha o decréscimo das denúncias deste tipo de crime em 2024, revela a PSP.
Recusou abandonar o hospital após alta clínica, intimidou profissionais de saúde e chegou a exigir casa e cirurgia inexistente. O caso arrastou-se durante meio ano no Hospital Amadora-Sintra e só terminou com intervenção policial.
A PSP deteve nos últimos dias no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos estrangeiros procurados internacionalmente por crimes sexuais, fraudes e burlas transnacionais, e captação indevida de depósitos, anunciou esta sexta-feira a força de segurança.
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Agentes da PSP foram alvo de apedrejamento no Bairro da Cova da Moura, depois de tentarem intercetar uma viatura em fuga. Os suspeitos escaparam, mas deixaram para trás indícios de crime.
Dezenas de repartições de Finanças estão encerradas durante a manhã de hoje, até às 13h, e outras enfrentam constrangimentos no atendimento, enquanto decorre uma reunião ‘online’ de trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para discutir reivindicações salariais e laborais.
Uma mulher de 60 anos foi constituída arguida pela GNR por utilização indevida de cartão bancário na aquisição de vários bens, num valor superior a 3 mil euros, no concelho do Sabugal.
O segundo dia de greve dos trabalhadores da função pública estava às 09:00 de hoje a ter uma adesão elevada, com 75% na educação e 90% nas cantinas das universidades e politécnicos, disse à Lusa fonte sindical.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentaram hoje de manhã tempos de espera que rondava as 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
O desaparecimento de uma bebé no Hospital de Gaia não mostrou apenas uma falha de segurança: revelou um mercado milionário sem escrutínio, contratos feitos à porta fechada e sistemas supostamente infalíveis que afinal podem ser contornados.