Presidente alemão pede aos cidadãos para votarem com consciência de que cada voto conta

O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu hoje aos cidadãos para comparecerem nas urnas nestas eleições gerais com a consciência de que cada voto conta.

© D.R.

“As eleições são a pedra angular da nossa democracia e sem eleições livres, iguais e secretas não há democracia. É por isso que vos peço que façam uso do vosso direito de voto, que vão votar, que contribuam para decidir o futuro do nosso país e que votem com a consciência de que o vosso voto pode ser decisivo”, afirmou o Presidente alemão aos jornalistas, depois de ter depositado o seu voto numa assembleia de voto em Berlim, pouco depois das 07:30 em Lisboa.

Steinmeier referiu-se também ao curto período de preparação destas eleições para o Bundestag, a câmara baixa do parlamento alemão, devido à sua dissolução antecipada, “pelo que foi um esforço enorme”, acrescentou.

Steinmeier, que se dirigiu à sua secção de voto na escola Erich Kästner, na capital, acompanhado pela sua mulher, Elke Büdenbender, agradeceu à chefe da comissão eleitoral, Ruth Brand, e aos responsáveis eleitorais dos Estados federados e respetivos funcionários, bem como aos 675.000 voluntários, “sem os quais estas eleições não poderiam ter lugar”, afirmou.

Por seu lado, Ruth Brand agradeceu também aos muitos voluntários no terreno “que hoje estão a fazer um trabalho árduo e de qualidade”, bem como aos muitos funcionários, especialmente nos municípios, que tornaram possível “preparar tão bem as eleições”.

“Desejo a todos nós um processo eleitoral tranquilo”, disse, acrescentando: “Penso que as eleições de hoje vão correr bem e desejo a todos nós um ótimo dia de eleições”.

As assembleias de voto abriram às 07:00 TMG, mesma hora em Lisboa, para cerca de 59,2 milhões de alemães com direito de voto, incluindo 2,3 milhões de jovens que podem votar pela primeira vez.

O eleitorado escolherá os 630 deputados do Bundestag de um total de 4.506 candidatos de 29 partidos.

O bloco conservador da União Democrata-Cristã (CDU) e do seu partido irmão bávaro, a União Social Cristã (CSU), com Friedrich Merz como candidato a chanceler, lidera as sondagens com cerca de 30% dos votos há meses.

Segue-se a Alternativa para a Alemanha (AfD), que com 21% mais do que duplicaria os seus resultados de 2021, os sociais-democratas do chanceler Olaf Scholz com 15%, os Verdes com 12,5%-13% e A Esquerda com 7% ou 7,5%, sendo que a questão é saber se os liberais e a aliança populista de esquerda Sahra Wagenknecht (BSW) conseguirão ultrapassar a barreira dos 5% para aceder ao Bundestag.

Últimas do Mundo

O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.
A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.
Milhares de filipinos reuniram-se hoje em Manila para iniciar uma manifestação de três dias anticorrupção, enquanto a Justiça investiga um alegado desvio de milhões de dólares destinados a infraestruturas inexistentes ou defeituosas para responder a desastres.
Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.