Presidente alemão pede aos cidadãos para votarem com consciência de que cada voto conta

O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu hoje aos cidadãos para comparecerem nas urnas nestas eleições gerais com a consciência de que cada voto conta.

© D.R.

“As eleições são a pedra angular da nossa democracia e sem eleições livres, iguais e secretas não há democracia. É por isso que vos peço que façam uso do vosso direito de voto, que vão votar, que contribuam para decidir o futuro do nosso país e que votem com a consciência de que o vosso voto pode ser decisivo”, afirmou o Presidente alemão aos jornalistas, depois de ter depositado o seu voto numa assembleia de voto em Berlim, pouco depois das 07:30 em Lisboa.

Steinmeier referiu-se também ao curto período de preparação destas eleições para o Bundestag, a câmara baixa do parlamento alemão, devido à sua dissolução antecipada, “pelo que foi um esforço enorme”, acrescentou.

Steinmeier, que se dirigiu à sua secção de voto na escola Erich Kästner, na capital, acompanhado pela sua mulher, Elke Büdenbender, agradeceu à chefe da comissão eleitoral, Ruth Brand, e aos responsáveis eleitorais dos Estados federados e respetivos funcionários, bem como aos 675.000 voluntários, “sem os quais estas eleições não poderiam ter lugar”, afirmou.

Por seu lado, Ruth Brand agradeceu também aos muitos voluntários no terreno “que hoje estão a fazer um trabalho árduo e de qualidade”, bem como aos muitos funcionários, especialmente nos municípios, que tornaram possível “preparar tão bem as eleições”.

“Desejo a todos nós um processo eleitoral tranquilo”, disse, acrescentando: “Penso que as eleições de hoje vão correr bem e desejo a todos nós um ótimo dia de eleições”.

As assembleias de voto abriram às 07:00 TMG, mesma hora em Lisboa, para cerca de 59,2 milhões de alemães com direito de voto, incluindo 2,3 milhões de jovens que podem votar pela primeira vez.

O eleitorado escolherá os 630 deputados do Bundestag de um total de 4.506 candidatos de 29 partidos.

O bloco conservador da União Democrata-Cristã (CDU) e do seu partido irmão bávaro, a União Social Cristã (CSU), com Friedrich Merz como candidato a chanceler, lidera as sondagens com cerca de 30% dos votos há meses.

Segue-se a Alternativa para a Alemanha (AfD), que com 21% mais do que duplicaria os seus resultados de 2021, os sociais-democratas do chanceler Olaf Scholz com 15%, os Verdes com 12,5%-13% e A Esquerda com 7% ou 7,5%, sendo que a questão é saber se os liberais e a aliança populista de esquerda Sahra Wagenknecht (BSW) conseguirão ultrapassar a barreira dos 5% para aceder ao Bundestag.

Últimas do Mundo

A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.