PSP deteve 1.281 pessoas e registou 15.781 queixas por violência doméstica em 2024

A PSP deteve 1.281 pessoas pelo crime de violência doméstica e registou 15.781 queixas em 2024, tendo as detenções aumentado 32% no ano passado em relação a 2023, revelou hoje aquela polícia.

© D.R.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública avança que, das 1.281 detenções pelo crime de violência doméstica, 625 foram em flagrante delito e 656 fora de flagrante delito.

Na nota hoje divulgada a PSP não faz comparação com 2023, mas analisando os dados desse ano concluiu-se que em 2024 foram feitas mais 310 detenções (32%) e registadas mais 282 queixas (1,8%).

Em 2023, a PSP registou 15.499 denúncias de violência doméstica e efetuou 971 detenções, 612 das quais em flagrante delito e 359 fora do flagrante delito.

Esta polícia dá também conta de que, em 2024, foram abertos 19.219 inquéritos criminais no âmbito da violência doméstica por determinação do Ministério Público (MP), representando esses processos mais de 19% dos inquéritos delegados pelo MP na PSP.

Foram também constituídos arguidos 6.837 suspeitos do crime de violência doméstica (aqueles que não chegaram a ser detidos), e aplicadas 94 medidas de coação de prisão preventiva pela autoridade judiciária competente.

A PSP refere também que, no ano passado, as Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV) da PSP realizaram igualmente 277 ações de sensibilização que contaram com a participação de 6.804 participantes e efetuaram 25.647 contactos individuais de prevenção criminal no âmbito da temática da violência doméstica.

Por sua vez, as Equipas do Programa Escola Segura (EPES) realizaram 1.795 ações de sensibilização sobre violência doméstica e no namoro, que envolveram 39.295 alunos, no ano letivo 2023/24.

A PSP sublinha que criou Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica (EAPVVD) para melhor acompanhar as vítimas especialmente vulneráveis, existindo atualmente 19 EAPVVD nos comandos metropolitanos do Porto e Lisboa, comando regional da Madeira e comandos distritais de Castelo Branco, Évora, Portalegre, Setúbal e Viseu.

Além dos polícias adstritos a estas estruturas, a PSP tem também 199 polícias da estrutura da investigação criminal que exercem funções na investigação de ilícitos relacionados com a violência doméstica.

A PSP alerta para a necessidade de vítimas e testemunhas manterem a disponibilidade de denúncia das situações de violência doméstica, frisando que “todas as situações sinalizadas são, de imediato, alvo de avaliação de risco, no sentido de serem adotadas com brevidade as medidas de segurança e de proteção da vítima que se afigurem urgentes para cada caso em concreto”.

Esta força de segurança indica que as queixas de violência doméstica podem ser feitas por qualquer pessoa através do mail violenciadomestica@psp.pt. ou de modo presencial nas esquadras da PSP

Os comportamentos violentos, físicos, verbais ou psicológicos consubstanciam o crime de violência doméstica.

Últimas do País

Portugal voltou a perder população para o estrangeiro. Depois da pandemia, a emigração acelerou e atingiu em 2023 o valor mais elevado dos últimos cinco anos, confirmando que milhares de portugueses continuam a procurar fora do país aquilo que não encontram cá dentro: trabalho, estabilidade e oportunidades.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram "na linha da frente" e que ignorar estes profissionais é "desperdiçar conhecimento".
Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre terça e quarta-feira, devido a agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas por condução sob o efeito do álcool e 76 sob influência de substâncias psicotrópicas, drogas e outro produtos, informou esta segunda-feira a Guarda numa nota para assinalar a operação "Roadpool".
A Autoridade Marítima Nacional está a efetuar buscas por três pescadores, de nacionalidade indonésia, ao largo de Caminha, que se encontram desaparecidos no mar após a embarcação de pesca local em que seguiam ter naufragado hoje cerca das 12:20.
A Resolução do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), na qual figuram medidas prioritárias como a nova Lei das Finanças Locais e o fortalecimento da autonomia local, foi hoje aprovada por esmagadora maioria.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, um homem próximo do ex-presidente da Guiné-Bissau Sissoco Embaló por suspeita de contrabando e branqueamento, adiantou à Lusa fonte ligada à investigação.
Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR por furto de azeitona, no concelho de Mourão, no distrito de Évora, tendo os militares apreendido 300 quilos daquele fruto, revelou hoje a força de segurança.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.