PSP alerta pais para significados ocultos de ’emojis’ usados por jovens

A PSP alertou hoje para os significados ocultos dos 'emojis' usados pelos jovens nas redes sociais, especialmente em conversas de teor sexual ou relacionadas com drogas, apelando aos pais e encarregados de educação atenção a esta realidade.

© D.R.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) salienta que o recurso às novas tecnologias, numa fase cada vez mais precoce da vida das crianças e jovens, tem promovido “uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança”, existindo determinados fenómenos que passam a ocorrer ‘online’, com dinâmicas que muitas vezes os pais não conseguem controlar.

Nesse sentido, a PSP alerta para “a especial necessidade de os pais e encarregados de educação se manterem atentos aos riscos associados à internet e às novas dinâmicas, apelando a que monitorizem as atividades” dos filhos na era digital.

A polícia explica que um ’emoji’ pode ter vários significados e alguns deles assumem “duplo significado nas conversas mantidas entre jovens”, podendo existir “diversos riscos associados aos mesmos, especialmente quando estes símbolos são utilizados no âmbito de conversas de cariz sexual ou relacionadas com o consumo ou tráfico de drogas”.

No comunicado, a PSP traduz alguns dos ’emojis’ que estarão a ser usados entre jovens: uma beringela, um cachorro quente, uma banana ou uma maçaroca são os ’emojis’ usados para falar sobre o órgão sexual masculino, enquanto o feminino é representado por uma flor, um taco, uma peça de sushi ou um gato.

Esta força de segurança reconhece que as conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, fazem parte do crescimento, mas apela “a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (‘emojis’) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros”.

A PSP refere que os mais jovens, ao não saberem quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (‘grooming’), apelando por isso aos pais e jovens para estarem atentos a este duplo significado dos ’emojis’, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual.

As plantas, cavalos, corações de cores diferentes, diamantes, rebuçados ou bonecos de neve serão alguns dos símbolos usados para descrever o tráfico ou consumo de drogas.

“Os pais devem estar atentos ao duplo significado da utilização de determinados ‘emojis’, pois podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo/tráfico de drogas”, refere a PSP, sustentando que está atenta a este fenómeno, apesar de se tratar de uma realidade “ainda pouco comum entre a comunidade escolar” em Portugal.

A PSP apela ainda à denúncia de qualquer tipo de crime de que tenham conhecimento, em contexto escolar ou em qualquer outro tipo de ambiente, na qualidade de vítima ou de testemunha.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.