PSP alerta pais para significados ocultos de ’emojis’ usados por jovens

A PSP alertou hoje para os significados ocultos dos 'emojis' usados pelos jovens nas redes sociais, especialmente em conversas de teor sexual ou relacionadas com drogas, apelando aos pais e encarregados de educação atenção a esta realidade.

© D.R.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) salienta que o recurso às novas tecnologias, numa fase cada vez mais precoce da vida das crianças e jovens, tem promovido “uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança”, existindo determinados fenómenos que passam a ocorrer ‘online’, com dinâmicas que muitas vezes os pais não conseguem controlar.

Nesse sentido, a PSP alerta para “a especial necessidade de os pais e encarregados de educação se manterem atentos aos riscos associados à internet e às novas dinâmicas, apelando a que monitorizem as atividades” dos filhos na era digital.

A polícia explica que um ’emoji’ pode ter vários significados e alguns deles assumem “duplo significado nas conversas mantidas entre jovens”, podendo existir “diversos riscos associados aos mesmos, especialmente quando estes símbolos são utilizados no âmbito de conversas de cariz sexual ou relacionadas com o consumo ou tráfico de drogas”.

No comunicado, a PSP traduz alguns dos ’emojis’ que estarão a ser usados entre jovens: uma beringela, um cachorro quente, uma banana ou uma maçaroca são os ’emojis’ usados para falar sobre o órgão sexual masculino, enquanto o feminino é representado por uma flor, um taco, uma peça de sushi ou um gato.

Esta força de segurança reconhece que as conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, fazem parte do crescimento, mas apela “a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (‘emojis’) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros”.

A PSP refere que os mais jovens, ao não saberem quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (‘grooming’), apelando por isso aos pais e jovens para estarem atentos a este duplo significado dos ’emojis’, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual.

As plantas, cavalos, corações de cores diferentes, diamantes, rebuçados ou bonecos de neve serão alguns dos símbolos usados para descrever o tráfico ou consumo de drogas.

“Os pais devem estar atentos ao duplo significado da utilização de determinados ‘emojis’, pois podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo/tráfico de drogas”, refere a PSP, sustentando que está atenta a este fenómeno, apesar de se tratar de uma realidade “ainda pouco comum entre a comunidade escolar” em Portugal.

A PSP apela ainda à denúncia de qualquer tipo de crime de que tenham conhecimento, em contexto escolar ou em qualquer outro tipo de ambiente, na qualidade de vítima ou de testemunha.

Últimas do País

Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.
O Grupo Vita, nomeado pela Igreja para receber queixas de abusos e apoiar as vítimas, alertou hoje que persistem "assimetrias de poder" e "perceções distorcidas" sobre o papel dos sacerdotes, que favorecem novos casos.
A Proteção Civil decidiu elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada.
A Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram 38 pessoas no âmbito de uma operação da Interpol de combate ao tráfico de pessoas.