PSP alerta pais para significados ocultos de ’emojis’ usados por jovens

A PSP alertou hoje para os significados ocultos dos 'emojis' usados pelos jovens nas redes sociais, especialmente em conversas de teor sexual ou relacionadas com drogas, apelando aos pais e encarregados de educação atenção a esta realidade.

© D.R.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) salienta que o recurso às novas tecnologias, numa fase cada vez mais precoce da vida das crianças e jovens, tem promovido “uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança”, existindo determinados fenómenos que passam a ocorrer ‘online’, com dinâmicas que muitas vezes os pais não conseguem controlar.

Nesse sentido, a PSP alerta para “a especial necessidade de os pais e encarregados de educação se manterem atentos aos riscos associados à internet e às novas dinâmicas, apelando a que monitorizem as atividades” dos filhos na era digital.

A polícia explica que um ’emoji’ pode ter vários significados e alguns deles assumem “duplo significado nas conversas mantidas entre jovens”, podendo existir “diversos riscos associados aos mesmos, especialmente quando estes símbolos são utilizados no âmbito de conversas de cariz sexual ou relacionadas com o consumo ou tráfico de drogas”.

No comunicado, a PSP traduz alguns dos ’emojis’ que estarão a ser usados entre jovens: uma beringela, um cachorro quente, uma banana ou uma maçaroca são os ’emojis’ usados para falar sobre o órgão sexual masculino, enquanto o feminino é representado por uma flor, um taco, uma peça de sushi ou um gato.

Esta força de segurança reconhece que as conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, fazem parte do crescimento, mas apela “a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (‘emojis’) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros”.

A PSP refere que os mais jovens, ao não saberem quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (‘grooming’), apelando por isso aos pais e jovens para estarem atentos a este duplo significado dos ’emojis’, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual.

As plantas, cavalos, corações de cores diferentes, diamantes, rebuçados ou bonecos de neve serão alguns dos símbolos usados para descrever o tráfico ou consumo de drogas.

“Os pais devem estar atentos ao duplo significado da utilização de determinados ‘emojis’, pois podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo/tráfico de drogas”, refere a PSP, sustentando que está atenta a este fenómeno, apesar de se tratar de uma realidade “ainda pouco comum entre a comunidade escolar” em Portugal.

A PSP apela ainda à denúncia de qualquer tipo de crime de que tenham conhecimento, em contexto escolar ou em qualquer outro tipo de ambiente, na qualidade de vítima ou de testemunha.

Últimas do País

O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.
Um homem de 29 anos foi detido hoje em Lisboa por suspeita de crimes de abuso sexual sobre uma mulher de 21 anos que se encontrava alegadamente em estado de embriaguez, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Três pessoas foram detidas e várias armas foram apreendidas hoje de manhã no âmbito de uma operação de prevenção criminal nas freguesias dos Olivais e Marvila, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta quarta-feira o aviso laranja emitido para seis distritos do norte e centro de Portugal continental devido à previsão de agitação marítima forte até sábado. O IPMA tinha emitido anteriormente aviso laranja até quinta-feira.
A ministra da Administração Interna admitiu hoje que “correu mal” nos aeroportos portugueses a introdução do novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários, mas recusou que seja da "exclusiva responsabilidade" da PSP.
Uma embarcação de pesca que se encontrava nas imediações conseguiu resgatar três dos sete tripulantes da embarcação, mas um deles não resistiu. Há ainda registo de quatro pescadores desaparecidos.