PSP alerta pais para significados ocultos de ’emojis’ usados por jovens

A PSP alertou hoje para os significados ocultos dos 'emojis' usados pelos jovens nas redes sociais, especialmente em conversas de teor sexual ou relacionadas com drogas, apelando aos pais e encarregados de educação atenção a esta realidade.

© D.R.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) salienta que o recurso às novas tecnologias, numa fase cada vez mais precoce da vida das crianças e jovens, tem promovido “uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança”, existindo determinados fenómenos que passam a ocorrer ‘online’, com dinâmicas que muitas vezes os pais não conseguem controlar.

Nesse sentido, a PSP alerta para “a especial necessidade de os pais e encarregados de educação se manterem atentos aos riscos associados à internet e às novas dinâmicas, apelando a que monitorizem as atividades” dos filhos na era digital.

A polícia explica que um ’emoji’ pode ter vários significados e alguns deles assumem “duplo significado nas conversas mantidas entre jovens”, podendo existir “diversos riscos associados aos mesmos, especialmente quando estes símbolos são utilizados no âmbito de conversas de cariz sexual ou relacionadas com o consumo ou tráfico de drogas”.

No comunicado, a PSP traduz alguns dos ’emojis’ que estarão a ser usados entre jovens: uma beringela, um cachorro quente, uma banana ou uma maçaroca são os ’emojis’ usados para falar sobre o órgão sexual masculino, enquanto o feminino é representado por uma flor, um taco, uma peça de sushi ou um gato.

Esta força de segurança reconhece que as conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, fazem parte do crescimento, mas apela “a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (‘emojis’) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros”.

A PSP refere que os mais jovens, ao não saberem quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (‘grooming’), apelando por isso aos pais e jovens para estarem atentos a este duplo significado dos ’emojis’, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual.

As plantas, cavalos, corações de cores diferentes, diamantes, rebuçados ou bonecos de neve serão alguns dos símbolos usados para descrever o tráfico ou consumo de drogas.

“Os pais devem estar atentos ao duplo significado da utilização de determinados ‘emojis’, pois podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo/tráfico de drogas”, refere a PSP, sustentando que está atenta a este fenómeno, apesar de se tratar de uma realidade “ainda pouco comum entre a comunidade escolar” em Portugal.

A PSP apela ainda à denúncia de qualquer tipo de crime de que tenham conhecimento, em contexto escolar ou em qualquer outro tipo de ambiente, na qualidade de vítima ou de testemunha.

Últimas do País

As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.
As reclamações sobre os serviços digitais subiram 170% no terceiro trimestre do ano, sendo a plataforma mais reclamada o Facebook, da Meta, avançou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam, na manhã desta quarta-feira, tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Uma mulher do alegado grupo criminoso desmantelado em maio e que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, corrupção e branqueamento de capitais viu a sua medida de coação ser agravada para prisão preventiva, informou hoje a PJ.
O programa "ligue antes, salve vidas", para reduzir a pressão nas urgências, ainda não foi implementado em todas as unidades locais de saúde por falta de capacidade da linha SNS 24, reconheceu hoje o diretor executivo do SNS.
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou hoje que o regulador vai analisar contratos de seguros de proteção ao crédito, onde vê sinais de “algum desequilíbrio” na relação contratual com os clientes.
O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi hoje condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.
Um casal foi condenado a dois anos e nove meses de prisão, suspensa na sua execução, por enviar mensagens de telemóveis falsas a cobrar supostas dívidas em nome da EDP, revelou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto.