Caminhada pela Vida junta centenas em Lisboa contra aborto e eutanásia

Centenas de pessoas “pela vida” começaram hoje ao início da tarde a marchar, em Lisboa, numa iniciativa que visa chamar à atenção para a importância de apoiar a vida e repudiar o aborto e a eutanásia.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Organizada pela Federação pela Vida, a marcha começou no Largo de Camões, onde centenas de pessoas, entre elas muitos jovens, se começaram a organizar, com alguns a vestir t-shirts e a ultimar os vários cartazes que vão empunhar.

“Sempre pela vida”, “Escolhe a vida” e “Sim à vida, não ao aborto”, são algumas das frases que se podem ler nos cartazes destes manifestantes, que, depois do Largo de Camões, percorreram a Rua da Misericórdia e tomaram a direção de São Bento.

A meio da Rua da Misericórdia, os manifestantes fizeram um minuto de silêncio em memória daqueles a que chamaram as vítimas da clínica dos Arcos, onde se pratica a interrupção da gravidez.

Os manifestantes são encabeçados por três motociclistas e durante todo o percurso gritam palavras de ordem, como: “sou pela vida” ou “toda a vida tem dignidade”.

A Caminhada pela Vida realiza-se anualmente e esta edição decorre em 12 cidades portuguesas: Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lamego, Lisboa, porto, Santarém e Viseu.

Últimas do País

A pilhagem de cabos elétricos na Marinha Grande, distrito de Leiria, é um dos motivos para a falta de água no concelho, um dos mais fustigados pela tempestade da passada quarta-feira, disse hoje o presidente da Câmara.
Cerca de 180 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 08:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada da passada quarta-feira.
Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.