Pelo menos quatro pessoas esfaqueadas em ataque na Noruega

Pelo menos quatro pessoas foram hoje esfaqueadas durante um ataque na cidade norueguesa de Trondheim, anunciaram as autoridades locais.

X de @LastTrueRoman

Os serviços de emergência confirmaram hoje a ocorrência de “um grave incidente violento” no bairro de Mollenberg, em Trondheim.

“Há várias pessoas feridas e o responsável foi detido”, indicou a polícia, citada pelo jornal norueguês Dagbladet.

Os feridos, entre os 20 e 40 anos, foram hospitalizados, estando um deles em estado grave.

Um porta-voz da polícia, Inger-Johanne Grovassbakk, avançou ao jornal VG que o suspeito do ataque é um homem, com cerca de 40 anos, que já foi acusado de um crime de ofensas graves.

O atacante também ficou ferido na sequência do ataque e, segundo a polícia, usou uma faca.

Silje Flack Bergby, uma advogada envolvida na investigação do caso, contou ao jornal norueguês Nidaros que a pessoa que ficou gravemente ferida já foi submetida a uma cirurgia, por volta das 15h50 (14h50 em Lisboa) e “não corre risco de vida”.

“Temos o controlo de todos os envolvidos. Atualmente há uma pessoa suspeita no caso. Iremos avaliar o papel dos restantes. O desenrolar dos acontecimentos é, de momento, pouco claro”, afirmou Silje Flack Bergby.

A polícia considera que ainda é cedo para triar conclusões.

“Chegámos rapidamente, juntamente com a ambulância e o pessoal médico. Ainda é cedo nesta fase da investigação, mas acreditamos que temos a situação sob controlo”, revelou a comandante da polícia de Trøndelag, Lars Nilsen.

Ida Emilie Løge, que vive perto da zona do ataque, contou que viu uma pessoa a ser socorrida por alguém que estava a passar por perto, mas a ambulância chegou pouco depois.

“Foi muito assustador ver a pessoa deitada, inconsciente. Já tinha havido confusão aqui antes”, acrescentou Ida Emilie Løge à NRK, rádio pública da Noruega.

A polícia continua no local a investigar o ataque.

Últimas do Mundo

O número de pessoas que morreram desde o início da época das chuvas em Moçambique subiu para 313, um período marcado por três ciclones que afetaram quase 1,9 milhões de pessoas, segundo nova atualização do Governo.
As cerimónia fúnebres do Papa Francisco vão realizar-se no sábado de manhã às 10:00 locais (09:00 em Lisboa) na Praça de São Pedro, anunciou hoje o Vaticano.
O funeral do Papa Francisco será realizado dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor dentro de um mês, anunciou hoje o Vaticano após a morte do pontífice.
A Rússia retomou hoje os ataques aéreos de longo alcance contra a Ucrânia, após uma breve pausa no domingo devido à trégua declarada pelo Kremlin para a Páscoa, de acordo com fonte militar da Ucrânia.
O Presidente salvadorenho propôs uma troca de prisioneiros com a Venezuela, sugerindo entregar venezuelanos deportados dos EUA, detidos em El Salvador, recebendo “presos políticos” na Venezuela, incluindo de nacionalidade portuguesa.
O papa Francisco morreu hoje, anunciou hoje o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell.
O Presidente dos Estados Unidos disse hoje esperar um acordo “durante a semana” entre a Rússia e a Ucrânia, numa breve mensagem difundida na sua rede social, Truth.
O Exército israelita reconheceu “mal-entendidos operacionais” e “erros” nas mortes de 15 socorristas, na sequência de um ataque a ambulâncias no sul da Faixa de Gaza, devido a “má visibilidade” e anunciou a demissão de um oficial.
Caças britânicos intercetaram aeronaves russas que voavam junto do espaço aéreo da NATO nos últimos dias, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico em comunicado.
O ministro israelita das Finanças, Bezalel Smotrich, apelou na noite de sábado à ocupação da Faixa de Gaza e ao estabelecimento de um “regime militar, se necessário”, no enclave palestiniano, onde vivem mais de dois milhões de pessoas.