Carteiristas detidos pela PSP aumentaram 43% no ano passado para um total de 149

A PSP deteve 149 carteiristas no ano passado, um aumento de 43% em relação a 2023, revelou hoje aquela polícia, avançando que nos centros urbanos ocorreram em média 16 furtos por dia através deste método em 2024.

© D.R.

A Polícia de Segurança Pública avança que identificou também 379 carteiristas suspeitos na sua área de responsabilidade, os meios urbanos, no ano passado, um aumento de 28% face a 2023, sendo o número mais elevado desde 2020.

Em 2020 a PSP identificou 117 suspeitos, número que subiu para 206 em 2021, voltando a aumentar, para 238, em 2022 e para 295 no ano seguinte.

Segundo a PSP, os carteiristas detidos aumentaram 43% no ano passado em relação a 2023, quando foram detidos 104. Em 2022 foram detidos 58, em 2021 foram 18 e 32 em 2020.

Sobre o número de crimes de furto por carteiristas, a PSP dá conta que registou 5.762 ocorrências em 2024, uma média de cerca de 16 crimes por dia, um aumento de 11% em relação a 2023.

De acordo com a PSP, em 2020 ocorreram 2.956 destes crimes, em 2021 foram 2.873, em 2022 foram 4.850 e 5.194em 2023.

Em comunicado, a polícia alerta para o possível aproveitamento de redes ligadas a este fenómeno criminal na altura da Páscoa, uma época em que é esperada uma grande movimentação populacional e maior concentração de pessoas em zonas comerciais, turísticas e em interfaces de transportes públicos.

A PSP aconselha as pessoas a guardarem os pertences e objetos de valor em bolsos interiores, a não transportarem objetos, como o telemóvel ou carteira, em bolsos traseiros ou visíveis, nem a andarem com grandes quantias de dinheiro, e as malas e mochilas devem estar sempre fechadas e junto ao corpo.

A PSP indica ainda que em 2018 foi criada uma equipa formada por polícias pertencentes à estrutura de investigação criminal com o objetivo de reforçar o combate ao furto por carteiristas.

“Este investimento da PSP, tem permitido aumentar consideravelmente, ao longo dos últimos anos, o número de interceções em flagrante delito de suspeitos da prática deste crime, através de uma maior capacitação dos polícias e de um crescente conhecimento acerca de determinados grupos criminosos itinerantes que se dedicam à prática deste crime no nosso país”, salienta ainda esta polícia, em comunicado.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.