Agricultores defendem aposta na produção nacional

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) defendeu hoje que Portugal, além de diversificar mercados, deve apostar na sua produção para abastecer escolas e hospitais, mitigando o impacto das tarifas norte-americanas.

© D.R.

A CNA teve hoje uma reunião com o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, sobre as tarifas aduaneiras dos EUA.

“Aquilo que a CNA transmitiu hoje ao senhor ministro da Agricultura é que há uma necessidade, além da diversificação dos mercados, de termos uma resposta nacional e de olharmos para o mercado interno”, afirmou o dirigente da CNA Pedro Santos, em declarações à Lusa.

Para os agricultores, a aposta deverá passar pelo consumo interno e pelos circuitos curtos de comercialização para garantir as compras públicas, nomeadamente o abastecimento das escolas e hospitais.

A CNA mostra-se igualmente favorável à diversificação dos mercados com os quais Portugal tem relações comerciais, sobretudo no que diz respeito aos produtos que vão ser mais afetados pela política tarifária de Donald Trump, como o vinho.

Contudo, Pedro Santos avisou que os efeitos vão sentir-se em mais categorias, como a cortiça e o azeite. A isto somam-se os impactos indiretos relacionados, por exemplo, com o aumento dos ‘stocks’.

A confederação quer ainda uma resposta ao nível da União Europeia, sublinhando que a Política Agrícola Comum (PAC) está muito longe da realidade “que hoje temos em cima da mesa”, precisando assim de ser redefinida, de modo a apoiar quem produz.

“Não pode ser a agricultura familiar a pagar a fatura das tarifas. Os problemas já existiam […], as tarifas vêm agudizá-los ainda mais. Portugal precisa de ter uma resposta, quer seja ainda deste Governo ou de um próximo”, concluiu.

De acordo com a CNA, esta foi uma reunião da auscultação, tendo o ministro da Agricultura referido que está a trabalhar, com o Governo, em particular com o Ministério da Economia, para encontrar soluções para este problema.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na quarta-feira a imposição de uma tarifa de base global de 10% a todos os países que considera estarem a criar barreiras comerciais aos produtos norte-americanos, acrescentando uma tarifa adicional para aqueles que considera serem os “piores infratores”.

Será aplicada uma tarifa de 20% a todas as importações provenientes da União Europeia.

Últimas do País

O executivo municipal de Sintra aprovou esta terça-feira o contrato de cooperação com a PSP para o sistema de videovigilância urbana em várias freguesias do concelho, mas a instalação das 144 câmaras depende do concurso público para a sua aquisição.
Os operacionais envolvidos este ano no combate aos incêndios vão diminuir, estando previstos para os meses mais críticos 11.161, menos 2.994 do que em 2024, mas o dispositivo terá mais quatro meios aéreos, num total de 76.
A Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) vai receber o maior número dos 113 inspetores que hoje assumiram funções, anunciou o diretor nacional da instituição, congratulando-se com a "renovação geracional" em curso.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Cascais um cidadão luso-israelita procurado nos Estados Unidos suspeito de subornar com um milhão de dólares o presidente da Comissão de Eleições das Filipinas em troca de contratos para fornecer máquinas de voto.
O Tribunal Constitucional declarou hoje inconstitucionais algumas das normas da lei que regula a morte medicamente assistida, mas sublinha que a maioria do diploma cumpre a lei fundamental.
O presidente socialista da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, está a ser investigado pelo Ministério Público por suspeitas de violência doméstica.
A greve de guardas prisionais da prisão feminina de Tires, em Cascais, agendada até 31 de maio, arrancou hoje com 90% de adesão, disse à Lusa o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP).
O Presidente da República anunciou hoje que o luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco, em princípio, será de 24 a 26 de abril, dia do funeral, mantendo-se a sessão comemorativa do 25 de Abril na Assembleia da República.
Um dispositivo para detetar com rapidez bactérias e a resistência a antibióticos está a ser desenvolvido por um consórcio de entidades públicas e privadas portuguesas, disse o orientador da equipa técnica do projeto Josué Carvalho.
A GNR registou mais um morto nas últimas 24 horas nas estradas portuguesas, aumentando para cinco o número de vítimas mortais nos 2.322 acidentes desde o início da Operação “Páscoa 2025”, informou a guarda.