GNR eleva a 12 os detidos em operação de combate a tráfico de droga

A GNR de Vila Real elevou para 12 os detidos no âmbito de uma operação que desmantelou uma rede de tráfico de droga que atuava neste distrito e no do Porto, disse o capitão João Ribeiro.

©GNR

O comando territorial da GNR anunciou esta manhã, em comunicado, a detenção de nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 26 e 34 anos, nos concelhos do Porto, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Já depois, em conferência de imprensa, o comandante do Destacamento Territorial de Vila Real, capitão João Ribeiro, acrescentou que, no decorrer das diligências policiais, numa das buscas realizadas na terça-feira foi detido mais um homem, de 58 anos, por posse ilegal de arma, nomeadamente um bastão extensível e uma soqueira.

“Este processo iniciou há cerca de dois anos e desde aí temos vindo a realizar um trabalho de investigação que culminou no dia de ontem [terça-feira] com a execução dos mandados de busca e com a apreensão de mais de 17.500 euros e mais de 1.100 doses de diverso produto estupefaciente”, afirmou.

João Ribeiro explicou que a rede estava organizada essencialmente em três indivíduos, que seriam os fornecedores dos restantes alvos que operavam na cidade de Vila Real.

“Tínhamos alguns dos alvos que faziam a venda direta a consumidores em Vila Real e que, por sua vez, estavam a ser fornecidos no Porto, daí que a operação também tenha sido estendida para aquele distrito”, referiu.

O comandante disse que a investigação, desencadeada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Real, teve início com informações recolhidas de um outro processo.

Esta investigação culminou com o cumprimento de 11 mandados de detenção e 34 buscas, 14 domiciliárias, cinco em anexos e 15 em viaturas.

No decorrer da operação, a GNR apreendeu 222 doses de cocaína, 11,4 doses de canábis, 19,54 doses de haxixe, 25,8 doses de MDMA, 843,6 doses de anfetaminas, uma arma de fogo, 37 munições de diferentes calibres, um cofre, duas soqueiras, um bastão extensível, cinco armas brancas, um ‘taser’ (disfarçado de lanterna), um taco de madeira, material informático, dois computadores portáteis, um tablet e 12 telemóveis.

Foram ainda apreendidos uma câmara de videovigilância, um localizador GPS, 34 sacos herméticos, diverso material de embalamento, cinco balanças de precisão, uma delas dissimulada, dois moinhos e 17.732 euros.

Os 12 detidos começam hoje à tarde a ser ouvidos, no Tribunal Judicial de Vila Real, para aplicação de eventuais medidas de coação.

A GNR empenhou nesta operação 73 militares dos comandos territoriais de Vila Real, Viseu, Bragança, Aveiro e Porto, contando ainda com o apoio da PSP.

Últimas do País

O corpo de um homem foi resgatado do interior da viatura encontrada submersa numa linha de água no concelho de Serpa, revelaram as autoridades, tendo a Proteção Civil referido que não estava mais ninguém no veículo.
As autoridades nacionais não indicam o número de feridos das tempestades que afetaram o país na última semana, com o Ministério da Saúde a remeter para a Direção Executiva do SNS, que não disponibilizou ainda os dados.
O número de utentes sem médico de família subiu para 1.563.710 no final de dezembro, segundo o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde, que mostra também um aumento no número de inscritos nos Cuidados de Saúde Primários.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 3.326 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Nove pessoas foram detidas por branqueamento, burla e extorsão, numa operação para desmantelar uma organização que angariava pessoas que cediam as contas bancárias para fraudes a empresas, esquema que resultou num prejuízo superior a 250 mil euros.
Um total de 93 mil clientes das redes eletrónicas continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pela depressão Kristin, que afetou Portugal continental há uma semana, na rede de distribuição, informou hoje a empresa.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu hoje recomendações de segurança após os danos causados ​​pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparos de edifícios.
Uma bomba ficou hoje ferida após ser atropelada quando se dirigiu para o quartel da corporação de Monte Redondo, no concelho de Leiria, por um condutor que se colocou em fuga, afirmaram fontes da Proteção Civil e da GNR.
O número de doentes tratados por doença oncológica aumentou 67% em cinco anos, mas um em cada quatro ainda foram operados acima do tempo máximo de resposta em 2024, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Proteção civil registou 121 ocorrências, entre as 00h00 e as 07h00 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.