GNR eleva a 12 os detidos em operação de combate a tráfico de droga

A GNR de Vila Real elevou para 12 os detidos no âmbito de uma operação que desmantelou uma rede de tráfico de droga que atuava neste distrito e no do Porto, disse o capitão João Ribeiro.

©GNR

O comando territorial da GNR anunciou esta manhã, em comunicado, a detenção de nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 26 e 34 anos, nos concelhos do Porto, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Já depois, em conferência de imprensa, o comandante do Destacamento Territorial de Vila Real, capitão João Ribeiro, acrescentou que, no decorrer das diligências policiais, numa das buscas realizadas na terça-feira foi detido mais um homem, de 58 anos, por posse ilegal de arma, nomeadamente um bastão extensível e uma soqueira.

“Este processo iniciou há cerca de dois anos e desde aí temos vindo a realizar um trabalho de investigação que culminou no dia de ontem [terça-feira] com a execução dos mandados de busca e com a apreensão de mais de 17.500 euros e mais de 1.100 doses de diverso produto estupefaciente”, afirmou.

João Ribeiro explicou que a rede estava organizada essencialmente em três indivíduos, que seriam os fornecedores dos restantes alvos que operavam na cidade de Vila Real.

“Tínhamos alguns dos alvos que faziam a venda direta a consumidores em Vila Real e que, por sua vez, estavam a ser fornecidos no Porto, daí que a operação também tenha sido estendida para aquele distrito”, referiu.

O comandante disse que a investigação, desencadeada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Real, teve início com informações recolhidas de um outro processo.

Esta investigação culminou com o cumprimento de 11 mandados de detenção e 34 buscas, 14 domiciliárias, cinco em anexos e 15 em viaturas.

No decorrer da operação, a GNR apreendeu 222 doses de cocaína, 11,4 doses de canábis, 19,54 doses de haxixe, 25,8 doses de MDMA, 843,6 doses de anfetaminas, uma arma de fogo, 37 munições de diferentes calibres, um cofre, duas soqueiras, um bastão extensível, cinco armas brancas, um ‘taser’ (disfarçado de lanterna), um taco de madeira, material informático, dois computadores portáteis, um tablet e 12 telemóveis.

Foram ainda apreendidos uma câmara de videovigilância, um localizador GPS, 34 sacos herméticos, diverso material de embalamento, cinco balanças de precisão, uma delas dissimulada, dois moinhos e 17.732 euros.

Os 12 detidos começam hoje à tarde a ser ouvidos, no Tribunal Judicial de Vila Real, para aplicação de eventuais medidas de coação.

A GNR empenhou nesta operação 73 militares dos comandos territoriais de Vila Real, Viseu, Bragança, Aveiro e Porto, contando ainda com o apoio da PSP.

Últimas do País

O rio Tejo registou uma subida considerável durante a noite, mantendo-se o alerta vermelho e a vigilância de pessoas e bens, com a chuva persistente a provocar muitos aluimentos de terras, indicou a Proteção Civil do Médio Tejo.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar esta quarta-feira, 11 de fevereiro, buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.
O encargo do SNS com medicamentos para o tratamento das doenças do aparelho circulatório aumentou cerca de 41%, entre 2015 e 2024, passando de 357 milhões de euros para cerca de 505 milhões de euros, revela hoje um relatório.
A proteção civil registou entre as 00h00 de terça-feira e as 06h00 de hoje 1.576 ocorrências, entre inundações, quedas de árvores e revelações, na Área Metropolitana do Porto, Coimbra e Aveiro, sem causar vítimas.