GNR eleva a 12 os detidos em operação de combate a tráfico de droga

A GNR de Vila Real elevou para 12 os detidos no âmbito de uma operação que desmantelou uma rede de tráfico de droga que atuava neste distrito e no do Porto, disse o capitão João Ribeiro.

©GNR

O comando territorial da GNR anunciou esta manhã, em comunicado, a detenção de nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 26 e 34 anos, nos concelhos do Porto, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Já depois, em conferência de imprensa, o comandante do Destacamento Territorial de Vila Real, capitão João Ribeiro, acrescentou que, no decorrer das diligências policiais, numa das buscas realizadas na terça-feira foi detido mais um homem, de 58 anos, por posse ilegal de arma, nomeadamente um bastão extensível e uma soqueira.

“Este processo iniciou há cerca de dois anos e desde aí temos vindo a realizar um trabalho de investigação que culminou no dia de ontem [terça-feira] com a execução dos mandados de busca e com a apreensão de mais de 17.500 euros e mais de 1.100 doses de diverso produto estupefaciente”, afirmou.

João Ribeiro explicou que a rede estava organizada essencialmente em três indivíduos, que seriam os fornecedores dos restantes alvos que operavam na cidade de Vila Real.

“Tínhamos alguns dos alvos que faziam a venda direta a consumidores em Vila Real e que, por sua vez, estavam a ser fornecidos no Porto, daí que a operação também tenha sido estendida para aquele distrito”, referiu.

O comandante disse que a investigação, desencadeada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Real, teve início com informações recolhidas de um outro processo.

Esta investigação culminou com o cumprimento de 11 mandados de detenção e 34 buscas, 14 domiciliárias, cinco em anexos e 15 em viaturas.

No decorrer da operação, a GNR apreendeu 222 doses de cocaína, 11,4 doses de canábis, 19,54 doses de haxixe, 25,8 doses de MDMA, 843,6 doses de anfetaminas, uma arma de fogo, 37 munições de diferentes calibres, um cofre, duas soqueiras, um bastão extensível, cinco armas brancas, um ‘taser’ (disfarçado de lanterna), um taco de madeira, material informático, dois computadores portáteis, um tablet e 12 telemóveis.

Foram ainda apreendidos uma câmara de videovigilância, um localizador GPS, 34 sacos herméticos, diverso material de embalamento, cinco balanças de precisão, uma delas dissimulada, dois moinhos e 17.732 euros.

Os 12 detidos começam hoje à tarde a ser ouvidos, no Tribunal Judicial de Vila Real, para aplicação de eventuais medidas de coação.

A GNR empenhou nesta operação 73 militares dos comandos territoriais de Vila Real, Viseu, Bragança, Aveiro e Porto, contando ainda com o apoio da PSP.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) já está a disponibilizar o heliporto que fica situado na sua sede, em Lisboa, ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) para transporte de órgãos.
Os hospitais públicos devem garantir que têm profissionais suficientes para poder dar altos aos utilizadores nos três dias em que o Governo concedeu tolerância de ponto, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.
Sete homens, com idades entre os 30 e os 41 anos, foram detidos por tráfico de droga nos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos (distrito de Santarém), Sintra (Lisboa), Setúbal e Vendas Novas (Évora), revelou hoje a GNR.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) manifestou hoje preocupação com o alerta dos internistas da ULS do Tâmega e Sousa sobre a sobrecarga assistencial, assegurando que irá acompanhar o processo e intervir para promover soluções.
A Agência Portuguesa do Ambiente chumbou as alterações que o consórcio AVAN Norte queria fazer à linha de alta velocidade, nomeadamente alterar a estação de Gaia e construir duas pontes, segundo uma decisão a que a Lusa teve acesso.
A produção de vinho em Portugal teve uma quebra de 14% na campanha de 2025/2026, para 5,9 milhões de hectolitros, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
O Hospital de Vila Franca de Xira tem mais de 80 camas contratualizadas para doentes que já tiveram alta clínica, num investimento superior a seis milhões de euros por ano, revelou hoje o presidente do conselho de administração.
Os preços dos bilhetes nos serviços CP vão aumentar, em média, 2,26% em 2026, mas o custo dos passes não vai ter alterações, anunciou hoje a empresa.
O bolo-rei foi a última grande mudança na ceia de Natal tradicional portuguesa. Mais de 100 anos depois de sua introdução, o investigador acredita que este doce poderá começar a perder a centralidade que conquistou.
A GNR e a PSP detiveram nos últimos quatro dias uma média de 76 condutores por dia por excesso de álcool no sangue, no âmbito de operações de fiscalização mais rigorosos em virtude da quadra festiva.