GNR eleva a 12 os detidos em operação de combate a tráfico de droga

A GNR de Vila Real elevou para 12 os detidos no âmbito de uma operação que desmantelou uma rede de tráfico de droga que atuava neste distrito e no do Porto, disse o capitão João Ribeiro.

©GNR

O comando territorial da GNR anunciou esta manhã, em comunicado, a detenção de nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 26 e 34 anos, nos concelhos do Porto, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Já depois, em conferência de imprensa, o comandante do Destacamento Territorial de Vila Real, capitão João Ribeiro, acrescentou que, no decorrer das diligências policiais, numa das buscas realizadas na terça-feira foi detido mais um homem, de 58 anos, por posse ilegal de arma, nomeadamente um bastão extensível e uma soqueira.

“Este processo iniciou há cerca de dois anos e desde aí temos vindo a realizar um trabalho de investigação que culminou no dia de ontem [terça-feira] com a execução dos mandados de busca e com a apreensão de mais de 17.500 euros e mais de 1.100 doses de diverso produto estupefaciente”, afirmou.

João Ribeiro explicou que a rede estava organizada essencialmente em três indivíduos, que seriam os fornecedores dos restantes alvos que operavam na cidade de Vila Real.

“Tínhamos alguns dos alvos que faziam a venda direta a consumidores em Vila Real e que, por sua vez, estavam a ser fornecidos no Porto, daí que a operação também tenha sido estendida para aquele distrito”, referiu.

O comandante disse que a investigação, desencadeada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Real, teve início com informações recolhidas de um outro processo.

Esta investigação culminou com o cumprimento de 11 mandados de detenção e 34 buscas, 14 domiciliárias, cinco em anexos e 15 em viaturas.

No decorrer da operação, a GNR apreendeu 222 doses de cocaína, 11,4 doses de canábis, 19,54 doses de haxixe, 25,8 doses de MDMA, 843,6 doses de anfetaminas, uma arma de fogo, 37 munições de diferentes calibres, um cofre, duas soqueiras, um bastão extensível, cinco armas brancas, um ‘taser’ (disfarçado de lanterna), um taco de madeira, material informático, dois computadores portáteis, um tablet e 12 telemóveis.

Foram ainda apreendidos uma câmara de videovigilância, um localizador GPS, 34 sacos herméticos, diverso material de embalamento, cinco balanças de precisão, uma delas dissimulada, dois moinhos e 17.732 euros.

Os 12 detidos começam hoje à tarde a ser ouvidos, no Tribunal Judicial de Vila Real, para aplicação de eventuais medidas de coação.

A GNR empenhou nesta operação 73 militares dos comandos territoriais de Vila Real, Viseu, Bragança, Aveiro e Porto, contando ainda com o apoio da PSP.

Últimas do País

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, em Braga, afastou de funções um funcionário que foi filmado nu a realizar uma prática sexual frente a alguns alunos e participou o caso ao Ministério Público, disse hoje o diretor.
O mês de janeiro deverá ser o mais chuvoso de sempre, depois de dezembro também já ter registado uma das maiores pluviosidades de sempre, revelou o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado.
A Câmara de Coruche ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência da depressão Kristin, que provocou precipitação intensa e uma subida acentuada dos níveis do rio Sorraia, aumentando o risco de cheias e inundações.
A PSP registou em 2025 um aumento de 8% nas infrações por falta de uso de cintos de segurança e outros sistemas de retenção e apela aos condutores para evitarem comportamentos de risco, durante as tempestades que afetam Portugal.
Os 68 concelhos em situação de calamidade após a passagem da depressão Kristin têm 17,1% da população residente em Portugal e 16,7% da área total, um território onde se localizam grandes empresas, muitas delas fortemente exportadoras.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, entre hoje e quinta-feira, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
Uma investigação, que contou com a participação da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), revelou que o ambiente influencia o movimento das aves aquáticas e, por consequência, a propagação do vírus da gripe aviária.
Um agente da PSP, em serviço no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, foi hoje arrastado cerca de 200 metros por um carro que estava a ser fiscalizado, tendo sido transportado ao Hospital São João, revelou fonte oficial da Polícia.
Despesa abaixo da UE e mortalidade acima da média expõem fragilidades no combate ao cancro. Dados da OCDE mostram que a despesa com oncologia representa apenas 5,5% da despesa total em saúde, abaixo da média europeia de 7%.
Os efeitos da passagem pelos Açores da depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, vão começar a fazer-se sentir a partir da madrugada de quarta-feira, prevendo-se uma melhoria do tempo na quinta-feira, informou hoje o IPMA.