Salário mínimo na UE entre os 2.638 euros do Luxemburgo e 551 na Bulgária em 2025

O salário mínimo varia, nos 22 Estados-membros da União Europeia (UE) onde vigora, entre os 2.638 euros no Luxemburgo e os 551 euros na Bulgária, em 2025, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

© D.R

Portugal, com 870 euros pagos em 14 meses e que o serviço estatístico europeu distribui por 12, integra o grupo dos países com ordenados mínimos entre 1.000 e os 1.500 euros, num montante de 1.015 euros.

Os seis Estados-membros com os salários mínimo mais altos são, para além do Luxemburgo (2.638 euros), a Irlanda (2.282 euros), os Países Baixos (2.193 euros), a Alemanha (2.161 euros), a Bélgica (2.070 euros) e a França (1.802).

No grupo que integra Portugal estão ainda a Espanha (1.381 euros), a Eslovénia (1.278 euros), a Polónia (1.091 euros), a Lituânia (1.038 euros) e Chipre (1.000 euros).

Os menores montantes pertencem à Croácia (970 euros), a Grécia (968 euros), Malta (961 euros), a Estónia (886 euros), a República Checa (826 euros), a Eslováquia (816 euros), Roménia (814 euros), Letónia (740 euros), Hungria (707 euros) e a Bulgária (551 euros).

Cinco Estados-membros – Dinamarca, Itália, Áustria, Finlândia e Suécia – não estipulam um salário mínimo.

Últimas de Economia

André Ventura acusou o Governo de estar a penalizar os portugueses com a subida dos impostos e voltou a exigir uma redução do IVA nos combustíveis. “Os portugueses estão a sofrer, e não é pouco”, defendeu.
O cabaz alimentar composto por 63 bens essenciais monitorizado pela Deco Proteste voltou a subir 1,34 euros, fixando-se nos 255,56 euros, informou hoje a associação de defesa do consumidor.
O antigo ministro João Gomes Cravinho admitiu hoje que soube de forma "muito genérica" que o custo das obras no antigo Hospital Militar de Belém iria derrapar, mas ressalvou que nunca surgiu um "pedido de despesa suplementar".
A diferença entre as duas maiores cidades do país é expressiva: 583 novos alojamentos locais no Porto contra apenas 124 em Lisboa desde o início do ano.
A Caixa Geral de Aposentações (CGA) calculou mal as pensões de 2937 pessoas e atribuiu-lhes valores superiores aos que resultavam da aplicação da lei. A falha foi agora detetada e os recém-reformados estão a ser informados de que vão passar a receber menos.
A taxa de inflação homóloga dos países da OCDE subiu para 4,3% em agosto, contra 4,1% em julho, impulsionada por um forte aumento dos preços da energia, enquanto a inflação dos alimentos continuou a desacelerar, foi hoje anunciado.
O Estado injetou cerca de 30 mil milhões de euros no setor financeiro desde a crise de 2008. Até ao final de 2025, apenas 8,9 mil milhões tinham sido recuperados, segundo dados divulgados pelo Tribunal de Contas.
Os cerca de 540 diplomatas portugueses terão novos aumentos salariais no próximo ano. A valorização mensal varia entre 108 e 289 euros e completa a revisão remuneratória iniciada em 2025.
A taxa de poupança das famílias na zona euro diminuiu para 14,2% no segundo trimestre, enquanto a taxa de investimento manteve-se estável em 8,3%, divulga hoje o Eurostat.
A taxa de inflação homóloga da zona euro terá aumentado para 3,8% em setembro de 2026, puxada pelos preços da energia, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.