Detido em Cascais luso-israelita procurado nos EUA por suborno em eleições nas Filipinas

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Cascais um cidadão luso-israelita procurado nos Estados Unidos suspeito de subornar com um milhão de dólares o presidente da Comissão de Eleições das Filipinas em troca de contratos para fornecer máquinas de voto.

© Facebook da PJ

Segundo o comunicado hoje divulgado pela PJ, a Unidade de Informação Criminal “localizou e deteve, na zona de Cascais, um homem procurado pelas autoridades judiciárias dos Estados Unidos da América, suspeito da prática de crimes de corrupção ativa e branqueamento de capitais”.

Em causa estão factos ocorridos entre maio de 2015 e, “pelo menos”, fevereiro de 2018, intervalo entre o qual o suspeito, um cidadão de 45 anos com dupla nacionalidade, portuguesa e israelita, “terá participado num esquema de branqueamento de capitais que envolveu, pelo menos, um milhão de dólares em pagamentos de suborno efetuados ao presidente da Comissão de Eleições das Filipinas”.

“Em troca dos pagamentos efetuados, ter-lhe-ão sido adjudicados três contratos, com um valor total aproximado de mais de 182 milhões de dólares americanos, a uma empresa fornecedora de máquinas de votação e serviços eleitorais sediada no Reino Unido e uma outra empresa sediada no sul da Florida”, explicou a PJ.

Ainda de acordo com as explicações desta polícia, “os subornos foram pagos para obter e manter negócios relacionados com o fornecimento de máquinas de voto e serviços eleitorais para as eleições filipinas de 2016, e para assegurar os pagamentos relativos aos contratos, incluindo o pagamento do imposto sobre o valor acrescentado”.

O detido vai ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, para aplicação de medidas de coação, e pelos crimes de que é suspeito pode vir a ser condenado a uma pena de 20 anos de prisão.

Últimas do País

Uma investigação, que contou com a participação da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), revelou que o ambiente influencia o movimento das aves aquáticas e, por consequência, a propagação do vírus da gripe aviária.
Um agente da PSP, em serviço no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, foi hoje arrastado cerca de 200 metros por um carro que estava a ser fiscalizado, tendo sido transportado ao Hospital São João, revelou fonte oficial da Polícia.
Despesa abaixo da UE e mortalidade acima da média expõem fragilidades no combate ao cancro. Dados da OCDE mostram que a despesa com oncologia representa apenas 5,5% da despesa total em saúde, abaixo da média europeia de 7%.
Os efeitos da passagem pelos Açores da depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, vão começar a fazer-se sentir a partir da madrugada de quarta-feira, prevendo-se uma melhoria do tempo na quinta-feira, informou hoje o IPMA.
Durante uma semana, as portagens nos troços das autoestradas A8, A17, A14 e A19 localizados nas zonas afetadas pela depressão Kristin ficam isentas de cobrança.
O presidente da Câmara de Oleiros disse hoje que mais de 70% do território está sem comunicações móveis ou com instabilidade, numa altura em que “diminui significativamente” o número de pessoas sem energia elétrica.
Cerca de 440 habitações estão a precisar de intervenção imediata ao nível das coberturas no concelho de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Carlos Lopes.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na segunda-feira um homem de 36 anos suspeito do homicídio de uma mulher de 30 anos num parque de estacionamento na Avenida de Ceuta, junto ao bairro Ceuta Sul, em Lisboa.
A depressão Leonardo chega a Portugal durante a tarde desta terça-feira e trará muita chuva, neve, vento forte e agitação marítima.
O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) alertou hoje que o novo sistema de acesso a consultas e cirurgias viola o direito à privacidade dos médicos, ao exigir que apresentem declarações de interesses e dos vínculos profissionais.