Mau tempo: Casal de idosos morre em habitação inundada em Fernão Ferro

Um casal, com mais de 80 anos, morreu hoje de manhã na habitação em que viviam e que inundou devido à chuva forte que caiu durante a noite, disse à Lusa fonte da proteção civil municipal.

© D.R.

“O casal, na casa dos 80 anos, foi encontrado morto hoje de manhã na casa onde habitavam e que inundou”, disse à Lusa Rui Pablo, do Serviço de Proteção Civil Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal.

Rui Pablo disse que de momento ainda está a ser reunida informação sobre a ocorrência, não tendo mais dados sobre o caso.

O distrito de Setúbal tem sido um dos mais afetados pelo mau tempo que se faz sentir desde a madrugada de hoje.

Nos concelhos do Montijo e do Seixal há informação de várias estradas inundadas e veículos imobilizados devido à chuva forte.

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a ser afetados desde quarta-feira pelos efeitos da depressão Claudia, com chuva, vento e agitação marítima forte.

Na Estrada Nacional (EN) 378, entre o Seixal e Sesimbra, houve vários carros bloqueados devido a inundações.

Já de acordo com a Câmara Municipal do Montijo, existem “várias escolas fechadas durante o período da manhã devido ao mau tempo”, situação que se verifica também no concelho da Moita,

Em Setúbal, segundo o comandante dos sapadores bombeiros foram registadas 64 ocorrências, a maior parte das quais inundações, na zona de Azeitão.

De acordo com as informações recolhidas pelos serviços municipais de proteção civil, as situações mais complicadas ocorreram no Seixal.

O IPMA tinha emitido também avisos meteorológicos para os distritos de Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à chuva forte e persistente até sábado.

O distrito de Setúbal, à semelhança do de Lisboa e de Santarém, foi também afetado com falta de energia, tendo a E-REDES avançado que cerca de 16 mil clientes de energia elétrica estavam sem abastecimento, às 08:30.

Esta situação representa uma melhoria face ao que se registava às 08:00, quando cerca de 20 clientes estavam sem energia, oito mil só no distrito de Setúbal.

A E-REDES garante que as suas equipas estão “em vigilância permanente e mobilizadas no terreno” para uma rápida resolução da situação.

Últimas do País

O Governo já procedeu aos primeiros pagamentos de apoios às zonas afetadas pela depressão Kristin, contabilizando cerca de 12.000 pedidos, dos quais 5.000 para reconstruir habitações e 3.500 de empresas, revelou hoje o primeiro-ministro.
A Polícia Judiciária realizou buscas na terça-feira nas instalações da Ordem dos Médicos (OM) em Lisboa, que entregou toda a documentação solicitada, confirmou hoje a instituição.
O rio Tejo registou uma subida considerável durante a noite, mantendo-se o alerta vermelho e a vigilância de pessoas e bens, com a chuva persistente a provocar muitos aluimentos de terras, indicou a Proteção Civil do Médio Tejo.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar esta quarta-feira, 11 de fevereiro, buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.