António Nunes reconduzido na direção da Liga dos Bombeiros Portugueses

O presidente da Liga do dos Bombeiros Portugueses (LBP) foi reconduzido no cargo para o quadriénio 2026-2029 com 79% dos votos dos participantes no 45.º Congresso Nacional, segundo os resultados hoje divulgados.

© DR

António Nunes encabeçou a única lista candidata à direção da LBP, para a qual votaram, no sábado, 445 congressistas, na reunião que decorre em Alcobaça, no distrito de Leiria.

A lista liderada por António Nunes obteve 311 votos (79%), tendo sido registados 93 votos brancos, de acordo com os resultados avançados pelo presidente da mesa dos congressos, Luis Gil Barreiros.

A lista eleita para o conselho executivo integra ainda, como vice-presidentes, Carlos Santos (dos bombeiros do Dafundo), Marco Martins (Óbidos), Emanuel Santos (Ermesinde), Eduardo Correia (Sul e Sueste) e Rui Silva (Cascais).

No plano de ação, sufragado pelo congressitas, a lista liderada por António Nunes propõe nove linhas orientadoras para o mandato, visando “uma revisão profunda do modelo de funcionamento e uma nova estrutura organizacional”.

Entre as metas que a nova direção se propõe cumprir contam-se a revisão do ordenamento jurídico do setor dos bombeiros (com a aprovação de um estatuto do bombeiro) e a revisão da lei orgânica da Associação Nacional de emergências e Proteção Civil (ANEPC), com a criação de uma estrutura operacional para os bombeiros, nomeadamente, um comando nacional de bombeiros e salas de coordenação agrupadas.

Relativamente a este ponto, o primeiro-ministro, Luis Montenegro, anunciou no sábado, primeiro dia do congresso, que, no âmbito da reorganização orgânica da ANEPC, será criado “um comando operacional com duas vertentes: a vertente essencial da proteção civil, mas também uma vertente de comando ao nível dos bombeiros, na gestão de operações”.

Os objetivos da nova direção passam ainda pelo enquadramento laboral dos bombeiros voluntários e a integração nas associações humanitárias das atuais equipas de intervenção permanente (EIP); a discussão de contratos plurianuais para apoio financeiros às associações de bombeiros; o ajustamento do financiamento das atividades no âmbito da saúde, da emergência-pré-hospitalar e do transporte de doentes não urgentes.

O plano de ação passa ainda pelo aumento da qualificação destes profissionais e a criação de uma academia superior de bombeiros e a afirmação da LBP como organização representativa do setor junto dos parceiros e dos poderes políticos.

António Nunes, antigo inspetor-geral da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), preside à LBP desde 2021, quando sucedeu no cargo a Jaime Marta Soares.

Últimas do País

Os mais de 125.000 acidentes rodoviários registados este ano provocaram 379 mortos, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a propósito do dia mundial em memória das vítimas da estrada, que hoje se assinala.
O presidente da Liga do dos Bombeiros Portugueses (LBP) foi reconduzido no cargo para o quadriénio 2026-2029 com 79% dos votos dos participantes no 45.º Congresso Nacional, segundo os resultados hoje divulgados.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte e com trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A vacina da gripe destinada a idosos a partir dos 85 anos está em falta em várias Unidades Locais de Saúde (ULS) do país, tendo sido dadas indicações para que estas cedam doses entre si, confirmou hoje a DE-SNS.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, afirmou hoje que o Congresso, que decorre em Alcobaça, deve ser um ponto de viragem para o setor, que exige a valorização das carreiras e a dignificação das associações.
A Associação de Proteção Civil APROSOC responsabilizou hoje a Câmara do Seixal e a freguesia de Fernão Ferro pela morte de dois idosos, na quinta-feira, nas cheias no concelho, defendendo que devem ser julgadas "por omissões grosseiras".
Um homem e uma mulher com mandados de detenção internacional, emitidos pelo Brasil, por crimes de associação criminosa, corrupção e branqueamento de capitais, foram detidos em Lisboa, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira voltou hoje a recomendar a adoção de medidas preventivas devido à passagem da depressão Cláudia no arquipélago, prevendo-se um agravamento das condições meteorológicas até domingo.
A Polícia Judiciária (PJ) apresentou esta sexta-feira, em Coimbra, uma nova campanha de sensibilização para os riscos no ambiente digital, revelando que 11,5% dos jovens que participaram em sessões de prevenção afirmam ter sido vítimas de cibercrime.