Número de mortos nos fogos do Havai sobe para 99 e pode duplicar

© D.R.

O número de mortos nos incêndios florestais no Havai, os mais mortíferos em mais de um século nos Estados Unidos, subiu para 99 e “poderá duplicar” esta semana, advertiram na segunda-feira as autoridades.

“Nos próximos dez dias, este número poderá duplicar”, declarou o governador do Havai, Josh Green, à televisão CNN, anunciando a descoberta de mais três corpos.

Segundo o governador, a maioria dos corpos encontrados até à data encontram-se perto da orla marítima ou no oceano. Dezenas de pessoas saltaram para a água para escapar às chamas.

“Estamos a ser esmagados pelas circunstâncias das mudanças climáticas e da tragédia ao mesmo tempo”, lamentou Green.

Na cidade de Lahaina, na ilha de Maui, o fogo foi tão intenso que derreteu o metal. A polícia está a apelar aos familiares das pessoas desaparecidas para que façam um teste de ADN para ajudar a identificar os corpos.

De acordo com o governador, 1.300 pessoas ainda estão desaparecidas. Este número está a diminuir à medida que as comunicações são gradualmente restabelecidas em Maui e os residentes conseguem localizar os familiares.

Durante os incêndios, os avisos oficiais na televisão, na rádio e no telemóvel revelaram-se inúteis para muitos habitantes sem eletricidade ou sem rede elétrica. As sirenes de alarme permaneceram em silêncio.

Foi aberto um inquérito para analisar a gestão da crise.

Estes incêndios ocorrem num verão marcado por fenómenos extremos em todo o mundo, ligados ao aquecimento global, segundo os especialistas, incluindo grandes incêndios florestais no Canadá.

Para além da procura dos corpos, o outro desafio de Maui é agora alimentar e alojar os milhares de sobreviventes.

Em Kahului, na costa norte da ilha, vários chefes de cozinha de renome estão a preparar nove mil refeições por dia, com a ajuda de um exército de voluntários.

“Alguns dos nossos chefes perderam as suas casas [no incêndio] e estão aqui connosco, a cozinhar para as pessoas. Isto dá-nos uma ideia do que é este espírito ‘Aloha'”, disse Sheldon Simeon, um deles, à agência de notícias France-Presse (AFP), referindo-se à filosofia de vida havaiana.

Segundo as autoridades, os prejuízos do incêndio de Lahaina, antiga capital do arquipélago e uma das zonas turísticas mais populares do Havai, devem ascender a 5,52 mil milhões de dólares (4,8 mil milhões de euros).

Últimas do Mundo

Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.