Burlas pela Internet disparam e causam perdas de quase 23 milhões de euros em Macau

As burlas com recurso às telecomunicações e à Internet em Macau subiram 59,4% em termos anuais nos primeiros nove meses de 2023 e provocaram perdas superiores a 200 milhões de patacas (22,8 milhões de euros).

©D.R.

De acordo com dados divulgados hoje pelo secretário para a Segurança, Wong Sio Chak, a região chinesa registou 872 burlas cometidas através do telefone ou online entre janeiro e setembro, mais 325 casos do que em igual período de 2022.

A maioria das burlas (599, mais 29,7%) aconteceram com recurso à Internet, embora o maior aumento tenha ocorrido nas burlas através do telemóvel (273), que mais do que quadruplicaram.

Em comparação, as autoridades de Macau registaram um aumento de 31,7% da criminalidade global nos primeiros nove meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, algo justificado com a reabertura das fronteiras após a pandemia de covid-19.

Num relatório, a tutela da Segurança revelou que em 170 casos as vítimas foram contactadas por burlões que fingiram serem “funcionários de serviços públicos” enquanto em 135 as burlas envolveram “a venda de bilhetes para concertos através da Internet”.

Numa conferência de imprensa, Wong Sio Chak disse que, durante a pandemia, “o modo de vida do público mudou e a sua dependência da internet aumentou, fazendo com que o tipo de crimes tradicionais (…) se tenha transformado aceleradamente”.

O secretário disse que a Polícia Judiciária (PJ) de Macau desmantelou, nos primeiros nove meses do corrente ano, 67 casos praticados por redes de burlas, incluindo vários casos praticados por redes criminosas transfronteiriças.

O relatório mencionou que, em abril, agosto e outubro, a PJ deteve quatro pessoas em três locais onde estavam configurados sistemas de telecomunicações que teriam sido usados em pelo menos 100 mil burlas telefónicas.

Wong Sio Chak prometeu reforçar o combate a esses casos, que provocaram perdas às vítimas de “pouco mais de 200 milhões de patacas” (22,8 milhões de euros).

O secretário acrescentou que, graças a um mecanismo de alerta para suspensão de transações suspeitas e cessação de pagamento, a polícia de Macau conseguiu recuperar mais de 110 milhões de patacas (12,6 milhões de euros) em 505 casos.

Ainda assim, Wong Sio Chak sublinhou que as burlas com recurso às telecomunicações e à internet se tornaram no tipo de crime com “o aumento mais significativo” não só em Macau, mas também “nas regiões vizinhas”.

Centenas de milhares de pessoas, a maioria dos quais chineses, têm sido alvo de tráfico humano para centros no Sudeste Asiático, onde são forçados a defraudar os seus compatriotas através da Internet.

De acordo com um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgado em agosto, cerca de 100 mil pessoas foram traficadas para o Camboja e pelo menos 120 mil para Myanmar (antiga Birmânia).

A incapacidade da junta militar no poder em Myanmar em acabar com estes centros tem levado a tensões com a China, um dos principais aliados e fornecedores de armas do país.

Últimas do Mundo

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi hoje eleito papa pelos 133 cardeais reunidos em Roma e assumiu o nome de Leão XIV.
Fumo negro saiu hoje da chaminé do Vaticano às 21:01 (20:01 em Lisboa) para indicar que os 133 cardeais eleitores, reunidos em conclave desde as 15:30 (16:30), não chegaram a consenso sobre o próximo papa.
Quinze dos 133 cardeais que vão estar a partir de hoje reunidos em conclave, em Roma, para eleger o sucessor do Papa Francisco, já estiveram no Santuário de Fátima a presidir a grandes peregrinações.
O primeiro sinal de fumo do conclave papal deverá sair da Capela Sistina a partir das 19:00 de quarta-feira (18:00 hora de Portugal continental), anunciou hoje o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Os jovens do Reino Unido entre 11 e 19 anos com problemas de saúde mental declararam passar mais tempo nas redes sociais do que os que não têm problemas, segundo um estudo divulgado hoje na revista Nature Human Behavior.
O número de reclusos na União Europeia (UE) teve, em 2023, um aumento anual de 3,2%, com a taxa de ocupação média das prisões abaixo de 100%, divulgou hoje o Eurostat.
O tráfego aéreo de passageiros na Europa avançou 4,3% no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2024 e já está 3,2% acima dos níveis pré-pandemia, anunciou hoje a divisão europeia do Airports Council International (ACI Europe).
As autoridades espanholas detetaram uma terceira perda de geração de eletricidade no sul do país 19 segundos antes do apagão da semana passada, revelou hoje a ministra com a tutela da energia, Sara Aagasen.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro anunciou que terá alta hospitalar hoje, depois de três semanas internado após uma operação para desobstruir o intestino.
Várias pessoas ficaram feridas depois de um carro ter abalroado hoje uma multidão em Estugarda, no sudoeste da Alemanha, indicaram os serviços de emergência locais.