Partido britânico quer imposto sobre trabalhadores estrangeiros incluindo futebolistas

O Partido Reformista britânico propôs hoje aumentar em 45% a contribuição para a segurança social das empresas que empreguem imigrantes, incluindo clubes de futebol, no âmbito da campanha para as eleições legislativas de 04 de julho.

© Facebook de Richard Tice

 

“Se querem empregar pessoas sem passaporte britânico, pensamos que é perfeitamente razoável que paguem um suplemento à segurança social”, afirmou hoje o presidente do partido Reform UK, Richard Tice, num evento em Londres.

Em vez de uma taxa de cerca de 13,8%, o político sugere que as empresas paguem 20% de contribuição para a segurança social, um aumento de 6,2 pontos percentuais.

“Pensamos que é um valor perfeitamente razoável a pagar”, defendeu.

Tice disse que as empresas mais pequenas, com cinco ou menos trabalhadores, e o setor da saúde e da assistência social, estariam isentas deste “imposto aos empregadores sobre a imigração”.

“Acreditamos que, ao longo de um ciclo eleitoral [cinco anos], este imposto sobre a imigração dos empregadores irá angariar mais de 20 mil milhões de libras (23,5 mil milhões de euros), defendeu.

Em declarações à agência Lusa, Tice defendeu que esta taxa se deve aplicar aos clubes de futebol britânicos.

“Os clubes têm de pensar que talvez queiramos que mais jovens futebolistas britânicos brilhantes tenham uma oportunidade adicional”, justificou.

Assumido adepto do Liverpool, onde joga o internacional português Diogo Jota, o presidente dos Reformistas afirmou que adora todos os jogadores do clube, mas o imposto “tem de ser aplicado de forma justa”.

Associado à direita radical populista, o Partido Reformista, que substituiu o Partido do Brexit, defende o fim da imigração ilegal e um maior controlo da imigração legal, aberta apenas a profissionais especializados.

“A nossa economia tem um vício terrível, a droga da mão-de-obra barata do estrangeiro. E essa droga está a ser vendida em todas as esquinas pelo Partido Trabalhista e pelos Conservadores”, acusou Tice.

O novo imposto pretende ser “a cura para este vício”.

“A imigração inteligente, altamente qualificada, pode ser uma coisa ótima. Mas tem um preço, tem um custo”, argumentou.

Richard Tice disse que as receitas do imposto seriam usadas para a formação profissional de jovens britânicos e para investir em infraestruturas e serviços públicos.

Últimas de Política Internacional

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu hoje mandados de captura para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, e o chefe do braço militar do Hamas, Mohammed Deif.
A Comissão Europeia adotou hoje um conjunto de diretrizes para melhorar os direitos das pessoas com deficiências e para ajudar na promoção de um estilo de vida independente, com integração nas comunidades.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que a embaixada de Portugal em Kiev encerrou “temporariamente e por alguns dias”, mas salientou que tal já aconteceu por várias vezes durante a guerra da Ucrânia.
A embaixada dos Estados Unidos em Kiev vai encerrar depois de ter sido alertada para um "possível ataque aéreo significativo" contra a Ucrânia, após Moscovo ter ameaçado responder ao uso de mísseis norte-americanos de longo alcance contra território russo.
O parlamento ucraniano aprovou hoje o orçamento para 2025, no qual 60% da despesa (50 mil milhões de euros) serão consagrados à defesa e à segurança nacional, para combater a invasão russa e suas consequências, anunciou o Governo.
O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje o decreto que alarga a possibilidade de utilização de armas nucleares, depois de os Estados Unidos terem autorizado Kiev a atacar solo russo com os mísseis de longo alcance.
Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, em Bruxelas, com um primeiro debate sobre as possibilidades de pesca para 2025 na agenda.
O Conselho da UE e o Parlamento Europeu chegaram hoje a acordo para o orçamento de 2025 no valor de quase 192,8 mil milhões de euros em compromissos, 1,78% acima do de 2024, disseram as instituições em comunicados.
O Presidente da Argentina defendeu a formação de “uma aliança de nações livres” que vá além da política, durante uma visita aos Estados Unidos, onde participou num fórum conservador em Mar-a-Lago ao lado do futuro Presidente norte-americano Donald Trump.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, em Bruxelas, o pedido da Comissão Europeia de decisão urgente para a prestação de uma assistência suplementar num máximo de 42 mil euros aos agricultores dos Estados-membros afetados por catástrofes naturais.