Embarcação com 231 migrantes a bordo aportou na ilha espanhola da Gran Canária

A ilha espanhola de Gran Canária recebeu hoje a maior embarcação de sempre com migrantes de origem subsariana, que transportava 231 pessoas, entre as quais 58 menores de idade e 13 mulheres.

© Facebook Open Arms

De acordo com os serviços de emergência, a embarcação precária de grandes dimensões aportou pelos próprios meios tendo os migrantes recebido assistência humanitária e cuidados de saúde.

Três pessoas foram transportadas para centros hospitalares.

Segundo a Cruz Vermelha trata-se da maior embarcação de migrantes a aportar na ilha da Gran Canária.

Em outras das sete ilhas que compõem o arquipélago espanhol junto à costa ocidental africana já aportaram embarcações de maior dimensão: em 2023, registou-se a chegada de uma lancha com 250 pessoas a bordo à ilha de Hierro e anteriormente uma outra com 330 migrantes.

Esta última embarcação foi localizada pelas autoridades a cerca de cinco quilómetros de Arquinequin (Gran Canária) mas navegou sem ajuda até à praia.

 Dados oficiais do Governo espanhol divulgados, no dia 01 de outubro, indicavam que mais de 38.800 migrantes chegaram às Canárias desde o início do ano em embarcações precárias conhecidas como ‘pateras’, o dobro do número registado no mesmo período de 2023.

Últimas de Política Internacional

As autoridades turcas detiveram hoje 234 pessoas suspeitas de pertencerem a redes de crime organizado, numa grande operação policial de âmbito internacional, foi hoje anunciado.
A União Europeia (UE) quer reforçar o controlo e a responsabilização do comércio internacional de armas, após os 27 terem aprovado hoje uma revisão do quadro sobre esta matéria, motivada pela entrega de armas à Ucrânia.
A Alta-Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiro defendeu hoje que é preciso a Rússia seja pressionada para aceitar as condições do cessar-fogo, recordando que a Ucrânia está a aguardar há um mês pela decisão de Moscovo.
O presidente em exercício do Equador, o milionário Daniel Noboa, foi declarado vencedor da segunda volta das eleições de domingo pela autoridade eleitoral do país, derrotando a rival de esquerda, Luisa González.
O Governo moçambicano admitiu hoje pagar três milhões de dólares (2,6 milhões de euros) à euroAtlantic, pela rescisão do contrato com a estatal Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), mas abaixo da indemnização exigida pela companhia portuguesa.
O presidente da Ucrânia pediu uma "resposta forte do mundo" ao ataque com mísseis balísticos na manhã de hoje contra a cidade de Soumy, no nordeste da Ucrânia, que terá causado mais de 20 mortos.
O líder venezuelano Nicolas Maduro vai visitar Moscovo no próximo mês para participar nas comemorações do Dia da Vitória sobre a Alemanha nazi, que se celebra tradicionalmente a 9 de maio, confirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo.
Os países que apoiam a Ucrânia na defesa do território ocupado por tropas russas comprometeram-se hoje com mais 21.000 milhões de euros para apoiar o país, durante uma reunião do Grupo de Contacto.
As autoridades italianas transferiram hoje o primeiro grupo de imigrantes em situação irregular para os polémicos centros de deportação na Albânia, transformados em estruturas de repatriamento de requerentes de asilo já com ordem de expulsão de Itália.
A inflação na Venezuela fixou-se em 136% em março, em termos anuais, anunciou o Observatório Venezuelano de Finanças (OVF).