“APONTOU-ME UMA ARMA… POR EU SER BRANCO”. MOTORISTA REVIVE PÂNICO

Tiago, 41 anos, diz que quando fecha os olhos ainda vive o ataque. “Revivo o momento em que eles mandaram literalmente os molotov para cima de mim... e o fogo e a aflição", contou numa entrevista transmitida pela TVI.

Ainda hoje, Tiago não sabe responder porquê. Porquê ele e porque é que na madrugada de 24 de outubro não o deixaram sair do autocarro. Questionado pela jornalista, Tiago arrisca uma resposta: “é por ser branco? Porque os meus outros colegas do Bairro do Zambujal foram convidados a sair do autocarro. Eram de cor. Eu era branco”.

O motorista da Carris, Tiago, de 41 anos, foi alvo de um ataque, a 24 de outubro, durante os motins na Grande Lisboa – que aconteceram após a morte de Odair Moniz – teve uma arma apontada à cabeça e acabou por ser queimado, em conjunto com o autocarro, após a saída de todos os passageiros.
“Eu pedi para me deixarem sair. Eles não me deixaram”, conta Tiago, em entrevista à TVI, convicto de que se tratou de uma tentativa de homicídio. De acordo com o motorista, na altura do ataque, tentou fechar as portas, mas um dos atacantes entrou pela porta do meio: “Aponta a arma à cabeça e diz: tu não sais!”.
“Entretanto, começam a mandar cocktails tanto de fora para o vidro do autocarro, como da porta da entrada para o meu lugar, para cima de mim. Sinto logo que fica um cheiro de combustível em cima de mim e foi só um indivíduo fazer faísca no isqueiro. Conforme dá faísca eu começo a pegar fogo”, recorda com a voz tremula.
Tiago não sabe responder o motivo deste ataque. Questionado pela jornalista se teve a “consciência plena de que era uma tentativa de homicídio”, Tiago arrisca uma resposta: “Tive, porque eles não me deixaram sair. Eu pedi para me deixarem sair, mas não me deixaram sair. É por ser branco? Porque os meus outros colegas do Bairro do Zambujal foram convidados a sair do autocarro. Eram de cor. Eu era branco”. E o líder do CHEGA corrobora: “Na lógica distorcida da ‘esquerdalha’, o racismo só vem de brancos para negros. Mas no mundo real, o motorista foi queimado vivo por uma única razão: ser branco. A hipocrisia do ‘antirracismo’ em todo o seu esplendor”, escreveu nas redes sociais.
As marcas para a vida, tanto físicas como psicológicas, são notórias em Tiago. As mãos, sendo a única parte do corpo visível em toda a entrevista do canal televisivo, estão escamadas e escuras, a força interior, evidenciada na linguagem corporal e na voz, fragilizada.
“Estou à base de comprimidos para dormir porque cada vez que fecho os olhos, se não tiver os comprimidos, vejo o acidente. E vivo o acidente… sempre”. Por isso, o motorista da Rodoviária de Lisboa diz que a prisão dos suspeitos foi “um alívio”, mas as feridas poderão nunca sarar, não sendo capaz de perdoar. “Não. Espero que as pessoas que me atacaram sejam condenadas, presas e paguem uma indemnização”, garante.
“E o que é que revive?”, pergunta a jornalista. “Revivo eles não me deixarem sair do autocarro, revivo eles a mandarem literalmente os molotovs para cima de mim – e o fogo e a aflição”, lembra.
À TVI, o motorista contou que, durante a madrugada do ataque, as ruas estavam vazias e após conseguir sair do autocarro foi acudido “por uma senhora que saiu de um prédio” e que ficou 10 minutos à espera da ambulância — que nem conseguiu chegar ao local onde se tinha escondido e obrigou-o a andar cerca de 150 metros.
Tiago sofreu queimaduras graves na face, tórax e membros superiores, após o autocarro, que seguia sem passageiros, ter sido vandalizado, durante tumultos ocorridos na periferia de Lisboa na sequência da morte de Odair Moniz, baleado por um agente da PSP, no Bairro da Cova da Moura, Amadora.
A vítima recordou processo de recuperação. O coma foi induzido e esteve vários dias nos cuidados intensivos, com dores que apenas a morfina apagava — acabou por perder 16 quilogramas. Apesar da situação, Tiago quer voltar ao trabalho.
Nas redes sociais, André Ventura não deixou de defender o motorista: “Pediram nas ruas justiça para o Odair. E para o Tiago? Foi atacado e queimado pelos vândalos que o sistema político protege”.

 

Últimas de Política Nacional

André Ventura acusou esta sexta-feira Luís Montenegro de transformar a cobrança de impostos numa prioridade do Governo, enquanto as famílias enfrentam despesas cada vez mais difíceis de suportar. No Parlamento, o presidente do CHEGA denunciou uma receita fiscal recorde, criticou a manutenção do IVA dos combustíveis e das portagens e acusou o primeiro-ministro de se "rir da pobreza dos portugueses".
André Ventura acusou esta quinta-feira PS e PSD de bloquearem a investigação parlamentar aos mandatos de Luís Neves à frente da Polícia Judiciária. No debate de urgência na Assembleia da República, o presidente do CHEGA apontou diretamente a Aguiar-Branco e denunciou aquilo que considera ser uma tentativa de proteger o atual ministro da Administração Interna do escrutínio parlamentar.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a Luís Neves toma posse no dia 14, mas o entendimento parlamentar que limita a duas as CPI em funcionamento pode travar o arranque dos trabalhos. Ventura contesta uma regra que não está "nem na lei nem na Constituição".
PS e PSD chegaram a um entendimento para que os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves sejam suspensos enquanto estiverem em funcionamento outras duas comissões de inquérito. A solução adia, na prática, o arranque pleno da investigação parlamentar pretendida pelo CHEGA à atuação de Luís Neves enquanto diretor nacional da Polícia Judiciária.
André Ventura acusou esta terça-feira o presidente da Assembleia da República de estar a atrasar a Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. O líder do CHEGA diz que o partido já aceitou sucessivas limitações e desafia Aguiar-Branco a explicar por que razão a comissão ainda não avançou.
André Ventura anunciou este sábado, em Coimbra, que vai assumir pessoalmente a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. Líder do CHEGA promete uma investigação “até ao fim”, garante que não haverá bloqueios aos restantes partidos e deixa um aviso: “Não deixarei que Luís Neves, nem outros Luís Neves, sejam bloqueadores da verdade.”
André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.