Papa Francisco critica quem se preocupa com dinheiro enquanto mundo vive com fome e guerra

O Papa Francisco criticou hoje, durante a missa na Basílica de São Pedro, a preocupação de certos países com o crescimento financeiro, enquanto há fome e guerra em meio mundo.

© D.R.

“Infelizmente, ao nosso redor vemos como a pretensão do primeiro pecado, o de querer ser como Deus, continua a ferir a humanidade, e como esta presunção de autossuficiência não produz nem amor nem felicidade”, disse o papa na homilia de uma celebração com 21 novos cardeais e no dia em que se celebra a Imaculada Conceição.

E perguntou: “De que adianta ter dinheiro no banco, conforto nos apartamentos, contratos falsos no mundo virtual, se os corações permanecem frios, vazios ou fechados? Para que servem os elevados níveis de crescimento financeiro dos países privilegiados, se metade do mundo morre de fome e de guerra, enquanto o resto assiste com indiferença?”.

Está previsto que hoje Francisco vá à Escadaria Espanhola, no centro de Roma, para prestar a tradicional homenagem à Imaculada Conceição.

Esta eucaristia foi celebrada juntamente com os novos cardeais que foram nomeados no consistório deste sábado.

“São irmãos a quem pedi que me ajudassem no serviço pastoral da Igreja universal”, disse ele explicou.

Francisco celebrou neste sábado o seu décimo consistório no qual nomeou 21 novos cardeais, e entre eles receberam o barrete e o anel cardinalício: o arcebispo de Lima, Carlos Castilo Mattasoglio, o de Santiago do Chile, Fernando Natalio Chomali Garib, o de Santiago del Estero e primaz argentino, Vicente Bokalic Iglic, o de Guayaquil, o equatoriano Gerardo Luis Cabrera e o arcebispo brasileiro de Porto Alegre, Jaime Spengler.

Com estas nomeações, provenientes de 17 países diferentes e presenças de todos os cinco continentes, o número de membros do colégio cardinalício sobe para 253, entre eles, 140 são os que têm direito de voto, o maior número alguma vez registado desde que Paulo VI estabeleceu o número máximo de eleitores que é de 120.

Em 2025 prevê-se que 14 completem 80 anos.

Com estas nomeações, Francisco deixou a sua marca no futuro conclave para eleger o próximo papa, já que quase 80% dos cardeais que entrarão na Capela Sistina foram eleitos durante o seu pontificado.

Últimas do Mundo

O antigo primeiro-ministro malaio Najib Razak foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção no fundo de investimento estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.