Câmaras e juntas gastam milhares de euros para terem caixas Multibanco

Tal como se sabe, o levantamento de dinheiro nas caixas Multibanco e nas ATM (automated teller machines, na designação inglesa) é gratuito, mas há muitas autarquias e juntas de freguesia que estão a pagar para terem estes equipamentos e o preço é muito elevado.

© D.R.

Avança o jornal Público que o investimento suportado pelo poder local na instalação destes aparelhos pode ascender a vários milhares de euros, a que se juntam custos de manutenção, como eletricidade, internet, serviços de videovigilância, entre outros, igualmente elevados.
A encabeçar a lista do aparelho que mais despesa dá mensalmente, apurou o Público, está uma ATM colocada numa freguesia da ilha açoriana das Flores, a de Ponta Delgada, onde o município de Santa Cruz das Flores paga 630 euros por mês, ou seja, o equivalente a 7560 euros por ano, à Caixa Geral de Depósitos, ou os 465,75 euros pagos ao Bankinter, pela instalação de um equipamento numa freguesia de Castro Verde, no Alentejo.

Em declarações ao mesmo jornal, o presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Jorge Veloso, disse estar preocupado com “o crescente encerramento de balcões, um processo que vai continuar” e que “abre caminho à criação de um novo negócio, o das ATM pagas, quando as freguesias não têm meios para suportar mais despesas”.
Esta informação já havia sido referida pelo Jornal de Notícias, na altura do verão, quando escreveu sobre os alertas da ANAFRE para os custos elevados destas soluções e sobre os apelos da empresa ao atual Governo, mais concretamente ao Ministério da Coesão Territorial, para “não deixar cair um projeto – do anterior Governo – que previa a instalação de cerca de 200 ATM, pela Caixa Geral de Depósitos, em freguesias mais isoladas ou mais desertificadas”.

Segundo o presidente da ANAFRE, esse projeto, suspenso com a queda do Governo de António Costa, contava ainda com a participação do Banco de Portugal. “Um envolvimento que a instituição liderada por Mário Centeno, contactada pelo Público, não confirmou nem desmentiu”, escreve o jornal.

Já em maio, a ANAFRE reuniu-se com o novo secretário de Estado da Administração Local e com o ministro adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, aguardando desenvolvimentos sobre este tema, uma vez que, em resposta ao Público, o Ministério da Coesão Territorial deu conta de que “têm sido avaliadas diversas estratégias” que deverão ser anunciadas no próximo ano.
“O Governo tem conhecimento desta situação e reconhece os desafios enfrentados pelas autarquias, bem como o impacto direto na qualidade de vida das populações”, indica o ministério, salientando que “ao longo dos últimos meses, têm sido avaliadas diversas estratégias para dar resposta a esta questão, estimando-se que, em 2025, se verifiquem avanços importantes nesta matéria”.

Últimas do País

O TikTok está a colaborar com as autoridades portuguesas sobre o vídeo relativo a uma alegada violação de uma menor de 16 anos em Loures, que terá tido 32 mil visualizações antes de ser retirado da rede social.
O Parlamento Europeu defende que é necessário ter cautela com mensagens e telefonemas e nunca revelar senhas, num contexto em que os cibercrimes são "um problema crescente", num guia lançado sobre este tipo de crime.
A Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA), projeto de Vila Nova de Gaia que acolhe os cães e gatos recolhidos pelo município, tenta há quatro anos equilibrar o desafio da lotação e a sensibilização para a adoção ponderada.
As detenções feitas pela PSP no primeiro trimestre do ano aumentaram cerca de 63% em relação ao mesmo período de 2024, ao totalizarem 8.100, e quase metade foram por crimes rodoviários, revelou hoje aquela polícia.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de seis para 10 os distritos sob aviso amarelo hoje e sexta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovada e granizo.
Cerca de metade do efetivo da PSP ultrapassa os 40 anos e um terço tem entre 50 e 59 anos, indica o balanço social desta polícia de 2024, destacando que continuam a sair mais polícias do que a entrar.
Os produtores podem candidatar-se, a partir de hoje e até maio, a um apoio global de 9,9 milhões de euros para fazer face ao impacto da doença da língua azul e da tempestade Kirk.
O tribunal condenou hoje o proprietário de um centro de ATL em Viana do Castelo a uma pena de dois anos e nove meses de prisão, suspensa por três anos, por quatro crimes de abuso sexual de crianças.
A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou hoje um laboratório clandestino de produção de drogas que funcionava num apartamento em Lisboa, no decurso de uma operação que visou estabelecimentos prisionais e que levou à detenção de 13 pessoas.
Dezenas de formandos do curso do INEM denunciaram ao sindicato e à Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) irregularidades na formação, como discrepâncias nos métodos avaliativos, e admitem impugnar o curso.