Von der Leyen divulga plano de rearmamento na terça-feira aos 27 países

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, divulga na terça-feira aos líderes dos 27 o plano de rearmamento da Europa, que implica "um aumento maciço da defesa".

© commission.europa.eu

Em declarações à imprensa, von der Leyen referiu que irá informar, na terça-feira, os Estados-membros “através de uma carta sobre o plano de rearmamento da Europa”, que será debatida no dia seguinte, na reunião extraordinária do Conselho Europeu.

A líder do executivo comunitário salientou que para União Europeia a desejada “paz duradoura” na Ucrânia “só pode ser construída com base na força que começa com o reforço” da UE. de nós próprios e é esse o objetivo do plano que apresentarei amanhã aos Estados-membros”.

A paz na Ucrânia “só pode ser construída com base na força que começa com o reforço de nós próprios e é esse o objetivo do plano que apresentarei amanhã aos Estados-membros”, disse.

A cimeira extraordinária, convocada pelo presidente do Conselho europeu, António Costa, para discutir os últimos desenvolvimentos na situação da Ucrânia, invadida há três anos pela Rússia, conta com a presença, durante o almoço, do Presidente Volodymyr Zelensky.

Após o almoço, o Conselho segue centrado na defesa europeia.

Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Últimas do Mundo

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi hoje eleito papa pelos 133 cardeais reunidos em Roma e assumiu o nome de Leão XIV.
Fumo negro saiu hoje da chaminé do Vaticano às 21:01 (20:01 em Lisboa) para indicar que os 133 cardeais eleitores, reunidos em conclave desde as 15:30 (16:30), não chegaram a consenso sobre o próximo papa.
Quinze dos 133 cardeais que vão estar a partir de hoje reunidos em conclave, em Roma, para eleger o sucessor do Papa Francisco, já estiveram no Santuário de Fátima a presidir a grandes peregrinações.
O primeiro sinal de fumo do conclave papal deverá sair da Capela Sistina a partir das 19:00 de quarta-feira (18:00 hora de Portugal continental), anunciou hoje o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Os jovens do Reino Unido entre 11 e 19 anos com problemas de saúde mental declararam passar mais tempo nas redes sociais do que os que não têm problemas, segundo um estudo divulgado hoje na revista Nature Human Behavior.
O número de reclusos na União Europeia (UE) teve, em 2023, um aumento anual de 3,2%, com a taxa de ocupação média das prisões abaixo de 100%, divulgou hoje o Eurostat.
O tráfego aéreo de passageiros na Europa avançou 4,3% no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2024 e já está 3,2% acima dos níveis pré-pandemia, anunciou hoje a divisão europeia do Airports Council International (ACI Europe).
As autoridades espanholas detetaram uma terceira perda de geração de eletricidade no sul do país 19 segundos antes do apagão da semana passada, revelou hoje a ministra com a tutela da energia, Sara Aagasen.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro anunciou que terá alta hospitalar hoje, depois de três semanas internado após uma operação para desobstruir o intestino.
Várias pessoas ficaram feridas depois de um carro ter abalroado hoje uma multidão em Estugarda, no sudoeste da Alemanha, indicaram os serviços de emergência locais.