Oposição paquistanesa denuncia detenções após prisão de líder

A oposição paquistanesa denunciou hoje uma vaga de detenções contra membros do partido do antigo primeiro-ministro Imran Khan, na véspera de uma campanha de protesto a nível nacional para exigir que seja libertado.

©D.R.

Khan, que fundou o Pakistan Tehreek-e-Insaf (PTI, Movimento Paquistanês pela Justiça), está a cumprir várias penas de prisão depois de ter sido condenado em diferentes processos que os apoiantes consideram uma farsa judicial.

“Temendo o protesto do PTI, o governo [da província] do Punjab começou a prender os funcionários do partido, caindo na loucura ao invadir as suas residências a altas horas da noite sem mandados”, acusou o porta-voz do PTI, Zulfikar Bukhari.

De acordo com Bukhari, cerca de 150 militantes foram detidos só na cidade de Lahore, a principal da província do centro-leste do país.

“O seu crime? Ousar anunciar um protesto que ainda não aconteceu. Isso não é lei, é tirania”, afirmou, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

A oposição convocou os protestos para assinalar na terça-feira o segundo aniversário da prisão de Khan, uma estrela internacional do críquete que chefiou o Governo paquistanês entre 2008 e 2012.

O antigo primeiro-ministro foi condenado em vários processos, incluindo a uma pena de 10 anos de prisão por fuga de segredos de Estado e uma pena de 14 anos por corrupção na venda de presentes de Estado.

Além das penas de prisão, ficou proibido de exercer cargos públicos.

Khan, 72 anos, natural de Lahore, continua a ser considerado o líder político mais popular do Paquistão, segundo a EFE.

Após a primeira detenção de Khan, em maio de 2023, eclodiu uma onda de violência que culminou em ataques a instalações militares.

Em resposta, o Estado lançou uma forte repressão contra o PTI, com a detenção de milhares de apoiantes de grande parte de elementos da direção.

Muitos dos membros do PTI foram pressionados a abandonar o partido e o golpe final ocorreu antes das eleições, quando uma decisão judicial desmantelou de facto a estrutura como uma formação partidária nacional.

“O poder judicial deixou de ser independente e é influenciado pelo poder executivo”, declarou o porta-voz da aliança da oposição, Asad Qaiser, na semana passada.

A nova escalada de tensão aumenta a incerteza sobre a estabilidade da potência nuclear asiática.

O Paquistão, com cerca de 255 milhões de habitantes, encontra-se mergulhado numa grave crise económica e esteve recentemente envolvido num conflito armado com a vizinha Índia por causa de disputas sobre Caxemira.

Últimas de Política Internacional

O presidente dos Estados Unidos anunciou hoje aumentos das tarifas sobre as importações da Índia em retaliação pela compra contínua de "grandes quantidades" de petróleo russo por Nova Deli.
A oposição paquistanesa denunciou hoje uma vaga de detenções contra membros do partido do antigo primeiro-ministro Imran Khan, na véspera de uma campanha de protesto a nível nacional para exigir que seja libertado.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que as autoridades ucranianas estão a trabalhar para realizar uma troca de 1.200 prisioneiros, acordada com a Rússia.
Ataques com 'drones' ucranianos mataram esta madrugada três pessoas nas regiões russas de Rostov e Penza (sul), bem como em Samara, distante da linha de frente, anunciaram as autoridades locais.
Os fornecedores de novos modelos de inteligência artificial (IA) de uso geral, semelhantes ao assistente virtual inteligente ChatGPT, terão, a partir de hoje, de cumprir novas regras de segurança e transparência na União Europeia (UE).
Os Estados Unidos impuseram hoje a Lei Magnitsky ao juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil Alexandre de Moraes, dispositivo que impõe sanções económicas por violações graves contra os direitos humanos ou corrupção.
A Comissão Europeia vai permitir que os Estados-membros da União Europeia (UE) aumentem o valor dos adiantamentos dos fundos da Política Agrícola Comum (PAC) aos agricultores, ajudando assim a resolver problemas de liquidez que muitos enfrentam.
A Comissão Europeia recebeu manifestações formais de interesse de 18 Estados-membros, incluindo Portugal, para aceder a empréstimos em condições favoráveis ao abrigo do Mecanismo de Assistência à Segurança para a Europa, SAFE, foi hoje divulgado.
A administração de Donald Trump aumentou hoje a recompensa por informações sobre a identificação ou localização do líder da organização extremista Al-Qaida na Península Arábica (AQPA), por ameaçar atacar os Estados Unidos.
Uma juíza de Bogotá decidiu, esta terça-feira, que o ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe (2002-2010) é penalmente responsável pelo crime de suborno de testemunhas em atuação penal, no âmbito de um caso que remonta a 2012.