SNS com cinco serviços de urgência fechados no sábado e seis no domingo

Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria estão encerrados hoje, no sábado serão cinco no total e no domingo seis, segundo a informação disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

© D.R.

Os dados das escalas de urgência publicados no portal do SNS e consultados pela Lusa pelas 09:40 indicam que, hoje, estão encerradas cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia, em Almada, Vila Franca de Xira, Barreiro, Abrantes e Aveiro. No hospital do Barreiro a urgência de Pediatria também está fechada.

A receber apenas casos enviados pela Linha SNS 24 ou pelo INEM (referenciadas) estão as urgências de Pediatria no Hospital Doutor Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), a de Obstetrícia de Santarém e as de Ginecologia e Obstetricia de Braga (das 20:00 às 24:00), do S. Francisco Xavier, em Lisboa (08:00-24:00), de Leiria (09:00/24:00).

No sábado serão quatro as urgências de Ginecologia e Obstetrícia encerrados – Aveiro, Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira e Almada – e uma de Pediatria (Vila Franca de Xira), enquanto estarão referenciadas as urgências de Pediatria do São Francisco Xavier (Lisboa), do Amadora-Sintra e do hospital de Loures, que assim permanecerão todo o fim de semana.

Também no sábado, apenas estarão a receber casos encaminhados pela Linha SNS 24 ou do INEM as urgências de Obstetrícia e Ginecologia de Leiria, São Francisco Xavier (00:00-08:00), Braga (00:00-08:00) e Amadora-Sintra (08:00-24:00).

Já no domingo estão encerradas uma urgência de Pediatria (Vila Franca de Xira) e cinco de Ginecologia e Obstetrícia: Almada, Setúbal, Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha e Aveiro.

A funcionar de forma referenciada estarão as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Amadora-Sintra (00:24:00) e Leiria, assim como a de Obstetrícia de Santarém (00:00:20:30).

As escalas, atualizadas pelos hospitais, indicam ainda que estarão abertos cerca de 128 serviços de urgência em todo o país no sábado e 127 no domingo, a que se juntam as urgências de Ginecologia e Obstetrícia que estarão a funcionar no âmbito do projeto-piloto (32 no sábado e 29 mo domingo), que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Últimas do País

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) estão com falhas desde a tarde de segunda-feira devido a problemas informáticos na central 112 Lisboa, o que tem levado a atrasos no envio de ambulâncias, segundo o sindicato do setor.
O CHEGA quer penas mais duras para incendiários, com prisão obrigatória e trabalho de reflorestação nas zonas ardidas. Ventura defende que sejam tratados como terroristas e sem acesso a benefícios penais.
Perto de 1.200 operacionais estavam hoje, pelas 15:15, empenhados no combate aos três mais preocupantes incêndios em destaque pela Proteção Civil, que lavram em Vila Real, Tabuaço e Trancoso.
A Capitania do Porto da Nazaré determinou a interdição de banhos na praia da Nazaré, como medida preventiva, na sequência de uma escorrência de efluentes, informou hoje a Câmara Municipal local.
A ministra da Saúde solicitou à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde a abertura de um processo de inquérito ao caso de uma jovem grávida que teve o parto numa rua do Carregado, no concelho de Alenquer.
Seis meios aéreos estavam mobilizados pelas 10:45 para o combate ao fogo que lavra na serra do Alvão, em Vila Real, em zona de declive acentuado, segundo a Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil (ANEPC).
A peregrinação integra a peregrinação nacional do migrante e do refugiado, o momento de maior destaque da 53.ª Semana Nacional das Migrações, que começou no dia 10 e termina no próximo domingo.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) financiou com mais de 236 milhões de euros a quase totalidade dos 907 utentes que fizeram tratamento de hemodiálise no ano passado, segundo dados hoje divulgados.
Os incêndios rurais já consumiram este ano quase 60.000 hectares e cerca de 15.000 hectares arderam desde domingo, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O partido de André Ventura defende que a proposta procura corrigir “uma profunda desigualdade social”, reclamando justiça para os idosos portugueses que, após décadas de trabalho e descontos, são forçados atualmente a viver com pensões insuficientes. O CHEGA exige que se honre a dignidade desses cidadãos, colocando um travão ao que considera ser um tratamento privilegiado aos recém-chegados em detrimento de quem “construiu o país”.