Novo pacto quer reforçar papel do farmacêutico e das farmácias comunitárias

As principais organizações representativas do setor farmacêutico uniram-se num Pacto pela Valorização da Profissão e da Atividade do Farmacêutico Comunitário, um compromisso comum para o futuro da profissão e o fortalecimento do papel das farmácias comunitárias.

© D.R.

Segundo revelou a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), este pacto envolve 18 compromissos que passam pela criação de condições para atrair e reter profissionais em todas as fases da carreira, diferenciação e especialização da atividade farmacêutica, reforço da formação inicial e contínua e valorização salarial.

O pacto defende ainda a justa remuneração dos serviços farmacêuticos, a proteção das farmácias em territórios de baixa densidade populacional, a promoção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros, a conciliação entre vida pessoal, familiar e profissional, a autonomia técnica e científica do farmacêutico e o reconhecimento social da profissão.

Este memorando de entendimento surgiu na sequência de um estudo feito pela APJF, envolvendo mais de 1.000 farmacêuticos, que avaliou a perceção destes profissionais sobre as suas condições de trabalho, bem como a satisfação e perspetiva de futuro.

A análise concluiu que mais de 90% dos farmacêuticos comunitários estão preocupados com as condições do mercado de trabalho em Portugal, sendo que 30% já procuraram oportunidades de trabalho em farmácia comunitária no estrangeiro, um valor que sobe para 40% nos casos dos farmacêuticos com menos de 35 anos.

Os principais desafios e constrangimentos apontados pelos farmacêuticos são a remuneração — três em cada quatro não estão satisfeitos com o salário, sobretudo em função das qualificações profissionais e da realidade socioeconómica do país – e o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar.

As perspetivas de progressão na carreira são também apontadas como preocupações neste estudo, que indica que as dimensões remuneração e equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar figuram “entre os fatores que mais influenciam a motivação dos profissionais”.

Tendo em conta a escassez de profissionais de saúde, o envelhecimento da força de trabalho da saúde, a crescente evolução científica, técnica e tecnológica e as qualificações que são exigidas a estes profissionais, este pacto pretende ajudar a retê-los em Portugal e aumentar a atratividade da profissão entre os mais jovens.

“Existem grandes desafios para a atração, retenção e valorização de talento nas farmácias comunitárias, particularmente num contexto de maior integração dos farmacêuticos e farmácias comunitárias em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde”, considera a APJF, que por isso defendeu que se avançasse para esta “agenda conjunta”.

O pacto foi assinado entre as principais entidades do setor: Ordem dos Farmacêuticos, Sindicato Nacional Farmacêutico, Associação Nacional das Farmácias, Associação de Farmácias de Portugal, Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos, Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia e Associação Portuguesa de Farmacêuticos para a Comunidade.

Últimas do País

A PSP indicou hoje que decorre um processo de substituição e renovação de vários artigos e equipamentos nas instalações policiais no aeroporto de Lisboa, avançando que a ANA - Aeroportos de Portugal já iniciou ações de desratização.
Um homem de 77 anos ficou em prisão preventiva, em Paços de Ferreira, no distrito do Porto, por suspeita de violência doméstica sobre a companheira de 72 anos, anunciou hoje a GNR.
As principais organizações representativas do setor farmacêutico uniram-se num Pacto pela Valorização da Profissão e da Atividade do Farmacêutico Comunitário, um compromisso comum para o futuro da profissão e o fortalecimento do papel das farmácias comunitárias.
A TAP está hoje a ser alvo de buscas no âmbito de um inquérito à indemnização paga a uma ex-administradora da companhia aérea, anunciou o Ministério Público.
A campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 arranca hoje em unidades do SNS e farmácias, visando imunizar contra a gripe 2,5 milhões de pessoas e 1,5 milhões contra a covid-19 até ao Natal, anunciou a Direção-Geral da Saúde.
A PSP deteve 28 pessoas e registou 290 infrações rodoviárias nos últimos três dias durante a operação “Transporte Seguro”, que visou também reforçar o sentimento de segurança dos utentes que utilizam viaturas TVDE, informou hoje aquela polícia.
Falta, pelo menos, um professor em 78% das escolas públicas e há 38 estabelecimentos com mais de 10 horários por preencher, a esmagadora maioria nas zonas de Lisboa e Península de Setúbal, segundo dados oficiais.
O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste adiou hoje a assembleia de credores da Trust in News (TiN), dona da Visão, que previa a discussão da liquidação da empresa, para dia 01 de outubro.
Mais de 500 operacionais, com o apoio de sete meios aéreos combatiam cerca das 08:00 de hoje o incêndio que deflagrou no concelho de Aljezur e que entrou domingo à noite em Lagos, segundo fonte da proteção civil.
Um projeto de três alunos portugueses foi distinguido com dois prémios na Mostra de Ciência, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura (MOSCITEC) que teve lugar em Porto Alegre, no Brasil, divulgou hoje a Fundação da Juventude.