Enfermeiros fazem contraproposta e negociações prosseguem após eleições

A plataforma de cinco sindicatos de enfermeiros entregou hoje ao Governo a sua contraproposta para um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), no âmbito do processo negocial que será retomado após as eleições autárquicas de outubro.

© D.R.

A informação foi adiantada à agência Lusa pelo porta-voz da plataforma sindical, que se reuniu hoje com o Ministério da Saúde, depois de ter recebido a proposta do Governo para o primeiro ACT para os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde no início de setembro.

“O ministério apresentou-nos uma proposta que, no essencial, não garante aquilo que os enfermeiros querem neste momento. O que nós queremos é igualdade entre os contratos em funções públicas e os contratos individuais de trabalho e essa proposta, em si, não traz isso”, adiantou Fernando Parreira, que é também presidente do Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (Sipenf).

O dirigente sindical manifestou a sua concordância com a proposta do Governo que concede um dia de férias por cada 10 anos de serviço, mas alertou que apenas isso é insuficiente.

“Tem lá um dia de férias por cada dez anos de serviço, mas isso só não chega, queremos mais”, referiu Fernando Parreira, ao adiantar que os sindicatos receberam o compromisso do Governo que vai analisar a contraproposta até à próxima reunião, que vai decorrer na semana seguinte às eleições autárquicas de 12 de outubro.

No final de julho, o Governo e estes sindicatos dos enfermeiros assinaram um protocolo que estabelecia os termos e as matérias a rever, com as negociações a arrancarem em setembro, com uma primeira reunião entre as duas partes.

Segundo o Governo, em cima da mesa está uma proposta de ACT, que abrange diversos temas, como novas formas de organização do tempo de trabalho dos enfermeiros, nomeadamente a flexibilidade dos horários para os profissionais de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde.

Na terça-feira, numa audição parlamentar, o secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Rocha Gonçalves, salientou que a intenção do executivo é “valorizar a profissão de enfermagem”, mas não antecipou medidas concretas, alegando que as negociações estão a decorrer.

A plataforma sindical agrega os Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE), Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor), Sindicato dos Enfermeiros (SE), Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (Sipenf) e o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU).

Últimas do País

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu que a morte de um homem em Mogadouro, Bragança, durante a greve do INEM, poderá estar relacionada com o atraso no atendimento pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
O programa Mais Contigo, de prevenção do suicídio nas escolas, detetou que 41% dos mais de 16 mil alunos avaliados no último ano letivo em todo o país, apresentam sintomatologia depressiva ligeira e 26,5% sintomas moderados ou graves.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, foi hoje alvo de buscas pela PJ, confirmou o presidente da autarquia Augusto Marinho.
Um homem, de 43 anos, foi detido pela PSP por suspeita de tráfico de droga em Portalegre, tendo as autoridades apreendido mais de 10 mil doses individuais de vários tipos de estupefacientes, foi hoje divulgado.
Um homem procurado pelas autoridades portuguesas por ter matado uma pessoa com 24 punhaladas no Algarve em abril de 2022 foi detido em Espanha, anunciou hoje a força policial espanhola Guarda Civil.
Mais de 470 milhões de receitas sem papel foram emitidas ao longo da última década em Portugal, numa transformação digital que permite atualmente a prescrição média de 244 receitas eletrónicas por minuto, revelam dados hoje divulgados.
Sete homens com idades entre os 20 e os 54 anos foram detidos na segunda-feira na freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa, por suspeita de crimes de tráfico de droga, anunciou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).
O Tribunal Judicial de Ponte de Lima aplicou hoje prisão preventiva a um homem, de 37 anos, suspeito de abusar sexualmente, em Angola e Ponte de Lima, das duas filhas menores e de engravidar uma delas, disse fonte policial.
A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR deteve na quarta-feira sete homens e apreendeu armas de guerra e três viaturas junto à Praia do Amado, em Carrapateira, no concelho de Aljezur, no distrito de Faro.
A Linha da Beira Alta vai reabrir integralmente no domingo com a reposição do serviço de transportes de passageiros entre a Pampilhosa e Mangualde, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).