Precipitação na Madeira será mais intensa a partir das 18h00

© D.R.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a precipitação no arquipélago da Madeira, que está sob aviso vermelho, será mais intensa a partir das 18h00, informou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil.

Na informação divulgada após uma reunião entre o dispositivo operacional, a Proteção Civil adiantou que foram “reforçadas as equipas dos diversos agentes com capacidade para fazer face às ocorrências que possam surgir no período mais crítico, com elevado grau de prontidão”.

O IPMA colocou a costa sul e as zonas montanhosas da Madeira sob aviso vermelho (o mais grave), desde as 15h00 de hoje e durante 24 horas, devido às previsões de “chuva forte e persistente”, numa depressão batizada de Óscar.

No mesmo documento, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCM) apelou à população que evite deslocações desnecessárias durante o período em que vigorar o alerta vermelho.

O SRPCM renovou ainda as recomendações à população, nomeadamente a necessidade de atenção aos avisos e recomendações das autoridades.

Também indicou que, em caso de inundação no interior de habitações por excesso de chuva, devem contactar o 112.

Para quem andar na estrada, aquele serviço pediu redobrada atenção na condução, reduzindo a velocidade, e atenção aos lençóis de água, acrescentando que deve ser evitada a condução ou o estacionamento em zonas propícias a inundações.

Aquela entidade alertou ainda para a necessidade de desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e limpeza de inertes que possam ser arrastados e pede à população para estar atenta a estradas possa estar cortadas ou condicionadas ao trânsito.

O município de Câmara de Lobos, na Madeira, também disse ter todo o dispositivo operacional preparado para responder a eventuais ocorrências.

Numa nota, a câmara municipal deste concelho contíguo a oeste do Funchal disse ter realizado uma reunião de coordenação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), bombeiros voluntários e serviços operacionais, “estando já preparado todo o dispositivo para atender às eventuais ocorrências que possam surgir”.

Citado no documento, o vice-presidente daquele município, Leonel Silva, que tem o pelouro da Proteção Civil, indicou que “estão a ser implementadas todas as medidas para mitigar os eventuais efeitos adversos que possam decorrer da pluviosidade intensa que se prevê”.

Devido a esta situação meteorológica, a autarquia de Câmara de Lobos cancelou todas as atividades programadas para hoje, como as previstas no âmbito das comemorações do Dia Do Ambiente para “evitar a circulação desnecessária de pessoas”.

No mesmo documento, adiantou que foi reforçada a limpeza de sarjetas e linhas de água e criadas zonas de contenção, na baixa de Câmara de Lobos, para canalizar as águas para os pontos de escoamento.

A autarquia acrescentou que “estão em prontidão duas bombas de alto débito na baixa da cidade para fazer frente a eventuais inundações na zona da Capela de Nossa. Sra. Da Conceição, devido à agitação marítima”.

Os responsáveis decidiram também encerrar vários pontos considerados críticos, como os acessos às zonas altas, Boca da Corrida e Boca dos Namorados, além da ‘promenade’ e do cais de Câmara de Lobos.

Últimas do País

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) alertou o Governo para o possível "colapso" do aeroporto de Lisboa, devido ao impacto da entrada em funcionamento do novo Sistema Europeu de Controlo de Entradas e Saídas (EES).
Toldos instalados junto a arribas, o uso de postos de socorro como armazéns e sanitários encerrados são algumas das irregularidades detetadas durante uma fiscalização a praias concessionadas do Algarve, revelou esta segunda-feira a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Dois homens foram detidos, na sexta-feira, no Porto, por suspeita de violência doméstica contra as companheiras, sendo que em ambos os casos as agressões ocorreram dentro de viaturas na via pública, foi hoje anunciado.
A idade máxima para concorrer ao curso de agentes da PSP vai passar dos 30 para os 35 anos, segundo a portaria esta segunda-feira publicada, que deixa de exigir altura mínima como critério de admissão.
O grupo de trabalho da Assembleia Municipal do Porto para acompanhar investimentos em transporte público concluiu que a Metro do Porto comunicou prazos inexequíveis de obras, criticando ainda "contradições" entre as entidades envolvidas no projeto do metrobus.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 31 anos, fortemente indiciado pela prática de vários crimes de abuso sexual de menores, com circunstâncias agravantes, ocorridos desde 2022, na cidade da Amadora, avançou o Jornal de Notícias (JN). A vítima é a enteada do suspeito, de nove anos.
Um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira, bem como os grupos oriental e central dos Açores estão hoje sob aviso amarelo por causa da chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até à madrugada de terça-feira o aviso amarelo para as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) dos Açores, por causa da "precipitação por vezes forte".
O montante do total de contratos de empreitada de obras públicas registados no Portal Base até setembro atingiu 6.230 milhões de euros, um crescimento de 94% face ao mesmo período de 2024, impulsionado pela linha ferroviária de alta velocidade.