Morreu o guitarrista britânico Jeff Beck aos 78 anos

O guitarrista britânico Jeff Beck morreu na terça-feira aos 78 anos, após ter contraído meningite bacteriana, anunciou hoje a sua família.

“Em nome da sua família, é com profunda tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem (terça-feira). A sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda”, refere um comunicado divulgado quarta-feira no site oficial do músico.

Considerado um dos maiores de todos os tempos, Jeff Beck ganhou destaque como membro da banda Yardbirds em 1965, substituindo Eric Clapton, tendo depois por conta própria iniciado uma carreira a solo que incorporou hard rock, jazz, funky blues e até ópera.

Jeff Beck ganhou sete Grammy com as suas performances na guitarra e em 2011 foi eleito o quinto melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone.

Recentemente, fez uma série de espetáculos com o ator Johnny Depp, de quem era amigo, para divulgar “18”, álbum que fizeram em parceria.

Últimas de Cultura

A equipa do Museu de Lisboa descobriu mais uma parte da área central do Teatro Romano durante escavações que decorreram entre 02 e 12 de dezembro do ano passado, foi hoje anunciado.
Um coro constituído por doentes oncológicos e seus cuidadores está em embrião em Braga, sendo o seu principal objetivo combater o isolamento de quem lida de perto com o cancro, foi anunciado esta segunda-feira.
A Coordenação do Ensino de Português na Alemanha (CEPE), realiza, durante todo o ano letivo, a 1.ª edição das tertúlias infantojuvenis "Entreler as Entrelinhas" para promover a língua portuguesa e os hábitos de leitura.
Os portugueses MAQUINA., Marta Pereira da Costa, Raquel Martins e Travo atuam esta semana no festival Eurosonic, que começa na quarta-feira em Groningen, nos Países Baixos.
A Câmara do Funchal anunciou, na segunda-feira, que vai candidatar a calçada madeirense ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, considerando essencial preservar os saberes e técnicas associados ao ofício, que utiliza pedras recolhidas nas praias e ribeiras da região.
Várias personalidades da cultura estão entre os primeiros subscritores de uma petição pública que pede "a continuidade" do projeto de reconversão da antiga Manutenção Militar em Lisboa, entregue ao anterior Governo.
Um documentário sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, um dos nomes destacados da dança independente em Portugal, vai ter antestreia na sexta-feira, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.
O programa evocativo dos 700 anos da morte do rei Dinis abriu, na terça-feira, no Mosteiro de Odivelas, com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca, anunciou o instituto Património Cultural.
A exposição "Camões 500" vai ser inaugurada na quinta-feira, às 16h00, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), convidando o público a explorar diferentes facetas da vida e da obra do poeta, foi hoje anunciado.
O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.