Polícia Judiciária alerta para mensagem falsa sobre parceria com MBWay

A Polícia Judiciária (PJ) denunciou hoje a existência de um email fraudulento que está a circular sobre um suposto protocolo de cooperação estabelecido com o serviço MBWay que pede a atualização dos dados multibanco dos cidadãos.

“Este email é falso e tem como finalidade única e exclusiva de recolha de elementos bancários, através de método conhecido como Phishing, pelo que deve ignorar esta mensagem, não responder à mesma e reportar spam, bem como apagar a mesma”, esclarece em comunicado este órgão de polícia criminal.

A Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ refere que “diversos cidadãos” já receberam a mensagem em causa.

A nota divulgada pela PJ recomenda que as pessoas apaguem este tipo de mensagens e que divulguem o alerta para evitar novas vítimas de eventuais burlas eletrónicas.

A PJ apela ainda a que nunca se aceda a “’links’ ou anexos de mails estranhos” e a que se desconfie de “notícias e ofertas sensacionalistas”, lembrando: “As instituições credíveis e sérias não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes”.

Últimas do País

Mais de uma dezena de casas assaltadas, emigrantes como principais alvos e aldeias em sobressalto. A GNR avançou de madrugada e travou uma rede criminosa que espalhava o medo em Macedo de Cavaleiros e Bragança.
Vários distritos vão estar entre quinta-feira e sábado sob avisos devido à previsão de chuva e agitação marítima por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Polícia Judiciária (PJ) entregou hoje às autoridades alemãs o jovem de 19 anos detido em Lisboa por suspeita de ter matado a família quando se encontravam de viagem a Cabo Verde.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) recusou a entrada a 1.867 passageiros, dos 11.377.097 que controlou no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa no ano passado, indicou hoje aquela força de segurança.
A escassez de profissionais obriga o Hospital Garcia de Orta a falhar nove turnos da viatura médica que responde aos casos mais graves do INEM.
O alerta para a ocorrência foi dado cerca das 11h30.
A Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa registou mais de 5.700 operações de emergência em 2025, indicou hoje a instituição, sublinhando o empenho dos 126 voluntários na assistência pré-hospitalar em toda a região autónoma.
A Igreja Católica em Portugal pediu hoje desculpa às vítimas de abuso sexual por não ter sido possível concluir o processo de compensações financeiras no prazo inicialmente previsto, no final de 2025.
A PSP encontrou 54 armas nas escolas portuguesas ano letivo de 2024/25, mais 15 do que no ano anterior, e foram registadas quase 3.900 ocorrências em 2024/25, no âmbito do Programa Escola Segura.
A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma rede de tráfico que operava através do Aeroporto de Lisboa, a partir de África, tendo apreendido cocaína e detido hoje mais dois suspeitos da investigação iniciada em 2025, entre eles o alegado cabecilha.