Marinha detém nove suspeitos de narcotráfico e apreende duas embarcações

©Marinha

A Marinha anunciou que procedeu à detenção nove indivíduos suspeitos de narcotráfico. As autoridades apreenderam ainda duas embarcações de alta velocidade.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional anunciaram esta quinta-feira a detenção de nove homens suspeitos de narcotráfico e a apreensão de duas embarcações de alta velocidade com muitos jerricãs de combustível a bordo.

Um comunicado da Marinha refere que a detenção dos nove suspeitos, de nacionalidade marroquina, e a apreensão das lanchas rápidas resultaram de uma operação conjunta com a Autoridade Marítima Nacional e com a Força Aérea Portuguesa realizada na noite de quarta-feira em águas internacionais a sul do território português.

Na ação conjunta, refere a Marinha, “foram monitorizados movimentos suspeitos de embarcações relacionadas com o narcotráfico e concretizadas duas operações de abordagem em águas internacionais, visando as referidas embarcações”.

De acordo com o comunicado, as abordagens foram efetuadas por uma embarcação da Marinha, operada por Fuzileiros, e por outra da Polícia Marítima.

As embarcações e os cidadãos marroquinos detidos foram conduzidos para o porto de Faro, a fim de serem efetuadas as diligências de investigação e determinadas eventuais medidas de coação.

Nos últimos meses, operações idênticas efetuadas em águas portuguesas e internacionais levaram à detenção de vários suspeitos de tráfico, de embarcações de alta velocidade e à apreensão de elevadas quantidades de estupefacientes.

Últimas do País

André Ventura criticou o Presidente da República por não exigir a demissão da ministra da Saúde após mais um caso de morte associada a falhas do INEM.
O plano que no inverno passado reforçou o INEM com mais 100 ambulâncias não avançou este ano. A decisão é criticada pelos bombeiros e surge num contexto de urgências sobrelotadas e atrasos graves no socorro.
Depois de um homem ter morrido no Seixal sem socorro durante cerca de três horas, o CHEGA vai requerer a audição parlamentar da ministra da Saúde. O partido quer ainda ouvir o presidente do INEM e o diretor executivo do SNS.
O estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado na quinta e na sexta-feira pela depressão Goretti, prevendo-se chuva e queda de neve nos pontos mais altos, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As urgências dos hospitais privados registaram, entre o Natal e o Ano Novo, um aumento médio de 20% na procura face ao período homólogo, devido ao tempo frio e ao aumento da oferta, segundo a associação do setor.
Um homem vai ser julgado em Leiria pela alegada prática de 190 crimes de abuso sexual e nove crimes de pornografia, de que terão sido vítimas dois menores, segundo o despacho de acusação hoje consultado pela Lusa.
A Inspeção-Geral da Educação e Ciência abriu processos a instituições que publicitavam pós-graduações e cursos superiores sem autorização legal. Três entidades enfrentam contraordenações e o caso já chegou à Defesa do Consumidor.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um inquérito ao caso do homem que morreu no Seixal depois de ter esperado cerca de três horas por socorro do INEM.
Em apenas 12 meses, os portugueses apresentaram quase 240 mil reclamações. O Portal da Queixa registou um máximo histórico de reclamações em 2025, com logística, telecomunicações e serviços públicos no centro de uma onda de indignação sem precedentes.
O Tribunal Constitucional recusou todas as nulidades apresentadas pela defesa de Ricardo Salgado e determinou o encerramento do ciclo de recursos, abrindo caminho ao cumprimento da pena de oito anos de prisão confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça.