Largo de Ferreira Lapa encerrado quarta-feira por obras no Metro do Porto

© Facebook/MetroPorto

O Largo de Ferreira Lapa será fechado a veículos e peões na quarta-feira, por segurança, antes e depois das explosões previstas para as 10h30 no âmbito da execução da linha circular da Metro do Porto.

Em comunicado, a Câmara do Porto informou que o largo será fechado, em toda a extensão, e que o condicionamento será entre as 10h30 – altura prevista para o disparo – e as 10h45.

“Pelo mesmo motivo e período, torna-se necessário estabelecer sentido único de trânsito norte-sul na Rua do Bom Sucesso, no troço compreendido entre o Largo de Ferreira Lapa e a Rua de S. Paulo”, acrescenta a autarquia.

A empreitada da Linha Rosa da Metro do Porto implica que sejam “criados três poços de emergência e ventilação, que terão ligação à superfície na Praça de Parada Leitão, na Rua de Miguel Bombarda e no Largo de Ferreira Lapa”, assinala a nota de imprensa.

“Precisamente neste terceiro local, os últimos metros em profundidade terão de ser abertos com recurso a pequenas cargas de explosivos”, relata o comunicado.

A câmara informa que os trabalhos estão “devidamente autorizados pelas entidades competentes, dispõem da respetiva Licença Especial de Ruído e serão precedidos por breves avisos sonoros de alerta, o que significa que o impacto é pontual e reduzido”.

Neste contexto, “na via pública, será montado um perímetro, com acompanhamento policial, para assegurar o distanciamento necessário”.

A autarquia do Porto esclarece ainda que no período de preparação e de concretização do disparo, “o terminal do Bom Sucesso estará inacessível, pelo que as linhas da STCP [Sociedade de Transportes Coletivos do Porto] com fim de linha nesse equipamento serão desviadas para a Rua de S. Paulo”.

“Quanto às linhas que atravessam o Largo de Ferreira Lapa com paragem no lado sul, serão desviadas para a Rua de Júlio Dinis”, assinala a nota de imprensa, que confirma que todos os condicionamentos de trânsito serão assegurados pela Polícia.

Últimas do País

Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.
O encargo do SNS com medicamentos para o tratamento das doenças do aparelho circulatório aumentou cerca de 41%, entre 2015 e 2024, passando de 357 milhões de euros para cerca de 505 milhões de euros, revela hoje um relatório.
A proteção civil registou entre as 00h00 de terça-feira e as 06h00 de hoje 1.576 ocorrências, entre inundações, quedas de árvores e revelações, na Área Metropolitana do Porto, Coimbra e Aveiro, sem causar vítimas.
Quinze pessoas foram detidas numa operação de combate ao tráfico de droga que decorreu em Paredes, Maia e Vila Nova de Gaia, na qual também foram apreendidas 10 mil doses de produto estupefaciente, informou hoje a GNR do Porto.
Os locais de acolhimento de Coimbra foram previamente definidos e especificaram 160 pessoas durante a noite, que tinham sido retiradas de zonas de risco de cheia no concelho, revelou hoje fonte do município.