Setor metalúrgico e metalomecânico exportou mais de 23.000 ME

© D.R.

O setor metalúrgico e metalomecânico exportou, no ano passado, mais de 23 mil milhões de euros, um aumento de 18% em relação a 2021, de acordo com dados divulgados num estudo da AIMMAP.

Assim, de acordo com a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) o setor é o “que mais exporta em Portugal”, tendo em 2022, somado 23.080 milhões de euros em vendas ao exterior, um aumento de 18%, segundo os dados do estudo.

De acordo com o documento, o setor “é atualmente composto por cerca de 23 mil empresas e por uma força de trabalho de quase 246 mil pessoas (dados de 2021)”, sendo que o seu volume de faturação “fixa-se em cerca de 34,6 mil milhões de euros”, enquanto “a geração de riqueza está no patamar dos 8,7 mil milhões anuais, com um peso muito significativo no conjunto das indústrias transformadoras e, mesmo, da economia como um todo, quer em termos diretos quer indiretos”.

Segundo a associação, tendo em conta o peso do setor, “é crucial o desenho e estruturação de uma estratégia agregadora e concertada, que estimule o desenvolvimento competitivo futuro” sendo “baseada na inovação tecnológica, na capacitação empresarial, na internacionalização e na promoção da descarbonização e circularidade”, destacou.

Este estudo concretiza ainda “o Plano Estratégico e de Ação para o Setor Metalúrgico e Metalomecânico para o horizonte 2030 (Metal 2030)”, referiu, dando conta das prioridades neste âmbito.

Os principais objetivos, destacou, passam por definir a visão para o setor para o horizonte 2030, “com envolvimento dos seus principais ‘stakeholders’, e os eixos estratégicos para a concretizar”, identificar “os domínios de intervenção prioritários para mobilizar cada um dos eixos estratégicos, incluindo ações e medidas para alavancar oportunidades e/ou endereçar custos de contexto, e compatibilizar estes domínios com apoios públicos disponíveis”.

Além disso, as prioridades passam por “caracterizar os projetos e investimentos identificados, tendo em consideração o timing das oportunidades a explorar” pelo setor no âmbito do PT2030 e “definir um ‘roadmap’ implementável (agenda transformadora) para a estratégia”, lê-se no documento.

Últimas de Economia

Onze voos divergiram e sete foram cancelados hoje no aeroporto de Lisboa, segundo fonte sindical devido à greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies (antiga Groundforce), embora a gestora aeroportuária ANA atribua as perturbações a constrangimentos no aeroporto da Madeira.
Os trabalhadores em prestação de serviços no Estado subiram 10% no final do primeiro semestre, face ao final do semestre anterior, para 18.718, o valor mais elevado desde, pelo menos, final de dezembro de 2011, segundo dados da DGAEP.
O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 1.740 euros por metro quadrado (m2) em novembro, mais 13,7% em termos homólogos e mais 1,1% acima do valor de outubro, divulgou hoje o INE.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 3,3% em novembro face a igual mês de 2023 e 3,2% face a outubro, para 322.548 pessoas, segundo os dados divulgados hoje pelo IEFP.
Os trabalhadores de filiais de empresas estrangeiras em Portugal ganharam em 2023, em média, mais 42,5% do que os das sociedades nacionais, recebendo 1.745 euros, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
Os trabalhadores da distribuição convocaram uma greve para os dias 24 e 31 de dezembro, em luta por aumentos salariais, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (Sitese).
“O Governo procura que os encargos para o Orçamento do Estado sejam o mais limitados possível, e se possível até sem qualquer impacto para os contribuintes, sendo o financiamento totalmente privado. Veremos o que o relatório da Vinci/ANA dirá sobre este aspeto”, afirmou Joaquim Miranda Sarmento.
A Associação Lisbonense de Proprietários apresentou uma queixa formal na Provedoria de Justiça, acusando o Estado de bloquear o acesso dos senhorios à compensação por rendas antigas e de usar o valor tributário sem atualização para calcular o apoio.
A procura mundial de carvão atingiu um nível recorde este ano, mas deverá estabilizar até 2027, dado o crescimento das renováveis para satisfazer a procura crescente de eletricidade, anunciou hoje a Agência Internacional de Energia (AIE).
Os trabalhadores da Higiene Urbana de Lisboa vão estar em greve nos dias 26 e 27 e em greve ao trabalho extraordinário entre dia de Natal e a véspera de Ano Novo, divulgou o Sindicato dos Trabalhadores do Município.