Campanha de Banco Alimentar angaria mais de 1.719 toneladas de alimentos

©D.R.

A campanha nacional do Banco Alimentar Contra a Fome (BA), que decorreu no fim de semana, angariou mais de 1.719 toneladas de alimentos com a colaboração de 40 mil voluntários.

A campanha de recolha alimentar realizou-se em duas mil superfícies comerciais de 21 regiões do país, informou a instituição de solidariedade social.

“A quantidade de produtos doada atesta uma vez mais a solidariedade dos portugueses que, apesar do contexto inflacionista e das dificuldades que afetam muitas famílias, aderiram à proposta”, referiu um comunicado do BA.

“A nossa palavra é de gratidão a todos quantos aceitaram o convite do Banco Alimentar da sua região e doaram tempo, sendo voluntários, ou alimentos, partilhando o que compraram para as suas casas, para as suas mesas”, reagiu a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, citada na nota enviada à comunicação social.

“Foi renovada assim esta rede social real, numa festa da partilha e da solidariedade, não obstante a situação que afeta tantas famílias”, sublinhou.

Os alimentos recolhidos vão ser distribuídos, a partir desta semana, em 2.600 instituições de solidariedade social, que, segundo o BA, vão fazer a entrega “a cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas”.

Além desta campanha presencial, vai ainda ser possível contribuir, até 14 de maio, através de vales disponíveis nos supermercados ou de uma plataforma eletrónica disponível em www.alimentestaideia.pt.

No ano passado, os 21 Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 28,9 mil toneladas de alimentos, num valor global estimado superior a 44,2 milhões de euros.

Últimas do País

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou hoje a abertura de um novo concurso público, a decorrer em julho, para recrutar mais 200 Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH). Com a entrada destes profissionais, o INEM vai aumentar os seus quadros de TEPH de cerca de 1.100 para 1.300.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para o aumento da transmissão do vírus da hepatite A no país, onde foram notificados 504 casos de infeção entre 01 de janeiro e 31 de maio.
A Ordem dos Médicos defendeu hoje a abertura de todas as vagas disponíveis nas zonas onde faltam médicos de família e alertou para as "falhas gritantes" ocorridas na colocação dos novos especialistas medicina geral e familiar.
O Tribunal Constitucional (TC) declarou, em plenário, inconstitucionais normas do imposto adicional sobre a banca por considerar que violam o princípio da igualdade tributária.
A Polícia Judiciária (PJ) intercetou ao largo dos Açores, com o apoio da Marinha Portuguesa, um veleiro com 1,6 toneladas de cocaína destinadas à Europa, tendo sido detidas na operação três pessoas, anunciou hoje a força policial.
Os alunos do 9.º ano realizaram hoje a primeira das duas provas finais do ensino básico, mas a avaliação foi dificultada por várias falhas na plataforma digital utilizada, segundo relatos das escolas.
Cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria vão estar encerradas no sábado, subindo para seis no domingo, segundo as escalas de urgências publicadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde.
Os alunos do 9.º ano realizam hoje a primeira das duas provas finais do ensino básico que, pela primeira vez vão ser feitas em formato digital, desafio para o qual as escolas dizem estar preparadas.
Quarenta por cento dos estudantes do ensino superior consomem psicotrópicos e um em cada 10 toma anfetaminas ou estimulantes, segundo um estudo com mais de 2.300 alunos que mostra elevados níveis de ‘burnout’ e falta de apoio psicológico.
Cerca de 50 concelhos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).