20 Abril, 2024

Deputado do CHEGA questiona Ministro da Educação sobre “degradação do ensino público”

© Folha Nacional

O ministro da Educação foi confrontado, esta terça-feira no Parlamento, com o facto de, sublinhou o deputado do CHEGA, Gabriel Mithá Ribeiro, o ensino público estar “seriamente degradado”, o que “explica a transferência dos alunos para o ensino privado em ritmos que ultrapassam recordes históricos.

Durante a audição do ministro na Comissão de Educação e Ciência, o deputado do CHEGA apontou que em “1976 só 6% dos alunos frequentavam o privado e, em 2021, os números já tinham disparado para os 20% e em ritmo de aceleração”.

“Quem está a abandonar as escolas públicas são as classes altas e médias, fenómeno que está a provocar a guetização dos pobres e a agravar a prazo a fragmentação social. Típico de sociedades terceiro-mundistas, fenómeno que deve ser combatido”, referiu Gabriel Mithá Ribeiro.

Na resposta, o governante limitou-se a considerar fantasiosas as afirmações do deputado do CHEGA eleito pelo círculo de Leiria.

Sobre a reivindicação dos professores da necessidade de combate à burocracia, o Mithá Ribeiro solicitou ao Ministro da Educação que concretizasse as medidas que vai propor para a resolução do problema. Por seu turno, João Costa argumentou que é difícil identificar onde está verdadeiramente a burocracia e que o problema está bastante disperso.

Folha Nacional

Folha Nacional

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados