Presidente da República condecora Federação Portuguesa de Andebol

© Presidência da República

O Presidente da República condecorou hoje a Federação Portuguesa de Andebol com o título de membro honorário da Ordem do Mérito, durante uma receção à seleção de andebol em cadeira de rodas.

Numa cerimónia na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que tenciona, mais tarde, homenagear individualmente os elementos da seleção de andebol em cadeira de rodas, que em novembro do ano passado se sagrou campeã europeia e mundial.

0“Primeiro a instituição, depois as pessoas”, declarou o chefe de Estado, ju st                                    ificando a opção de primeiro condecorar a Federação Portuguesa de Andebol.

O Presidente da República considerou que sem o trabalho da federação e do seu “grande presidente”, Miguel Laranjeiro, os sucessos da seleção portuguesa de andebol em cadeira de rodas “não teriam sido possíveis”.

“O andebol deve muito à federação, e a esta liderança da federação, que realmente é empolgante, é entusiástica, e levou os portugueses a empolgarem-se”, elogiou.

“Mas é uma grande equipa, e que vocês fazem parte dessa equipa. Isto é de todos, eu entrego ao líder de todos”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, assegurando que haverá “um segundo encontro” para “homenagear especificamente” cada um dos elementos da seleção de andebol em cadeira de rodas.

Numa intervenção em que também se referiu à economia e à política, o chefe de Estado considerou que “o andebol português está a viver uma grande fase” e que Portugal começa a ser “uma potência no andebol”, apesar de não ser uma modalidade “praticada por milhares e milhares” de pessoas nem “muito apoiada no desporto escolar”.

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para defender que se deve “apostar mais no desporto escolar”.

Últimas de Desporto

O Presidente da República anunciou hoje que vai condecorar com a Ordem do Mérito os jogadores da seleção nacional de futebol de sub-17 que conquistaram o campeonato mundial, numa cerimónia marcada para 02 de janeiro.
Portugal conquistou hoje o título mundial de futebol de sub-17, pela primeira vez, ao vencer a Áustria, por 1-0, em Doha, na final do Campeonato do Mundo.
A seleção portuguesa de futebol assegurou hoje a nona presença num Campeonato do Mundo, ao golear por 9-1 a Arménia, na sexta e última jornada do Grupo F da qualificação europeia, no Estádio do Dragão, no Porto.
A Assembleia Geral (AG) do Benfica para discussão e votação do Relatório e Contas da temporada 2024/25 foi suspensa devido a incidentes no interior do pavilhão quando o antigo presidente e candidato às eleições Luís Filipe Vieira ia discursar.
Dupla portuguesa ficou em segundo lugar em Milão, naquela que foi a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de Canoagem que decorrem em Itália. João Ribeiro e Messias Baptista falharam ouro por meros 16 centésimos de segundo.
O tenista português Nuno Borges regressa a Nova Iorque para repetir a presença nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, um ‘major’ que considera “muito especial” e que começou a visitar como representante universitário no ‘kids day’.
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.
A seleção portuguesa de canoagem estreia-se hoje nos Mundiais de Milão com a responsabilidade de defender dois títulos alcançados em 2023, o de K1 1.000 metros e o de K2 500.
Os incidentes em espetáculos desportivos durante a época 2024/25 registaram uma redução global de 23% face à anterior, de acordo com os dados nacionais divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP).