Câmara de Coimbra quer controlo do acesso dos carros ao centro histórico

© D.R.

A Câmara de Coimbra avançou com uma candidatura para controlar automaticamente o acesso ao centro histórico apenas a veículos autorizados, afirmou hoje a vereadora com a pasta da mobilidade, Ana Bastos.

“Está em cima da mesa, integrada numa candidatura a financiamento por parte da Câmara de Coimbra, no âmbito dos ‘Bairros Digitais’, [um projeto] que prevê o controlo de acesso de forma automática com base em leitura de matrículas”, disse a vereadora, que falava aos jornalistas após uma visita à recente requalificação do Largo da Sé Velha, na Alta da cidade.

Segundo a responsável, caso a autarquia seja contemplada com financiamento, serão instalados pinos rebaixados em vários locais de toda a zona histórica (que já é de acesso limitado a veículos autorizados, nomeadamente moradores e comerciantes, mas sem qualquer tipo de controlo).

“A Câmara autentica as pessoas, faz-se uma lista de pessoas autorizadas, o sistema lê automaticamente a matrícula, reconhece e abre um pino rebaixável. Quem não está autorizado, não poderá entrar”, disse Ana Bastos, quando questionada pela agência Lusa.

A aplicação deste sistema no centro histórico, na Alta e Baixa de Coimbra, procura impedir a circulação de carros não autorizados em várias vias do centro histórico.

Sobre a intervenção no Largo da Sé Velha, que custou cerca de 700 mil euros, Ana Bastos realçou que a introdução de pinos fixos junto ao monumento permitiu retirar os carros do espaço público, numa zona onde o estacionamento abusivo era uma constante.

“Queremos as pessoas na rua. Já os carros, temos de os arrumar em sítios onde não perturbem”, vincou Ana Bastos.

Reconhecendo que os pinos dominam o desenho urbano e geram “algum ruído”, a vereadora admitiu que a autarquia está a estudar soluções alternativas, como a introdução de algum mobiliário urbano para não haver tantos pinos naquele local.

Questionada pela Lusa, a vereadora referiu que a Câmara de Coimbra pretende introduzir pinos noutros locais da cidade de forma a combater o estacionamento abusivo.

“Tomara nós não usarmos tantos pinos, mas, infelizmente, tem de ser, mesmo até em passeios. Sou contra os pinos, porque é uma perturbação à circulação pedonal, mas, por vezes, é a única solução”, asseverou.

Confrontado por jornalistas sobre se os pinos seriam impeditivos da realização da serenata na Sé Velha, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, também presente na visita, vincou que a solução não impede a realização daquele evento dos estudantes.

“Os pinos não são impeditivos”, vincou o edil, salientando, porém, que o Largo da Sé Nova é o local com mais segurança e dimensão para a realização da serenata.

Últimas do País

Um agente ficou ferido depois de ter sido atropelado por um condutor numa ação de fiscalização no Parque das Nações, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
O presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Pedro Sobral, morreu hoje, aos 51 anos, na sequência de um atropelamento na Avenida da Índia, Lisboa, onde circulava de bicicleta, confirmou o grupo Leya, em comunicado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje recebido com honras militares pelo homólogo eslovaco, Peter Pellegrini, em Bratislava, com quem esteve reunido cerca de meia hora antes de visitar os militares portugueses naquele país.
Um militar da GNR ficou com ferimentos ligeiros e recebeu tratamento hospitalar, na sexta-feira, após responder a uma denúncia de agressões com três envolvidos, dois deles já detidos, no concelho de Faro, disse fonte da corporação.
O Tribunal de Contas (TdC) fixou em 5.297,40 euros o valor da multa a aplicar à Câmara de Caminha por irregularidades ocorridas entre 2015 e 2020 em vários contratos públicos, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).
O TikTok conta atualmente com 3,6 milhões de utilizadores ativos em Portugal, afirma Enrico Bellini, responsável das relações governamentais da rede social para o Sul da Europa.
O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) vai realizar uma greve nacional a 15 de janeiro e convocou uma manifestação para junto da Assembleia da República, anunciou hoje o seu presidente, Ricardo Cunha.
Mais de 70% dos serviços de Finanças estão encerrados, no primeiro de dois dias de greve dos trabalhadores do Fisco, segundo os dados avançados pelo sindicato.
Trinta toneladas de moluscos foram apreendidas e 62 pessoas detidas entre 2021 e 2024 numa operação em Portugal, Espanha e França, com ligação ao tráfico de seres humanos, anunciaram hoje a Europol e GNR.
Três pessoas foram detidas na operação de hoje da PSP nos bairros do Alto da Cova da Moura e Zambujal, na Amadora, durante a qual foi aprendida roupa usada pelos suspeitos nos tumultos na Grande Lisboa em outubro.