Época balnear com “dispositivo completo” nas praias do litoral alentejano

© D.R

Um dispositivo composto por cerca de 50 nadadores-salvadores, alguns deles de nacionalidade estrangeira, vai garantir a vigilância das praias do litoral alentejano durante a época balnear que abriu, este fim de semana, apenas no concelho de Grândola.

“A época balnear arrancou no sábado nas praias do concelho de Grândola. Seguem-se Odemira, no dia 15, e os concelhos de Santiago do Cacém e Sines, no dia 17” deste mês, disse à agência Lusa o comandante da capitania do Porto de Sines, Luís Filipe Duarte.

De acordo com o responsável, este ano, a época balnear “vai abrir com o dispositivo completo” nas praias consideradas zonas balneares e, à semelhança do ano passado, vai contar com “cerca de 50 nadadores-salvadores”.

“A informação que tem sido passada pelos municípios é que os dispositivos legalmente previstos estão assegurados para a época balnear”, adiantou à Lusa.

Este ano, o dispositivo de nadadores-salvadores vai contar com alguns elementos oriundos da Argentina e do Brasil para vigiar as praias da costa alentejana.

“Os cursos que são feitos nesses países já têm uma pré-certificação em Portugal. De qualquer forma, eles fazem um exame de aptidão técnica para exercer a função”, explicou Luís Filipe Duarte.

Na costa alentejana, a vigilância será igualmente assegurada por elementos da “Polícia Marítima de Sines, da Estação Salva-Vidas de Sines e de Vila Nova de Milfontes, que é ativada durante a época balnear com pessoal em permanência, e dos militares da Marinha na vigilância motorizada e apeada”, especificou.

A vigilância abrange as praias sob jurisdição da capitania de Sines, entre Melides, no concelho de Grândola (Setúbal), e Carvalhal, em Odemira (Beja), e compreende um total de 92 quilómetros de costa.

Apesar do litoral alentejano ser “uma zona cada vez mais procurada” pelos turistas, o comandante da capitania de Sines garantiu que “o dispositivo que vai estar implementado é o adequado” e capaz de “dar resposta ao nível da afluência que se prevê maior do que no ano transato”.

Este ano, o dispositivo vai ser montado nas praias de Melides (Grândola), Fonte do Cortiço e Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Vasco da Gama, São Torpes, Vieirinha – Vale Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, no concelho de Sines, no distrito de Setúbal.

No concelho de Odemira (Beja), as praias Malhão Norte, Malhão Sul, Farol, Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte e Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos, Carvalhal e praia fluvial de Santa Clara vão contar com a vigilância dos nadadores-salvadores.

A época balnear encerra no dia 17 de setembro nos concelhos de Sines, Odemira e Santiago do Cacém e em 01 de outubro no concelho de Grândola.

Últimas do País

A GNR identificou, em nove dias, mais de 560 condutores, e desses deteve mais de 320, por conduzirem com excesso de álcool, no âmbito da sua operação de Natal e Ano Novo, foi hoje divulgado.
O presépio da Associação Cultural e Recreativa Os Palheiros, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, ficou sem iluminação durante a noite em consequência do furto das luzes e da respetiva extensão elétrica. Os dois furtos representam um prejuízo superior a 600 euros para a associação.
Duas pessoas foram realojadas no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na sequência de danos no telhado de uma habitação, devido ao mau tempo, nos Açores, que já provocou 11 ocorrências, adiantou a Proteção Civil.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentaram hoje tempos de espera de mais de 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O tempo médio de espera nas urgências hospitalares é hoje de quase três horas para doentes urgentes e de 49 minutos para casos muito urgentes, de acordo com informação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A PSP registou, em 24 horas, 106 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e 38 ligeiros, no âmbito da segunda fase da Operação Polícia Sempre Presente – Festas em Segurança, foi hoje divulgado.
A operação de Natal da PSP e GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro.
Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.