Época balnear com “dispositivo completo” nas praias do litoral alentejano

© D.R

Um dispositivo composto por cerca de 50 nadadores-salvadores, alguns deles de nacionalidade estrangeira, vai garantir a vigilância das praias do litoral alentejano durante a época balnear que abriu, este fim de semana, apenas no concelho de Grândola.

“A época balnear arrancou no sábado nas praias do concelho de Grândola. Seguem-se Odemira, no dia 15, e os concelhos de Santiago do Cacém e Sines, no dia 17” deste mês, disse à agência Lusa o comandante da capitania do Porto de Sines, Luís Filipe Duarte.

De acordo com o responsável, este ano, a época balnear “vai abrir com o dispositivo completo” nas praias consideradas zonas balneares e, à semelhança do ano passado, vai contar com “cerca de 50 nadadores-salvadores”.

“A informação que tem sido passada pelos municípios é que os dispositivos legalmente previstos estão assegurados para a época balnear”, adiantou à Lusa.

Este ano, o dispositivo de nadadores-salvadores vai contar com alguns elementos oriundos da Argentina e do Brasil para vigiar as praias da costa alentejana.

“Os cursos que são feitos nesses países já têm uma pré-certificação em Portugal. De qualquer forma, eles fazem um exame de aptidão técnica para exercer a função”, explicou Luís Filipe Duarte.

Na costa alentejana, a vigilância será igualmente assegurada por elementos da “Polícia Marítima de Sines, da Estação Salva-Vidas de Sines e de Vila Nova de Milfontes, que é ativada durante a época balnear com pessoal em permanência, e dos militares da Marinha na vigilância motorizada e apeada”, especificou.

A vigilância abrange as praias sob jurisdição da capitania de Sines, entre Melides, no concelho de Grândola (Setúbal), e Carvalhal, em Odemira (Beja), e compreende um total de 92 quilómetros de costa.

Apesar do litoral alentejano ser “uma zona cada vez mais procurada” pelos turistas, o comandante da capitania de Sines garantiu que “o dispositivo que vai estar implementado é o adequado” e capaz de “dar resposta ao nível da afluência que se prevê maior do que no ano transato”.

Este ano, o dispositivo vai ser montado nas praias de Melides (Grândola), Fonte do Cortiço e Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Vasco da Gama, São Torpes, Vieirinha – Vale Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, no concelho de Sines, no distrito de Setúbal.

No concelho de Odemira (Beja), as praias Malhão Norte, Malhão Sul, Farol, Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte e Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos, Carvalhal e praia fluvial de Santa Clara vão contar com a vigilância dos nadadores-salvadores.

A época balnear encerra no dia 17 de setembro nos concelhos de Sines, Odemira e Santiago do Cacém e em 01 de outubro no concelho de Grândola.

Últimas do País

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as madrugadas de terça-feira e de quinta-feira.
O supercomputador MareNostrum 5, instalado em Espanha e um dos mais potentes da Europa, terá maior capacidade de armazenamento e aplicações de inteligência artificial, num investimento de 129 milhões de euros com participação portuguesa, foi hoje divulgado.
Em Santarém, Rio Maior e Entroncamento, os estrangeiros já representam cerca de 20% da população e são hoje o principal motor do crescimento demográfico.
Cerca de 370 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas hoje em Portugal continental, até às 15:00, devido à passagem da depressão Joseph, afetando sobretudo Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, revelou a Proteção Civil.
A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.