26 Abril, 2024

Papa está “bem, desperto e consciente” e gracejou após a operação

© D.R.

O Papa Francisco encontra-se “bem, desperto e consciente” após a intervenção cirúrgica a uma hérnia abdominal a que foi hoje submetido no hospital Gemelli, em Roma, anunciou o cirurgião que o operou, Sergio Alfieri.

“A primeira coisa é que o Papa está bem, creio que essa é a notícia por que todos esperávamos. Está bem, desperto, consciente e já disse uma piada, há dez minutos”, disse o médico, que já o tinha operado há dois anos a um problema no cólon, numa conferência de imprensa inédita no pontificado de Francisco.

“A cirurgia de há dois anos foi por causa de uma patologia benigna – uma estenose diverticular é benigna -, a patologia a que ele foi operado hoje é benigna e não deixará vestígios”, explicou Sergio Alfieri.

Ao acordar e ver o cirurgião que liderou a equipa no bloco operatório, Francisco perguntou-lhe: “Então, quando é que fazemos a terceira?”, contou Alfieri.

Pouco antes, o Vaticano tinha anunciado a conclusão, ao fim de três horas e sem complicações, da cirurgia – uma laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal, com anestesia geral, realizada por via laparoscópica para reparar uma hérnia ulcerada que se formou sobre uma antiga cicatriz abdominal e que ameaçava causar obstrução intestinal.

“A intervenção terminou: decorreu sem complicações e durou três horas”, indicou o serviço de imprensa do Vaticano num breve comunicado, depois de ter sido divulgado que Jorge Bergoglio, de 86 anos, tinha sido transferido para o seu apartamento no 10.º piso do hospital romano.

Entretanto, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, indicou que o Papa já agradeceu a todos quantos lhe desejaram uma rápida recuperação após a cirurgia.

“O Papa Francisco está alerta e consciente e agradece as muitas mensagens de proximidade e oração que lhe foram dirigidas desde o início”, disse Bruni, diretor do gabinete de imprensa do Vaticano.

Quanto à duração do internamento, o médico indicou: “A estada no hospital será de entre cinco e sete dias; ele tem 86 anos e já foi submetido a quatro operações. Deem-nos alguns dias”.

“Ele será acompanhado pelo seu assistente durante estes dias, não é uma situação de emergência”, acrescentou Alfieri.

Antevendo que o Papa ficaria alguns dias internado após a cirurgia, a Prefeitura da Casa Pontifícia anunciou, antes da cirurgia, o cancelamento das suas “audiências especiais e gerais até 18 de junho, por razões de saúde”.

O Papa Francisco estará em Portugal entre 02 e 06 de agosto para presidir à Jornada Mundial da Juventude.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados