JMJ: Bispos reúnem-se em Fátima para debater desafios pós-Jornada

©Facebook\JMJ

Os bispos católicos portugueses reúnem-se, em 19 e 20 de junho, em Fátima, para refletirem sobre os desafios pastorais pós-Jornada Mundial da Juventude que se colocam às dioceses e à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), foi hoje anunciado.

Estas jornadas Pastorais do Episcopado Português realizam-se a pouco mais de um mês para o início da JMJ Lisboa 2023, a realizar entre 01 e 06 de agosto, com a presença do Papa Francisco, contando com a participação da direção de Pastoral da Jornada Mundial da Juventude e da direção do Comité Organizador Local.

Também os Comités Organizadores Diocesanos (COD) serão chamados a abordar os desafios locais que se perspetivam para o pós-JMJ.

A CEP informou, também, que na próxima quarta-feira, 21 de junho, se realiza a sua 207.ª Assembleia Plenária, de caráter extraordinário, que homologará a constituição das Comissões Episcopais, após a eleição dos seus presidentes na Assembleia Plenária de abril, iniciando-se assim, formalmente, as suas funções.

Naquela reunião magna do episcopado português, o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, foi reeleito para um segundo mandato à frente da Conferência Episcopal.

Na ordem de trabalhos de quarta-feira, segundo a CEP, vai estar também o processo sinodal em curso, nomeadamente, a primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodos dos Bispos “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, que se realiza de que 04 a 29 de outubro, no Vaticano.

Um encontro dos bispos com alguns membros do Dicastério da Doutrina da Fé, no âmbito “do caminho que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer, no sentido de prevenir e implementar uma cultura de cuidado e proteção dos menores e adultos vulneráveis nos seus ambientes”, vai ser abordado também nesta Assembleia Plenária, cujas conclusões serão objeto de comunicado, não estando prevista qualquer conferência de imprensa.

Últimas do País

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, estimou hoje que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais, quer devido a situações sociais, quer a falta de camas nos cuidados continuados.
O quinto dia de greve dos guardas prisionais, convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP), está a ter uma adesão que ronda os 80%, adiantou hoje a estrutura representativa.
Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.
Dois agentes da PSP acabaram no hospital após serem atacados durante uma ocorrência num supermercado. Agressores fugiram e estão a monte.
Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.