Oito detidos e 1.000 quilos de cocaína apreendida em veleiro que naufragou

©D.R.

Oito pessoas foram detidas, entre elas dois tripulantes de um veleiro detetado a norte dos Açores com 1.000 quilos de cocaína e que acabou por naufragar, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a PJ explica que os tripulantes da embarcação de recreio intercetada em alto mar, que fazia a travessia do oceano atlântico entre a América do Sul e a Europa, acabaram por ficar em prisão preventiva.

Na nota, a PJ adianta que o veleiro de 14 metros, intercetado pelos fuzileiros do Destacamento de Ações Especiais da Marinha durante a denominada Operação Cristal, acabou por afundar, já depois de os tripulantes e a dropa terem sido transferidos para um navio da Marinha.

A PJ precisa que esta operação de combate ao tráfico de droga foi desencadeada “nos últimos dias” através do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Portimão e da Diretoria do Sul, com o apoio do DIC dos Açores, da Marinha e da Força Aérea.

Além da detenção dos tripulantes do veleiro, foram feitas buscas domiciliárias em diversos lugares do território nacional, tendo sido detidos seis suspeitos.

Foi igualmente apreendida uma embarcação de recreio – iate a motor -, três viaturas, diverso equipamento sofisticado de comunicações, documentação relevante para a investigação, uma “significativa quantidade em numerário”, várias ‘wallets’ de criptomoeda, joalharia e relojoaria “de elevado valor”.

Segundo a PJ, esta intervenção resultou de uma investigação que decorreu nos últimos anos e que visou desmantelar uma organização criminosa de cariz internacional, com atuação transcontinental, dedicada à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu e que utilizava Portugal como plataforma.

Face à natureza e relevância da situação, foi criada uma equipa de investigação conjunta, entre a Polícia Judiciária e a Brigada de Investigação do Crime Organizado do Corpo Nacional de Polícia, ao abrigo do Eurojust, no contexto da cooperação judiciária e policial, com as autoridades Reino de Espanha e Europol.

Esta equipa conjunta contou também com a colaboração do Maritime Analisys and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N).

Os suspeitos, de diversas nacionalidades, nomeadamente, europeias e sul-americanas, têm antecedentes policiais e judiciais por crimes de tráfico de estupefacientes, branqueamento e associação criminosa.

Os tripulantes do veleiro já foram presentes às autoridades judiciárias em Ponta Delgada e ficaram em prisão preventiva. Os restantes seis detidos ainda vão ser presentes às autoridades competentes no Tribunal de Évora, para aplicação das medidas de coação.

O inquérito é titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Évora.

Últimas do País

Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.