7 Dezembro, 2023

Giorgia Meloni pede empenhamento da UE contra tráfico de migrantes

©facebook.com/giorgiameloni

A primeira-ministra italiana disse hoje no Parlamento de Roma que a cimeira europeia, de quinta e sexta-feira, deve empenhar-se em “acabar com o tráfico de migrantes” no Mediterrâneo, causador de tragédias como o recente naufrágio na Grécia.

Referindo que as migrações serão o tema central do Conselho Europeu, que se realizará em Bruxelas, Georgia Meloni adiantou que para a Itália não é útil alimentar controvérsia no âmbito do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

“O interesse da Itália é participar nas negociações sobre a governação europeia, onde discutimos globalmente o respeito pelo nosso interesse nacional”, disse.

A primeira-ministra disse também associar-se às condolências manifestadas pela recente tragédia ao largo da Grécia, referindo-se ao naufrágio ocorrido em 14 de junho que provocou 82 mortos confirmados e centenas de desaparecidos.

No mesmo dia deste naufrágio, os líderes da União Europeia (UE) anunciaram a discussão do tema das migrações na cimeira europeia.

O naufrágio sucedeu dias antes de os Estados-membros da UE terem aprovado, por maioria, um acordo para reformar as regras de asilo, numa reunião no Luxemburgo entre os ministros dos 27 com a pasta das Migrações.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados