JMJ: Cerca de 300 mil peregrinos com inscrição finalizada a um mês do evento

©Facebook\JMJ

Cerca de 300 mil peregrinos já finalizaram a sua inscrição na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a um mês do início do evento, e Portugal é o quarto país com maior número de inscritos.

O balanço foi feito hoje pela Fundação JMJ, em comunicado, quando falta praticamente um mês para o início do evento, que se realiza em Lisboa, entre 01 e 06 de agosto.

Até ao final do dia de quinta-feira, 313 mil peregrinos, provenientes de 151 países, já tinham finalizado a sua inscrição para a Jornada, sendo que cinco países representam mais de metade dos jovens: Espanha (58.531), Itália (53.803), França (41.055), Portugal (32.771) e Estados Unidos (14.435).

De acordo com os dados atualizados pela Fundação JMJ, a esmagadora maioria dos peregrinos (90%) pediu apoio alimentar, estando já contratualizado o fornecimento de quase três milhões de refeições.

Quanto ao alojamento, cerca de 200 mil peregrinos inscreveram-se com essa opção e entre as três dioceses de acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal) estão já identificados mais de 470 mil lugares de pernoita, havendo ainda 7.138 famílias para acolher jovens.

Além dos peregrinos, a JMJ contará com o apoio de milhares de voluntários e entre os 32.717 jovens que iniciaram processo de inscrição, 22.282 são oriundos de 143 países, têm já a inscrição completa.

Há também 500 voluntários que estarão exclusivamente dedicados à área da saúde, entre médicos, enfermeiros e finalistas de licenciatura que vão assegurar a prestação de primeiros socorros.

Da parte dos representantes da Igreja Católica, está confirmada a presença de 737 bispos inscritos, 29 dos quais cardeais. À semelhança dos peregrinos, a maioria é proveniente de Itália (113), Espanha (77), França (75), Estados Unidos (76) e Portugal (45).

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto.

Segundo a Fundação JMJ, além dos eventos centrais, estão igualmente previstas outras iniciativas e o Festival da Juventude contará com 480 eventos a decorrer em 100 locais diferentes dos concelhos de Lisboa, Cascais, Oeiras e Loures.

Ainda sem programa anunciado, o festival será marcado por iniciativas como projeção de filmes, peças de teatro, exposições, eventos religiosos, conferências e torneios desportivos.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

Últimas do País

O corpo de um homem foi resgatado do interior da viatura encontrada submersa numa linha de água no concelho de Serpa, revelaram as autoridades, tendo a Proteção Civil referido que não estava mais ninguém no veículo.
As autoridades nacionais não indicam o número de feridos das tempestades que afetaram o país na última semana, com o Ministério da Saúde a remeter para a Direção Executiva do SNS, que não disponibilizou ainda os dados.
O número de utentes sem médico de família subiu para 1.563.710 no final de dezembro, segundo o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde, que mostra também um aumento no número de inscritos nos Cuidados de Saúde Primários.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 3.326 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Nove pessoas foram detidas por branqueamento, burla e extorsão, numa operação para desmantelar uma organização que angariava pessoas que cediam as contas bancárias para fraudes a empresas, esquema que resultou num prejuízo superior a 250 mil euros.
Um total de 93 mil clientes das redes eletrónicas continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pela depressão Kristin, que afetou Portugal continental há uma semana, na rede de distribuição, informou hoje a empresa.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu hoje recomendações de segurança após os danos causados ​​pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparos de edifícios.
Uma bomba ficou hoje ferida após ser atropelada quando se dirigiu para o quartel da corporação de Monte Redondo, no concelho de Leiria, por um condutor que se colocou em fuga, afirmaram fontes da Proteção Civil e da GNR.
O número de doentes tratados por doença oncológica aumentou 67% em cinco anos, mas um em cada quatro ainda foram operados acima do tempo máximo de resposta em 2024, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Proteção civil registou 121 ocorrências, entre as 00h00 e as 07h00 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.