JMJ: Cerca de 300 mil peregrinos com inscrição finalizada a um mês do evento

©Facebook\JMJ

Cerca de 300 mil peregrinos já finalizaram a sua inscrição na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a um mês do início do evento, e Portugal é o quarto país com maior número de inscritos.

O balanço foi feito hoje pela Fundação JMJ, em comunicado, quando falta praticamente um mês para o início do evento, que se realiza em Lisboa, entre 01 e 06 de agosto.

Até ao final do dia de quinta-feira, 313 mil peregrinos, provenientes de 151 países, já tinham finalizado a sua inscrição para a Jornada, sendo que cinco países representam mais de metade dos jovens: Espanha (58.531), Itália (53.803), França (41.055), Portugal (32.771) e Estados Unidos (14.435).

De acordo com os dados atualizados pela Fundação JMJ, a esmagadora maioria dos peregrinos (90%) pediu apoio alimentar, estando já contratualizado o fornecimento de quase três milhões de refeições.

Quanto ao alojamento, cerca de 200 mil peregrinos inscreveram-se com essa opção e entre as três dioceses de acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal) estão já identificados mais de 470 mil lugares de pernoita, havendo ainda 7.138 famílias para acolher jovens.

Além dos peregrinos, a JMJ contará com o apoio de milhares de voluntários e entre os 32.717 jovens que iniciaram processo de inscrição, 22.282 são oriundos de 143 países, têm já a inscrição completa.

Há também 500 voluntários que estarão exclusivamente dedicados à área da saúde, entre médicos, enfermeiros e finalistas de licenciatura que vão assegurar a prestação de primeiros socorros.

Da parte dos representantes da Igreja Católica, está confirmada a presença de 737 bispos inscritos, 29 dos quais cardeais. À semelhança dos peregrinos, a maioria é proveniente de Itália (113), Espanha (77), França (75), Estados Unidos (76) e Portugal (45).

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto.

Segundo a Fundação JMJ, além dos eventos centrais, estão igualmente previstas outras iniciativas e o Festival da Juventude contará com 480 eventos a decorrer em 100 locais diferentes dos concelhos de Lisboa, Cascais, Oeiras e Loures.

Ainda sem programa anunciado, o festival será marcado por iniciativas como projeção de filmes, peças de teatro, exposições, eventos religiosos, conferências e torneios desportivos.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

Últimas do País

Hoje estiveram reunidos o conselho geral da Associação Nacional das Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), que aprovaram um caderno reivindicativo e pediram ao Governo uma resposta até ao final do mês.
Mais de 200 guardas prisionais concentrados hoje em Vale de Judeus pediram à ministra da Justiça que os ouça e separe a segurança e a reinserção social para que o sistema prisional português possa funcionar.
Meia centena de guardas prisionais estão desde as 11:00 concentrados em frente ao Estabelecimento Prisional de Vale Judeus numa ação de solidariedade em que são esperados cerca de 300 profissionais.
O incêndio que afetou o concelho de Albergaria-a-Velha em setembro causou um prejuízo de 30 milhões de euros, sem contabilizar o valor económico da área florestal ardida, segundo o levantamento feito por aquela autarquia do distrito de Aveiro.
Um dos evadidos há um mês do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio 'Cigano', foi detido no domingo à noite em Tânger, Marrocos, anunciou hoje a Polícia Judiciária portuguesa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 46 ocorrências devido à chuva, sem vítimas, a maioria inundações na via pública.
A greve que trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) estão a cumprir esta segunda-feira está a fazer com que os autocarros "circulem às pinguinhas" e a "condicionar a vida" a quem utiliza aquele meio de transporte.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) concedeu mais 20 dias aos procuradores do caso EDP/CMEC para concluírem o inquérito aberto há 12 anos pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, depois de ultrapassado o prazo de 30 de setembro.
Estudantes e responsáveis das instituições de ensino superior entendem que as residências estudantis poderiam ser um fator importante na integração dos novos alunos, mas o número de camas disponíveis não chega sequer para os mais carenciados.
A circulação ferroviária está suspensa entre o Peso da Régua e o Pocinho, na Linha do Douro, devido ao descarrilamento de um ‘boggie’, um dos rodados do comboio, disse fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).