Consolata Museu exibe olhar diferenciador de 21 fotógrafos sobre Fátima

© Facebook.com/mase.fatima

Vinte e um fotógrafos que registaram peregrinações a Fátima mostram um olhar diferenciador na exposição “Iter fidei (caminhos da fé)”, que o Consolata Museu, em Fátima, no distrito de Santarém, recebe a partir de dia 15, anunciou um dos curadores.

A coletiva tem curadoria dos repórteres fotográficos Luís Filipe Coito e Rui Miguel Pedrosa, e é composta por uma seleção de 36 imagens de grande formato e 30 fotografias mais pequenas, agrupadas em três séries.

Segundo a sinopse, “Iter fidei (caminhos da fé)” não apenas celebra a beleza estética e o poder das imagens, através dos registos de “momentos de devoção fervorosa, expressões de esperança inabalável e rituais que transcendem o tempo”, mas também pretende incentivar a “reflexão profunda sobre o papel da religião nas vidas e sociedades”.

Em foco vão estar imagens desde 1974 até à atualidade, explicou à agência Lusa Rui Miguel Pedrosa, detalhando que aos fotojornalistas convidados foi pedido um olhar diferenciador, que, por vezes, se revela em detalhes entre a multidão.

“Nós vemos esses momentos de culto, de introspeção, entre todos aqueles milhares de pessoas que por lá passam”, explicou o repórter e curador da exposição, que faz a cobertura dos acontecimentos em Fátima desde 2009 para jornais como o Correio da Manhã, Global Imagens/JN, Observador e também agência Lusa.

Uma das dificuldades foi definir quem convidar: “O dilema foi que fotógrafos escolher”, recordou, tal a quantidade e qualidade do que foi fotografado nas últimas décadas.

“Não é só o Santuário de Fátima, tem um bocadinho de tudo, desde quando a imagem de Nossa Senhora andou pelas freguesias em Portugal, a algumas fotografias que foram feitas também de momentos de peregrinação”, antecipou Rui Miguel Pedrosa.

Integram a lista de participantes Alfredo Cunha, Ana Brígida, António Pedro Ferreira, Daniel Rocha, Diana Tinoco, Enric Vives-Rubio, Filipe Amorim, João Porfírio, Joaquim Dâmaso, José Carlos Carvalho, José Sena Goulão, Leonel de Castro, Nuno André Ferreira, Nuno Ferreira Santos, Paulo Novais, Paulo Pimenta, Rodrigo Cabrita, Rui Caria, Rui Duarte Silva e os curadores Luís Filipe Coito e Rui Miguel Pedrosa.

No Consolata Museu, uma das séries a exibir reflete um trabalho de vários anos de Paulo Pimenta, do jornal Público, sobre peregrinações. Outro microprojeto de “Iter fidei” é do próprio Rui Miguel Pedrosa, que mostra pela primeira vez uma coleção de fotografias de tatuagens de cariz religioso.

“Gosto de ir a Fátima, porque gosto mesmo de fotografar aqueles momentos e do desafio de procurar também coisas diferentes”, contou o fotógrafo que, mesmo a título pessoal, acompanha frequentemente o que acontece nas peregrinações.

“Costumo dizer, na brincadeira, que gosto de ir a Fátima fotografar porque se algum dia houver lá alguma aparição, eu quero lá estar para fotografar”.

“Iter fidei (caminhos da fé)” pode ser visitada no Consolata Museu, em Fátima, de 15 de julho a 21 de outubro.

Últimas de Cultura

Os portugueses MAQUINA., Marta Pereira da Costa, Raquel Martins e Travo atuam esta semana no festival Eurosonic, que começa na quarta-feira em Groningen, nos Países Baixos.
A Câmara do Funchal anunciou, na segunda-feira, que vai candidatar a calçada madeirense ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, considerando essencial preservar os saberes e técnicas associados ao ofício, que utiliza pedras recolhidas nas praias e ribeiras da região.
Várias personalidades da cultura estão entre os primeiros subscritores de uma petição pública que pede "a continuidade" do projeto de reconversão da antiga Manutenção Militar em Lisboa, entregue ao anterior Governo.
Um documentário sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, um dos nomes destacados da dança independente em Portugal, vai ter antestreia na sexta-feira, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.
O programa evocativo dos 700 anos da morte do rei Dinis abriu, na terça-feira, no Mosteiro de Odivelas, com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca, anunciou o instituto Património Cultural.
A exposição "Camões 500" vai ser inaugurada na quinta-feira, às 16h00, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), convidando o público a explorar diferentes facetas da vida e da obra do poeta, foi hoje anunciado.
O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.
A atriz portuguesa Kika Magalhães, que trabalha em Hollywood, tem grandes planos para o Museo del Automóvil y la Moda, um espaço com carros antigos e peças de moda vintage que foi instalado em Málaga após tentativas falhadas em Portugal.
Mais de uma dezena de filmes portugueses e coproduções nacionais, em competição e fora dela, vão ser mostrados a partir de 30 de janeiro no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, revelou a organização.
A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).